Enhancing interethnic tolerance in masters of education in Ukrainian multiethnic primary school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bartosh, Olena
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Atroshchenko, Tetiana, Kozubovska , Iryna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9262
Resumo: A tolerância interétnica é uma parte determinante da competência profissional do Mestrado em Educação (Ensino Primário) na Ucrânia. É vista tanto como uma ordem social para o sistema educacional moderno, como uma qualidade pessoal-profissional formada com base na cosmovisão humanística, permitindo o desempenho das funções profissionais de forma eficaz. O objetivo do artigo é introduzir a educação de Mestres em Educação no contexto da formação da tolerância interétnica para desempenhar funções profissionais no ambiente educacional multiétnico da escola primária. O artigo examina a experiência de 199 Mestres em Educação (Ensino Fundamental) que se formaram com a estratégia de aprendizagem para melhorar o nível de tolerância interétnica formada. Usamos uma combinação de métodos de pesquisa: análise de documentos normativos e currículos, observação do desempenho dos alunos, questionário, teste, experimento pedagógico, análise quantitativa e qualitativa de dados experimentais. Para melhorar o nível de tolerância interétnica formado, desenvolvemos e introduzimos um suporte metódico para a organização eficaz do extra / currículo, do trabalho independente e da prática pedagógica. O procedimento de aprendizagem desenvolvido, implementado no grupo experimental, deu resultados positivos na formação da tolerância interétnica pelos componentes valor motivacional, cognitivo, atividade-comportamental e reflexivo-criativo. O número de alunos do grupo experimental com alto nível de tolerância interétnica formado aumentou 23,48%; com nível suficiente − aumentou 14,54%; com nível médio e nível baixo − diminuíram 16,07% e 21,94%, respectivamente. Os resultados da pesquisa são relevantes para outros programas educacionais.
id UESB-7_92e0a31ad0f3d5c87ad3a948eb4ffd3e
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/9262
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Enhancing interethnic tolerance in masters of education in Ukrainian multiethnic primary schoolAumentando a tolerância interétnica em mestres da educação na escola primária multiétnica da UcrâniaMejora de la tolerancia interétnica en máster de educación en la escuela primaria multiétnica de UcraniaAmbiente educacional multiétnico da escola primária;Currículo;Mestres em Educação.Entorno educativo multiétnico de la escuela primaria;Maestría en Educación;Plan de estudios.Curriculum;Masters of Education;Multiethnic educational environment of primary school.A tolerância interétnica é uma parte determinante da competência profissional do Mestrado em Educação (Ensino Primário) na Ucrânia. É vista tanto como uma ordem social para o sistema educacional moderno, como uma qualidade pessoal-profissional formada com base na cosmovisão humanística, permitindo o desempenho das funções profissionais de forma eficaz. O objetivo do artigo é introduzir a educação de Mestres em Educação no contexto da formação da tolerância interétnica para desempenhar funções profissionais no ambiente educacional multiétnico da escola primária. O artigo examina a experiência de 199 Mestres em Educação (Ensino Fundamental) que se formaram com a estratégia de aprendizagem para melhorar o nível de tolerância interétnica formada. Usamos uma combinação de métodos de pesquisa: análise de documentos normativos e currículos, observação do desempenho dos alunos, questionário, teste, experimento pedagógico, análise quantitativa e qualitativa de dados experimentais. Para melhorar o nível de tolerância interétnica formado, desenvolvemos e introduzimos um suporte metódico para a organização eficaz do extra / currículo, do trabalho independente e da prática pedagógica. O procedimento de aprendizagem desenvolvido, implementado no grupo experimental, deu resultados positivos na formação da tolerância interétnica pelos componentes valor motivacional, cognitivo, atividade-comportamental e reflexivo-criativo. O número de alunos do grupo experimental com alto nível de tolerância interétnica formado aumentou 23,48%; com nível suficiente − aumentou 14,54%; com nível médio e nível baixo − diminuíram 16,07% e 21,94%, respectivamente. Os resultados da pesquisa são relevantes para outros programas educacionais.La tolerancia interétnica es una parte determinante de la competencia profesional de los Maestros en Educación (Enseñanza Primaria) en Ucrania. Se ve tanto como un orden social para el sistema educativo