Especificidades dos saberes para a docência na educação de pessoas jovens e adultas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis dos Santos, José Jackson
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/623
Resumo: Este trabalho é um recorte dos estudos realizados no doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Analisar especificidades dos saberes para a docência na Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EPJA), no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental, é o objetivo central da pesquisa. Este artigo descreve como aparecem estas especificidades em trabalhos apresentados nas Reuniões da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), considerando o período de 1998 a 2008. A análise dos dados possibilitou a identificação de saberes para a docência nesta modalidade, colaborando, assim, com discussões em torno do processo de profissionalização docente dos profissionais atuantes na EPJA, processo este tão reclamado em discursos educacionais oriundos de diferentes contextos.
id UESB-7_98e349555053782ee69eb74f95092290
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/623
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Especificidades dos saberes para a docência na educação de pessoas jovens e adultasEducação de Pessoas Jovens e AdultasEspecificidades dos saberesDocênciaProfissionalização docenteEste trabalho é um recorte dos estudos realizados no doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Analisar especificidades dos saberes para a docência na Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EPJA), no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental, é o objetivo central da pesquisa. Este artigo descreve como aparecem estas especificidades em trabalhos apresentados nas Reuniões da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), considerando o período de 1998 a 2008. A análise dos dados possibilitou a identificação de saberes para a docência nesta modalidade, colaborando, assim, com discussões em torno do processo de profissionalização docente dos profissionais atuantes na EPJA, processo este tão reclamado em discursos educacionais oriundos de diferentes contextos.Edições UESB2010-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/623Práxis Educacional; v. 6 n. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 157-176Práxis Educacional; Vol. 6 Núm. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 157-176Práxis Educacional; Vol. 6 No. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 157-1762178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/623/516http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessReis dos Santos, José Jackson2021-03-22T22:59:33Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/623Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T22:59:33Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Especificidades dos saberes para a docência na educação de pessoas jovens e adultas
title Especificidades dos saberes para a docência na educação de pessoas jovens e adultas
spellingShingle Especificidades dos saberes para a docência na educação de pessoas jovens e adultas
Reis dos Santos, José Jackson
Educação de Pessoas Jovens e Adultas
Especificidades dos saberes
Docência
Profissionalização docente
title_short Especificidades dos saberes para a docência na educação de pessoas jovens e adultas
title_full Especificidades dos saberes para a docência na educação de pessoas jovens e adultas
title_fullStr Especificidades dos saberes para a docência na educação de pessoas jovens e adultas
title_full_unstemmed Especificidades dos saberes para a docência na educação de pessoas jovens e adultas
title_sort Especificidades dos saberes para a docência na educação de pessoas jovens e adultas
author Reis dos Santos, José Jackson
author_facet Reis dos Santos, José Jackson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis dos Santos, José Jackson
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Pessoas Jovens e Adultas
Especificidades dos saberes
Docência
Profissionalização docente
topic Educação de Pessoas Jovens e Adultas
Especificidades dos saberes
Docência
Profissionalização docente
description Este trabalho é um recorte dos estudos realizados no doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Analisar especificidades dos saberes para a docência na Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EPJA), no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental, é o objetivo central da pesquisa. Este artigo descreve como aparecem estas especificidades em trabalhos apresentados nas Reuniões da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), considerando o período de 1998 a 2008. A análise dos dados possibilitou a identificação de saberes para a docência nesta modalidade, colaborando, assim, com discussões em torno do processo de profissionalização docente dos profissionais atuantes na EPJA, processo este tão reclamado em discursos educacionais oriundos de diferentes contextos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/623
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/623/516
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 6 n. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 157-176
Práxis Educacional; Vol. 6 Núm. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 157-176
Práxis Educacional; Vol. 6 No. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 157-176
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068815096348672