Especificidades dos saberes para a docência na educação de pessoas jovens e adultas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/623 |
Resumo: | Este trabalho é um recorte dos estudos realizados no doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Analisar especificidades dos saberes para a docência na Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EPJA), no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental, é o objetivo central da pesquisa. Este artigo descreve como aparecem estas especificidades em trabalhos apresentados nas Reuniões da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), considerando o período de 1998 a 2008. A análise dos dados possibilitou a identificação de saberes para a docência nesta modalidade, colaborando, assim, com discussões em torno do processo de profissionalização docente dos profissionais atuantes na EPJA, processo este tão reclamado em discursos educacionais oriundos de diferentes contextos. |
id |
UESB-7_98e349555053782ee69eb74f95092290 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/623 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Especificidades dos saberes para a docência na educação de pessoas jovens e adultasEducação de Pessoas Jovens e AdultasEspecificidades dos saberesDocênciaProfissionalização docenteEste trabalho é um recorte dos estudos realizados no doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Analisar especificidades dos saberes para a docência na Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EPJA), no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental, é o objetivo central da pesquisa. Este artigo descreve como aparecem estas especificidades em trabalhos apresentados nas Reuniões da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), considerando o período de 1998 a 2008. A análise dos dados possibilitou a identificação de saberes para a docência nesta modalidade, colaborando, assim, com discussões em torno do processo de profissionalização docente dos profissionais atuantes na EPJA, processo este tão reclamado em discursos educacionais oriundos de diferentes contextos.Edições UESB2010-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/623Práxis Educacional; v. 6 n. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 157-176Práxis Educacional; Vol. 6 Núm. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 157-176Práxis Educacional; Vol. 6 No. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 157-1762178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/623/516http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessReis dos Santos, José Jackson2021-03-22T22:59:33Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/623Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T22:59:33Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Especificidades dos saberes para a docência na educação de pessoas jovens e adultas |
title |
Especificidades dos saberes para a docência na educação de pessoas jovens e adultas |
spellingShingle |
Especificidades dos saberes para a docência na educação de pessoas jovens e adultas Reis dos Santos, José Jackson Educação de Pessoas Jovens e Adultas Especificidades dos saberes Docência Profissionalização docente |
title_short |
Especificidades dos saberes para a docência na educação de pessoas jovens e adultas |
title_full |
Especificidades dos saberes para a docência na educação de pessoas jovens e adultas |
title_fullStr |
Especificidades dos saberes para a docência na educação de pessoas jovens e adultas |
title_full_unstemmed |
Especificidades dos saberes para a docência na educação de pessoas jovens e adultas |
title_sort |
Especificidades dos saberes para a docência na educação de pessoas jovens e adultas |
author |
Reis dos Santos, José Jackson |
author_facet |
Reis dos Santos, José Jackson |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis dos Santos, José Jackson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Pessoas Jovens e Adultas Especificidades dos saberes Docência Profissionalização docente |
topic |
Educação de Pessoas Jovens e Adultas Especificidades dos saberes Docência Profissionalização docente |
description |
Este trabalho é um recorte dos estudos realizados no doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Analisar especificidades dos saberes para a docência na Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EPJA), no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental, é o objetivo central da pesquisa. Este artigo descreve como aparecem estas especificidades em trabalhos apresentados nas Reuniões da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), considerando o período de 1998 a 2008. A análise dos dados possibilitou a identificação de saberes para a docência nesta modalidade, colaborando, assim, com discussões em torno do processo de profissionalização docente dos profissionais atuantes na EPJA, processo este tão reclamado em discursos educacionais oriundos de diferentes contextos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-05-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/623 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/623 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/623/516 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 6 n. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 157-176 Práxis Educacional; Vol. 6 Núm. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 157-176 Práxis Educacional; Vol. 6 No. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 157-176 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068815096348672 |