moderno, como una cualidad personal-profesional formada sobre la base de la cosmovisión humanista, que permite desempeñar eficazmente los deberes profesionales. El objetivo del documento es introducir la educación de los Maestros en Educación en el contexto de la formación de tolerancia interétnica para desempeñar deberes profesionales en el entorno educativo multiétnico de la escuela primaria. El artículo examina la experiencia de 199 Maestros en Educación (Enseñanza Primaria) que se graduaron con la estrategia de aprendizaje para mejorar el nivel de tolerancia interétnica formado. Utilizamos una combinación de métodos de investigación: análisis de documentos normativos y planes de estudio, observación del desempeño de los estudiantes, cuestionario, pruebas, experimento pedagógico, análisis cuantitativo y cualitativo de datos experimentales. Para mejorar el nivel de tolerancia interétnico formado, desarrollamos e introdujimos un apoyo metódico para la organización efectiva de actividades extracurriculares, trabajo independiente y práctica pedagógica. El procedimiento de aprendizaje desarrollado, implementado en el grupo experimental, arrojó resultados positivos en la formación de tolerancia interétnica por componentes de valor motivacional, cognitivo, actividad-comportamiento y reflexivo-creativo. El número de alumnos del grupo experimental con alto nivel de tolerancia interétnica formado aumentó en un 23,48%; con nivel suficiente − aumentado en un 14,54%; con nivel medio y bajo − disminuyó un 16,07% y un 21,94%, respectivamente. Los resultados de la investigación son relevantes para otros programas educativos.Interethnic tolerance is a determining part of professional competence of Masters of Education (Primary Teaching) in Ukraine. It is seen both as a social order for the modern education system, as a personal-professional quality formed on the basis of humanistic worldview, allowing to perform professional duties effectively. The paper’s aim is to introduce education of Masters of Education into the context of interethnic tolerance formation to perform professional duties in the multiethnic educational environment of primary school. The paper examines the experience of 199 Masters of Education (Primary Teaching) who graduated with the learning strategy to improve the level of interethnic tolerance formed. We used a combination of research methods: analysis of normative documents and curricula, observation of students’ performance, questionnaire, testing, pedagogical experiment, quantitative and qualitative analysis of experimental data. To improve the level of interethnic tolerance formed we developed and introduced methodical support for the effective organisation of extra / curriculum, independent work and pedagogical practice. The developed learning procedure, implemented in the experimental group, gave positive results in the formation of interethnic tolerance by motivational-value, cognitive, activity-behavioural, and reflexive-creative components. The number of students in the experimental group with high level of interethnic tolerance formed increased by 23.48%; with sufficient level − increased by 14.54%; with average and low level − decreased by 16.07% and 21.94%, respectively. The research findings are relevant for other educational programs.Edições UESB2022-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/926210.22481/praxisedu.v18i49.9262Práxis Educacional; v. 18 n. 49 (2022): Publicação contínua; e9262Práxis Educacional; Vol. 18 Núm. 49 (2022): Publicação contínua; e9262Práxis Educacional; Vol. 18 No. 49 (2022): Publicação contínua; e92622178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBenghttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9262/6616Copyright (c) 2022 Práxis Educacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBartosh, OlenaAtroshchenko, TetianaKozubovska , Iryna2022-04-18T14:35:04Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/9262Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2022-04-18T14:35:04Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Enhancing interethnic tolerance in masters of education in Ukrainian multiethnic primary school
Aumentando a tolerância interétnica em mestres da educação na escola primária multiétnica da Ucrânia
Mejora de la tolerancia interétnica en máster de educación en la escuela primaria multiétnica de Ucrania
title Enhancing interethnic tolerance in masters of education in Ukrainian multiethnic primary school
spellingShingle Enhancing interethnic tolerance in masters of education in Ukrainian multiethnic primary school
Bartosh, Olena
Ambiente educacional multiétnico da escola primária;
Currículo;
Mestres em Educação.
