UMA ANÁLISE DAS MARCAS DO PODER DISCIPLINAR NO COTIDIANO ESCOLAR DAS JUVENTUDES DO IFS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Ana Paula Leite
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cruz, Maria Helena Santana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
DOI: 10.22481/praxis.v14i28.3464
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/3464
Resumo: O estudo analisou as marcas do poder disciplinar no cotidiano escolar das juventudes, evidenciando os investimentos na construção de corpos “dóceis” no contexto do IFS. Enfatizamos os fundamentos teóricos do poder disciplinar e seus investimentos na construção de corpos “dóceis”; e, problematizamos os regramentos escolares e o sistema disciplinar do IFS, trazendo à tona dados da análise documental do Regulamento da Organização Didática do IFS, e, da realidade socioeconômica dos/as estudantes, a fim de problematizarmos o controle e a regulação disciplinar. Caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa e o materialismo histórico dialético enquanto método perpassou o estudo. Identificamos que a escola investe na produção de sujeitos homogêneos e de corpos “dóceis”, e, em razão disso não acolhe e pune por meio do poder disciplinar aqueles/as que apresentam corporalidades e identidades que contrariam a lógica homogeneizante e a lógica imposta de docilidade-utilidade.
id UESB-7_9823d77b3cd01bde92a2d81389198a27
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/3464
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
spelling UMA ANÁLISE DAS MARCAS DO PODER DISCIPLINAR NO COTIDIANO ESCOLAR DAS JUVENTUDES DO IFSCotidiano escolar.Poder disciplinar.Corpos “dóceis”.O estudo analisou as marcas do poder disciplinar no cotidiano escolar das juventudes, evidenciando os investimentos na construção de corpos “dóceis” no contexto do IFS. Enfatizamos os fundamentos teóricos do poder disciplinar e seus investimentos na construção de corpos “dóceis”; e, problematizamos os regramentos escolares e o sistema disciplinar do IFS, trazendo à tona dados da análise documental do Regulamento da Organização Didática do IFS, e, da realidade socioeconômica dos/as estudantes, a fim de problematizarmos o controle e a regulação disciplinar. Caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa e o materialismo histórico dialético enquanto método perpassou o estudo. Identificamos que a escola investe na produção de sujeitos homogêneos e de corpos “dóceis”, e, em razão disso não acolhe e pune por meio do poder disciplinar aqueles/as que apresentam corporalidades e identidades que contrariam a lógica homogeneizante e a lógica imposta de docilidade-utilidade.Edições UESB2018-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/346410.22481/praxis.v14i28.3464Práxis Educacional; v. 14 n. 28 (2018): ABR/JUN. DOSSIÊ TEMÁTICO: Políticas de Formação Docente e seus Desafios na América Latina; p.173-196.Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 28 (2018): ABR/JUN. DOSSIÊ TEMÁTICO: Políticas de Formação Docente e seus Desafios na América Latina; p.173-196.Práxis Educacional; Vol. 14 No. 28 (2018): ABR/JUN. DOSSIÊ TEMÁTICO: Políticas de Formação Docente e seus Desafios na América Latina; p.173-196.2178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/3464/2874Nascimento, Ana Paula LeiteCruz, Maria Helena Santanainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:15:07Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/3464Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:15:07Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA ANÁLISE DAS MARCAS DO PODER DISCIPLINAR NO COTIDIANO ESCOLAR DAS JUVENTUDES DO IFS
title UMA ANÁLISE DAS MARCAS DO PODER DISCIPLINAR NO COTIDIANO ESCOLAR DAS JUVENTUDES DO IFS
spellingShingle UMA ANÁLISE DAS MARCAS DO PODER DISCIPLINAR NO COTIDIANO ESCOLAR DAS JUVENTUDES DO IFS
UMA ANÁLISE DAS MARCAS DO PODER DISCIPLINAR NO COTIDIANO ESCOLAR DAS JUVENTUDES DO IFS
Nascimento, Ana Paula Leite
Cotidiano escolar.
Poder disciplinar.
Corpos “dóceis”.
Nascimento, Ana Paula Leite
Cotidiano escolar.
Poder disciplinar.
Corpos “dóceis”.
title_short UMA ANÁLISE DAS MARCAS DO PODER DISCIPLINAR NO COTIDIANO ESCOLAR DAS JUVENTUDES DO IFS
title_full UMA ANÁLISE DAS MARCAS DO PODER DISCIPLINAR NO COTIDIANO ESCOLAR DAS JUVENTUDES DO IFS
title_fullStr UMA ANÁLISE DAS MARCAS DO PODER DISCIPLINAR NO COTIDIANO ESCOLAR DAS JUVENTUDES DO IFS
UMA ANÁLISE DAS MARCAS DO PODER DISCIPLINAR NO COTIDIANO ESCOLAR DAS JUVENTUDES DO IFS
title_full_unstemmed UMA ANÁLISE DAS MARCAS DO PODER DISCIPLINAR NO COTIDIANO ESCOLAR DAS JUVENTUDES DO IFS
UMA ANÁLISE DAS MARCAS DO PODER DISCIPLINAR NO COTIDIANO ESCOLAR DAS JUVENTUDES DO IFS
title_sort UMA ANÁLISE DAS MARCAS DO PODER DISCIPLINAR NO COTIDIANO ESCOLAR DAS JUVENTUDES DO IFS
author Nascimento, Ana Paula Leite
author_facet Nascimento, Ana Paula Leite
Nascimento, Ana Paula Leite
Cruz, Maria Helena Santana
Cruz, Maria Helena Santana
author_role author
author2 Cruz, Maria Helena Santana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Ana Paula Leite
Cruz, Maria Helena Santana
dc.subject.por.fl_str_mv Cotidiano escolar.
Poder disciplinar.
Corpos “dóceis”.
topic Cotidiano escolar.
Poder disciplinar.
Corpos “dóceis”.
description O estudo analisou as marcas do poder disciplinar no cotidiano escolar das juventudes, evidenciando os investimentos na construção de corpos “dóceis” no contexto do IFS. Enfatizamos os fundamentos teóricos do poder disciplinar e seus investimentos na construção de corpos “dóceis”; e, problematizamos os regramentos escolares e o sistema disciplinar do IFS, trazendo à tona dados da análise documental do Regulamento da Organização Didática do IFS, e, da realidade socioeconômica dos/as estudantes, a fim de problematizarmos o controle e a regulação disciplinar. Caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa e o materialismo histórico dialético enquanto método perpassou o estudo. Identificamos que a escola investe na produção de sujeitos homogêneos e de corpos “dóceis”, e, em razão disso não acolhe e pune por meio do poder disciplinar aqueles/as que apresentam corporalidades e identidades que contrariam a lógica homogeneizante e a lógica imposta de docilidade-utilidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/3464
10.22481/praxis.v14i28.3464
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/3464
identifier_str_mv 10.22481/praxis.v14i28.3464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/3464/2874
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 14 n. 28 (2018): ABR/JUN. DOSSIÊ TEMÁTICO: Políticas de Formação Docente e seus Desafios na América Latina; p.173-196.
Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 28 (2018): ABR/JUN. DOSSIÊ TEMÁTICO: Políticas de Formação Docente e seus Desafios na América Latina; p.173-196.
Práxis Educacional; Vol. 14 No. 28 (2018): ABR/JUN. DOSSIÊ TEMÁTICO: Políticas de Formação Docente e seus Desafios na América Latina; p.173-196.
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1822180384990822400
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.22481/praxis.v14i28.3464