UMA ANÁLISE DAS MARCAS DO PODER DISCIPLINAR NO COTIDIANO ESCOLAR DAS JUVENTUDES DO IFS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
DOI: | 10.22481/praxis.v14i28.3464 |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/3464 |
Resumo: | O estudo analisou as marcas do poder disciplinar no cotidiano escolar das juventudes, evidenciando os investimentos na construção de corpos “dóceis” no contexto do IFS. Enfatizamos os fundamentos teóricos do poder disciplinar e seus investimentos na construção de corpos “dóceis”; e, problematizamos os regramentos escolares e o sistema disciplinar do IFS, trazendo à tona dados da análise documental do Regulamento da Organização Didática do IFS, e, da realidade socioeconômica dos/as estudantes, a fim de problematizarmos o controle e a regulação disciplinar. Caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa e o materialismo histórico dialético enquanto método perpassou o estudo. Identificamos que a escola investe na produção de sujeitos homogêneos e de corpos “dóceis”, e, em razão disso não acolhe e pune por meio do poder disciplinar aqueles/as que apresentam corporalidades e identidades que contrariam a lógica homogeneizante e a lógica imposta de docilidade-utilidade. |
id |
UESB-7_9823d77b3cd01bde92a2d81389198a27 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/3464 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
spelling |
UMA ANÁLISE DAS MARCAS DO PODER DISCIPLINAR NO COTIDIANO ESCOLAR DAS JUVENTUDES DO IFSCotidiano escolar.Poder disciplinar.Corpos “dóceis”.O estudo analisou as marcas do poder disciplinar no cotidiano escolar das juventudes, evidenciando os investimentos na construção de corpos “dóceis” no contexto do IFS. Enfatizamos os fundamentos teóricos do poder disciplinar e seus investimentos na construção de corpos “dóceis”; e, problematizamos os regramentos escolares e o sistema disciplinar do IFS, trazendo à tona dados da análise documental do Regulamento da Organização Didática do IFS, e, da realidade socioeconômica dos/as estudantes, a fim de problematizarmos o controle e a regulação disciplinar. Caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa e o materialismo histórico dialético enquanto método perpassou o estudo. Identificamos que a escola investe na produção de sujeitos homogêneos e de corpos “dóceis”, e, em razão disso não acolhe e pune por meio do poder disciplinar aqueles/as que apresentam corporalidades e identidades que contrariam a lógica homogeneizante e a lógica imposta de docilidade-utilidade.Edições UESB2018-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/346410.22481/praxis.v14i28.3464Práxis Educacional; v. 14 n. 28 (2018): ABR/JUN. DOSSIÊ TEMÁTICO: Políticas de Formação Docente e seus Desafios na América Latina; p.173-196.Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 28 (2018): ABR/JUN. DOSSIÊ TEMÁTICO: Políticas de Formação Docente e seus Desafios na América Latina; p.173-196.Práxis Educacional; Vol. 14 No. 28 (2018): ABR/JUN. DOSSIÊ TEMÁTICO: Políticas de Formação Docente e seus Desafios na América Latina; p.173-196.2178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/3464/2874Nascimento, Ana Paula LeiteCruz, Maria Helena Santanainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:15:07Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/3464Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:15:07Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA ANÁLISE DAS MARCAS DO PODER DISCIPLINAR NO COTIDIANO ESCOLAR DAS JUVENTUDES DO IFS |
title |
UMA ANÁLISE DAS MARCAS DO PODER DISCIPLINAR NO COTIDIANO ESCOLAR DAS JUVENTUDES DO IFS |
spellingShingle |
UMA ANÁLISE DAS MARCAS DO PODER DISCIPLINAR NO COTIDIANO ESCOLAR DAS JUVENTUDES DO IFS UMA ANÁLISE DAS MARCAS DO PODER DISCIPLINAR NO COTIDIANO ESCOLAR DAS JUVENTUDES DO IFS Nascimento, Ana Paula Leite Cotidiano escolar. Poder disciplinar. Corpos “dóceis”. Nascimento, Ana Paula Leite Cotidiano escolar. Poder disciplinar. Corpos “dóceis”. |
title_short |
UMA ANÁLISE DAS MARCAS DO PODER DISCIPLINAR NO COTIDIANO ESCOLAR DAS JUVENTUDES DO IFS |
title_full |
UMA ANÁLISE DAS MARCAS DO PODER DISCIPLINAR NO COTIDIANO ESCOLAR DAS JUVENTUDES DO IFS |
title_fullStr |
UMA ANÁLISE DAS MARCAS DO PODER DISCIPLINAR NO COTIDIANO ESCOLAR DAS JUVENTUDES DO IFS UMA ANÁLISE DAS MARCAS DO PODER DISCIPLINAR NO COTIDIANO ESCOLAR DAS JUVENTUDES DO IFS |
title_full_unstemmed |
UMA ANÁLISE DAS MARCAS DO PODER DISCIPLINAR NO COTIDIANO ESCOLAR DAS JUVENTUDES DO IFS UMA ANÁLISE DAS MARCAS DO PODER DISCIPLINAR NO COTIDIANO ESCOLAR DAS JUVENTUDES DO IFS |
title_sort |
UMA ANÁLISE DAS MARCAS DO PODER DISCIPLINAR NO COTIDIANO ESCOLAR DAS JUVENTUDES DO IFS |
author |
Nascimento, Ana Paula Leite |
author_facet |
Nascimento, Ana Paula Leite Nascimento, Ana Paula Leite Cruz, Maria Helena Santana Cruz, Maria Helena Santana |
author_role |
author |
author2 |
Cruz, Maria Helena Santana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Ana Paula Leite Cruz, Maria Helena Santana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cotidiano escolar. Poder disciplinar. Corpos “dóceis”. |
topic |
Cotidiano escolar. Poder disciplinar. Corpos “dóceis”. |
description |
O estudo analisou as marcas do poder disciplinar no cotidiano escolar das juventudes, evidenciando os investimentos na construção de corpos “dóceis” no contexto do IFS. Enfatizamos os fundamentos teóricos do poder disciplinar e seus investimentos na construção de corpos “dóceis”; e, problematizamos os regramentos escolares e o sistema disciplinar do IFS, trazendo à tona dados da análise documental do Regulamento da Organização Didática do IFS, e, da realidade socioeconômica dos/as estudantes, a fim de problematizarmos o controle e a regulação disciplinar. Caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa e o materialismo histórico dialético enquanto método perpassou o estudo. Identificamos que a escola investe na produção de sujeitos homogêneos e de corpos “dóceis”, e, em razão disso não acolhe e pune por meio do poder disciplinar aqueles/as que apresentam corporalidades e identidades que contrariam a lógica homogeneizante e a lógica imposta de docilidade-utilidade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/3464 10.22481/praxis.v14i28.3464 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/3464 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxis.v14i28.3464 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/3464/2874 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 14 n. 28 (2018): ABR/JUN. DOSSIÊ TEMÁTICO: Políticas de Formação Docente e seus Desafios na América Latina; p.173-196. Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 28 (2018): ABR/JUN. DOSSIÊ TEMÁTICO: Políticas de Formação Docente e seus Desafios na América Latina; p.173-196. Práxis Educacional; Vol. 14 No. 28 (2018): ABR/JUN. DOSSIÊ TEMÁTICO: Políticas de Formação Docente e seus Desafios na América Latina; p.173-196. 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1822180384990822400 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.22481/praxis.v14i28.3464 |