Entorno educativo multiétnico de la escuela primaria;
Maestría en Educación;
Plan de estudios.
Curriculum;
Masters of Education;
Multiethnic educational environment of primary school.
title_short Enhancing interethnic tolerance in masters of education in Ukrainian multiethnic primary school
title_full Enhancing interethnic tolerance in masters of education in Ukrainian multiethnic primary school
title_fullStr Enhancing interethnic tolerance in masters of education in Ukrainian multiethnic primary school
title_full_unstemmed Enhancing interethnic tolerance in masters of education in Ukrainian multiethnic primary school
title_sort Enhancing interethnic tolerance in masters of education in Ukrainian multiethnic primary school
author Bartosh, Olena
author_facet Bartosh, Olena
Atroshchenko, Tetiana
Kozubovska , Iryna
author_role author
author2 Atroshchenko, Tetiana
Kozubovska , Iryna
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bartosh, Olena
Atroshchenko, Tetiana
Kozubovska , Iryna
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente educacional multiétnico da escola primária;
Currículo;
Mestres em Educação.
Entorno educativo multiétnico de la escuela primaria;
Maestría en Educación;
Plan de estudios.
Curriculum;
Masters of Education;
Multiethnic educational environment of primary school.
topic Ambiente educacional multiétnico da escola primária;
Currículo;
Mestres em Educação.
Entorno educativo multiétnico de la escuela primaria;
Maestría en Educación;
Plan de estudios.
Curriculum;
Masters of Education;
Multiethnic educational environment of primary school.
description A tolerância interétnica é uma parte determinante da competência profissional do Mestrado em Educação (Ensino Primário) na Ucrânia. É vista tanto como uma ordem social para o sistema educacional moderno, como uma qualidade pessoal-profissional formada com base na cosmovisão humanística, permitindo o desempenho das funções profissionais de forma eficaz. O objetivo do artigo é introduzir a educação de Mestres em Educação no contexto da formação da tolerância interétnica para desempenhar funções profissionais no ambiente educacional multiétnico da escola primária. O artigo examina a experiência de 199 Mestres em Educação (Ensino Fundamental) que se formaram com a estratégia de aprendizagem para melhorar o nível de tolerância interétnica formada. Usamos uma combinação de métodos de pesquisa: análise de documentos normativos e currículos, observação do desempenho dos alunos, questionário, teste, experimento pedagógico, análise quantitativa e qualitativa de dados experimentais. Para melhorar o nível de tolerância interétnica formado, desenvolvemos e introduzimos um suporte metódico para a organização eficaz do extra / currículo, do trabalho independente e da prática pedagógica. O procedimento de aprendizagem desenvolvido, implementado no grupo experimental, deu resultados positivos na formação da tolerância interétnica pelos componentes valor motivacional, cognitivo, atividade-comportamental e reflexivo-criativo. O número de alunos do grupo experimental com alto nível de tolerância interétnica formado aumentou 23,48%; com nível suficiente − aumentou 14,54%; com nível médio e nível baixo − diminuíram 16,07% e 21,94%, respectivamente. Os resultados da pesquisa são relevantes para outros programas educacionais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9262
10.22481/praxisedu.v18i49.9262
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9262
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v18i49.9262
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9262/6616
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 18 n. 49 (2022): Publicação contínua; e9262
Práxis Educacional; Vol. 18 Núm. 49 (2022): Publicação contínua; e9262
Práxis Educacional; Vol. 18 No. 49 (2022): Publicação contínua; e9262
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068820457717760