TRANSFORMAÇÕES DOS PARADIGMAS DA ESCOLA TECNICISTA E REFLEXÕES SOBRE A PEDAGOGIA EMPREENDEDORA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Claudeney Licínio
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Fari Junior, Marcos Antonio, Müller, Antônio José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2933
Resumo: Este artigo trata de uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório que visa promover reflexões sobre as transformações ocorridas nas propostas pedagógicas da escola tecnicista no Brasil. Além disso, visa problematizar a constituição e implantação da proposta pedagógica empreendedora na escola técnica profissionalizante contemporânea. Através da análise da obra Pedagogia empreendedora de Fernando Dolabela, em conjunto com os conceitos de Saviani, Luckesi e Libâneo sobre as tendências pedagógicas no Brasil, discutiremos sobre a Tendência Pedagógica Liberal Tecnicista e suas transformações metodológicas históricas até chegar aos novos métodos utilizados por uma pedagogia empreendedora. Contextualizamos, assim, conceitos, suas práticas e evoluções, tornando-se mais uma possibilidade para os avanços da qualidade na educação brasileira. Tudo isso no momento em que o governo federal promulga a lei de reforma do Ensino Médio e discute a Base Nacional Comum Curricular. Além disso, a pedagogia empreendedora visa também contribuir para a formação de sujeitos proativos e empreendedores, centralizando suas atenções ao sujeito, dando-lhe vez e voz, e primando por uma formação que atende às novas exigências do mercado de trabalho e às evoluções tecnológicas, econômicas, culturais e sociais.    
id UESB-7_a4bba9115d7f17df3f77c81f0600ee4e
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2933
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling TRANSFORMAÇÕES DOS PARADIGMAS DA ESCOLA TECNICISTA E REFLEXÕES SOBRE A PEDAGOGIA EMPREENDEDORAPalavras-chave: Educação. Escola técnica. EmpreendedorismoEste artigo trata de uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório que visa promover reflexões sobre as transformações ocorridas nas propostas pedagógicas da escola tecnicista no Brasil. Além disso, visa problematizar a constituição e implantação da proposta pedagógica empreendedora na escola técnica profissionalizante contemporânea. Através da análise da obra Pedagogia empreendedora de Fernando Dolabela, em conjunto com os conceitos de Saviani, Luckesi e Libâneo sobre as tendências pedagógicas no Brasil, discutiremos sobre a Tendência Pedagógica Liberal Tecnicista e suas transformações metodológicas históricas até chegar aos novos métodos utilizados por uma pedagogia empreendedora. Contextualizamos, assim, conceitos, suas práticas e evoluções, tornando-se mais uma possibilidade para os avanços da qualidade na educação brasileira. Tudo isso no momento em que o governo federal promulga a lei de reforma do Ensino Médio e discute a Base Nacional Comum Curricular. Além disso, a pedagogia empreendedora visa também contribuir para a formação de sujeitos proativos e empreendedores, centralizando suas atenções ao sujeito, dando-lhe vez e voz, e primando por uma formação que atende às novas exigências do mercado de trabalho e às evoluções tecnológicas, econômicas, culturais e sociais.    Edições UESB2018-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/293310.22481/praxis.v14i27.2933Práxis Educacional; v. 14 n. 27 (2018): JAN/MARPráxis Educacional; Vol. 14 Núm. 27 (2018): JAN/MARPráxis Educacional; Vol. 14 No. 27 (2018): JAN/MAR2178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2933/2441Copyright (c) 2018 Práxis Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Claudeney LicínioFari Junior, Marcos AntonioMüller, Antônio José2021-09-28T20:48:38Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2933Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-09-28T20:48:38Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv TRANSFORMAÇÕES DOS PARADIGMAS DA ESCOLA TECNICISTA E REFLEXÕES SOBRE A PEDAGOGIA EMPREENDEDORA
title TRANSFORMAÇÕES DOS PARADIGMAS DA ESCOLA TECNICISTA E REFLEXÕES SOBRE A PEDAGOGIA EMPREENDEDORA
spellingShingle TRANSFORMAÇÕES DOS PARADIGMAS DA ESCOLA TECNICISTA E REFLEXÕES SOBRE A PEDAGOGIA EMPREENDEDORA
Oliveira, Claudeney Licínio
Palavras-chave: Educação. Escola técnica. Empreendedorismo
title_short TRANSFORMAÇÕES DOS PARADIGMAS DA ESCOLA TECNICISTA E REFLEXÕES SOBRE A PEDAGOGIA EMPREENDEDORA
title_full TRANSFORMAÇÕES DOS PARADIGMAS DA ESCOLA TECNICISTA E REFLEXÕES SOBRE A PEDAGOGIA EMPREENDEDORA
title_fullStr TRANSFORMAÇÕES DOS PARADIGMAS DA ESCOLA TECNICISTA E REFLEXÕES SOBRE A PEDAGOGIA EMPREENDEDORA
title_full_unstemmed TRANSFORMAÇÕES DOS PARADIGMAS DA ESCOLA TECNICISTA E REFLEXÕES SOBRE A PEDAGOGIA EMPREENDEDORA
title_sort TRANSFORMAÇÕES DOS PARADIGMAS DA ESCOLA TECNICISTA E REFLEXÕES SOBRE A PEDAGOGIA EMPREENDEDORA
author Oliveira, Claudeney Licínio
author_facet Oliveira, Claudeney Licínio
Fari Junior, Marcos Antonio
Müller, Antônio José
author_role author
author2 Fari Junior, Marcos Antonio
Müller, Antônio José
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Claudeney Licínio
Fari Junior, Marcos Antonio
Müller, Antônio José
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras-chave: Educação. Escola técnica. Empreendedorismo
topic Palavras-chave: Educação. Escola técnica. Empreendedorismo
description Este artigo trata de uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório que visa promover reflexões sobre as transformações ocorridas nas propostas pedagógicas da escola tecnicista no Brasil. Além disso, visa problematizar a constituição e implantação da proposta pedagógica empreendedora na escola técnica profissionalizante contemporânea. Através da análise da obra Pedagogia empreendedora de Fernando Dolabela, em conjunto com os conceitos de Saviani, Luckesi e Libâneo sobre as tendências pedagógicas no Brasil, discutiremos sobre a Tendência Pedagógica Liberal Tecnicista e suas transformações metodológicas históricas até chegar aos novos métodos utilizados por uma pedagogia empreendedora. Contextualizamos, assim, conceitos, suas práticas e evoluções, tornando-se mais uma possibilidade para os avanços da qualidade na educação brasileira. Tudo isso no momento em que o governo federal promulga a lei de reforma do Ensino Médio e discute a Base Nacional Comum Curricular. Além disso, a pedagogia empreendedora visa também contribuir para a formação de sujeitos proativos e empreendedores, centralizando suas atenções ao sujeito, dando-lhe vez e voz, e primando por uma formação que atende às novas exigências do mercado de trabalho e às evoluções tecnológicas, econômicas, culturais e sociais.    
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2933
10.22481/praxis.v14i27.2933
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2933
identifier_str_mv 10.22481/praxis.v14i27.2933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2933/2441
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Práxis Educacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Práxis Educacional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 14 n. 27 (2018): JAN/MAR
Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 27 (2018): JAN/MAR
Práxis Educacional; Vol. 14 No. 27 (2018): JAN/MAR
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068816878927872