THE LOGIC OF THE MARKET AND THE WORKING WORLD IN THE ENGINEER TRAINING
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7261 |
Resumo: | A expansão do ensino superior, sobretudo nos anos 1990, possível a partir da diversificação dos formatos institucionais e modalidades acadêmicas, deriva do processo das políticas regulatórias pautadas no modelo de transnacionalização da Educação Superior. Assim, compreendendo o panorama local, com propriedades intensamente imbricadas com a ação da globalização e com as determinações procedentes de organismos internacionais multilaterais, objetivou-se neste estudo analisar a perspectiva formativa dos Cursos de Engenharias da UEAP (de Produção, de Pesca, Ambiental, Florestal e Química). Os aspectos teórico-metodológicos instituem-se na base do Materialismo Histórico-Dialético e Análise do Discurso de Bakhtin. A pesquisa foi documental com base nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs), Relatórios da Comissão Própria de Avaliação e home page da instituição. Verificou-se que os Arranjos Produtivos Locais (APLs) são admitidos nos documentos como eixos orientadores dos PPCs, assim como o Plano Amapá Produtivo, integrando a estes, o valor da concepção dos cursos, reforçando a lógica mercantil como pano de fundo na elaboração dos documentos pedagógicos centrais dos cursos. Os resultados marcam densamente uma formação de engenheiros que visa atender as demandas do mercado, com viés formativo para o empreendedorismo. |
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THE LOGIC OF THE MARKET AND THE WORKING WORLD IN THE ENGINEER TRAININGA LÓGICA DE MERCADO E O MUNDO DO TRABALHO NA FORMAÇÃO DE ENGENHEIROSLÓGICA DE MERCADO Y EL MUNDO DEL TRABAJO EN FORMACIÓN DE INGENIEROS A expansão do ensino superior, sobretudo nos anos 1990, possível a partir da diversificação dos formatos institucionais e modalidades acadêmicas, deriva do processo das políticas regulatórias pautadas no modelo de transnacionalização da Educação Superior. Assim, compreendendo o panorama local, com propriedades intensamente imbricadas com a ação da globalização e com as determinações procedentes de organismos internacionais multilaterais, objetivou-se neste estudo analisar a perspectiva formativa dos Cursos de Engenharias da UEAP (de Produção, de Pesca, Ambiental, Florestal e Química). Os aspectos teórico-metodológicos instituem-se na base do Materialismo Histórico-Dialético e Análise do Discurso de Bakhtin. A pesquisa foi documental com base nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs), Relatórios da Comissão Própria de Avaliação e home page da instituição. Verificou-se que os Arranjos Produtivos Locais (APLs) são admitidos nos documentos como eixos orientadores dos PPCs, assim como o Plano Amapá Produtivo, integrando a estes, o valor da concepção dos cursos, reforçando a lógica mercantil como pano de fundo na elaboração dos documentos pedagógicos centrais dos cursos. Os resultados marcam densamente uma formação de engenheiros que visa atender as demandas do mercado, com viés formativo para o empreendedorismo. The expansion of higher education, especially in the 90s, generated the diversification of institutional formats and academic modalities, deriving from this process regulatory policies based on the transnationalization model of Higher Education. Thus, understanding the local panorama, with properties intensely intertwined with the action of globalization and with the determinations coming from multilateral international organizations, the objective of this study was to analyze the formative perspective of UEAP Engineering Courses (Production, Fishing, Environmental, Forestry and Chemistry). Theoretical-methodological aspects are established on the basis of Bakhtin's Historical- Dialectical Materialism and Discourse Analysis. The research was documentary based on the Pedagogical Projects of the Courses (PPCs), Reports of the Evaluation Committee and the institution's home page. It was found that the Local Productive Arrangements (APLs) are admitted in the documents as guiding axes of the PPCs, as well as the Amapá Produtivo Plan, integrating to them, the value of the course design, reinforcing the commercial logic as a background in the elaboration of the central pedagogical documents of the courses. The results strongly mark the formation of engineers that aims to meet the demands of the market, with a formative bias for entrepreneurship. La expansión de la educación superior, especialmente en los años 90, generó la diversificación de formatos institucionales y modalidades académicas, derivadas de este proceso de políticas regulatorias basadas en el modelo de transnacionalización de la Educación Superior. Así, entendiendo el panorama local, con propiedades intensamente entrelazadas con la acción de la globalización y con las determinaciones provenientes de organizaciones internacionales multilaterales, el objetivo de este estudio fue analizar la perspectiva formativa de los cursos de ingeniería UEAP (Producción, Pesca, Medio ambiente, Silvicultura y Química). Los aspectos teórico-metodológicos se establecen sobre la base del materialismo histórico-dialéctico y el análisis del discurso de Bakhtin. La investigación fue documental basada en los Proyectos pedagógicos de los cursos (PPC), los Informes de la Comisión de evaluación y la página de inicio de la institución. Se descubrió que los Arreglos Productivos Locales (APL) están admitidos en los documentos como ejes rectores de los PPC, así como el Plan Produtivo de Amapá, integrando a ellos, el valor del diseño del curso, reforzando la lógica comercial como trasfondo en la elaboración del documentos pedagógicos centrales de los cursos. Los resultados marcan fuertemente la formación de ingenieros que apuntan a satisfacer las demandas del mercado, con un sesgo formativo para el emprendimiento. 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