TRANSFORMAÇÕES DOS PARADIGMAS DA ESCOLA TECNICISTA E REFLEXÕES SOBRE A PEDAGOGIA EMPREENDEDORA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2933 |
Resumo: | Este artigo trata de uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório que visa promover reflexões sobre as transformações ocorridas nas propostas pedagógicas da escola tecnicista no Brasil. Além disso, visa problematizar a constituição e implantação da proposta pedagógica empreendedora na escola técnica profissionalizante contemporânea. Através da análise da obra Pedagogia empreendedora de Fernando Dolabela, em conjunto com os conceitos de Saviani, Luckesi e Libâneo sobre as tendências pedagógicas no Brasil, discutiremos sobre a Tendência Pedagógica Liberal Tecnicista e suas transformações metodológicas históricas até chegar aos novos métodos utilizados por uma pedagogia empreendedora. Contextualizamos, assim, conceitos, suas práticas e evoluções, tornando-se mais uma possibilidade para os avanços da qualidade na educação brasileira. Tudo isso no momento em que o governo federal promulga a lei de reforma do Ensino Médio e discute a Base Nacional Comum Curricular. Além disso, a pedagogia empreendedora visa também contribuir para a formação de sujeitos proativos e empreendedores, centralizando suas atenções ao sujeito, dando-lhe vez e voz, e primando por uma formação que atende às novas exigências do mercado de trabalho e às evoluções tecnológicas, econômicas, culturais e sociais. |
id |
UESB-7_a4bba9115d7f17df3f77c81f0600ee4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2933 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TRANSFORMAÇÕES DOS PARADIGMAS DA ESCOLA TECNICISTA E REFLEXÕES SOBRE A PEDAGOGIA EMPREENDEDORAPalavras-chave: Educação. Escola técnica. EmpreendedorismoEste artigo trata de uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório que visa promover reflexões sobre as transformações ocorridas nas propostas pedagógicas da escola tecnicista no Brasil. Além disso, visa problematizar a constituição e implantação da proposta pedagógica empreendedora na escola técnica profissionalizante contemporânea. Através da análise da obra Pedagogia empreendedora de Fernando Dolabela, em conjunto com os conceitos de Saviani, Luckesi e Libâneo sobre as tendências pedagógicas no Brasil, discutiremos sobre a Tendência Pedagógica Liberal Tecnicista e suas transformações metodológicas históricas até chegar aos novos métodos utilizados por uma pedagogia empreendedora. Contextualizamos, assim, conceitos, suas práticas e evoluções, tornando-se mais uma possibilidade para os avanços da qualidade na educação brasileira. Tudo isso no momento em que o governo federal promulga a lei de reforma do Ensino Médio e discute a Base Nacional Comum Curricular. Além disso, a pedagogia empreendedora visa também contribuir para a formação de sujeitos proativos e empreendedores, centralizando suas atenções ao sujeito, dando-lhe vez e voz, e primando por uma formação que atende às novas exigências do mercado de trabalho e às evoluções tecnológicas, econômicas, culturais e sociais. Edições UESB2018-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/293310.22481/praxis.v14i27.2933Práxis Educacional; v. 14 n. 27 (2018): JAN/MARPráxis Educacional; Vol. 14 Núm. 27 (2018): JAN/MARPráxis Educacional; Vol. 14 No. 27 (2018): JAN/MAR2178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2933/2441Copyright (c) 2018 Práxis Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Claudeney LicínioFari Junior, Marcos AntonioMüller, Antônio José2021-09-28T20:48:38Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2933Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-09-28T20:48:38Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRANSFORMAÇÕES DOS PARADIGMAS DA ESCOLA TECNICISTA E REFLEXÕES SOBRE A PEDAGOGIA EMPREENDEDORA |
title |
TRANSFORMAÇÕES DOS PARADIGMAS DA ESCOLA TECNICISTA E REFLEXÕES SOBRE A PEDAGOGIA EMPREENDEDORA |
spellingShingle |
TRANSFORMAÇÕES DOS PARADIGMAS DA ESCOLA TECNICISTA E REFLEXÕES SOBRE A PEDAGOGIA EMPREENDEDORA Oliveira, Claudeney Licínio Palavras-chave: Educação. Escola técnica. Empreendedorismo |
title_short |
TRANSFORMAÇÕES DOS PARADIGMAS DA ESCOLA TECNICISTA E REFLEXÕES SOBRE A PEDAGOGIA EMPREENDEDORA |
title_full |
TRANSFORMAÇÕES DOS PARADIGMAS DA ESCOLA TECNICISTA E REFLEXÕES SOBRE A PEDAGOGIA EMPREENDEDORA |
title_fullStr |
TRANSFORMAÇÕES DOS PARADIGMAS DA ESCOLA TECNICISTA E REFLEXÕES SOBRE A PEDAGOGIA EMPREENDEDORA |
title_full_unstemmed |
TRANSFORMAÇÕES DOS PARADIGMAS DA ESCOLA TECNICISTA E REFLEXÕES SOBRE A PEDAGOGIA EMPREENDEDORA |
title_sort |
TRANSFORMAÇÕES DOS PARADIGMAS DA ESCOLA TECNICISTA E REFLEXÕES SOBRE A PEDAGOGIA EMPREENDEDORA |
author |
Oliveira, Claudeney Licínio |
author_facet |
Oliveira, Claudeney Licínio Fari Junior, Marcos Antonio Müller, Antônio José |
author_role |
author |
author2 |
Fari Junior, Marcos Antonio Müller, Antônio José |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Claudeney Licínio Fari Junior, Marcos Antonio Müller, Antônio José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Palavras-chave: Educação. Escola técnica. Empreendedorismo |
topic |
Palavras-chave: Educação. Escola técnica. Empreendedorismo |
description |
Este artigo trata de uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório que visa promover reflexões sobre as transformações ocorridas nas propostas pedagógicas da escola tecnicista no Brasil. Além disso, visa problematizar a constituição e implantação da proposta pedagógica empreendedora na escola técnica profissionalizante contemporânea. Através da análise da obra Pedagogia empreendedora de Fernando Dolabela, em conjunto com os conceitos de Saviani, Luckesi e Libâneo sobre as tendências pedagógicas no Brasil, discutiremos sobre a Tendência Pedagógica Liberal Tecnicista e suas transformações metodológicas históricas até chegar aos novos métodos utilizados por uma pedagogia empreendedora. Contextualizamos, assim, conceitos, suas práticas e evoluções, tornando-se mais uma possibilidade para os avanços da qualidade na educação brasileira. Tudo isso no momento em que o governo federal promulga a lei de reforma do Ensino Médio e discute a Base Nacional Comum Curricular. Além disso, a pedagogia empreendedora visa também contribuir para a formação de sujeitos proativos e empreendedores, centralizando suas atenções ao sujeito, dando-lhe vez e voz, e primando por uma formação que atende às novas exigências do mercado de trabalho e às evoluções tecnológicas, econômicas, culturais e sociais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2933 10.22481/praxis.v14i27.2933 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2933 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxis.v14i27.2933 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2933/2441 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Práxis Educacional info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Práxis Educacional |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 14 n. 27 (2018): JAN/MAR Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 27 (2018): JAN/MAR Práxis Educacional; Vol. 14 No. 27 (2018): JAN/MAR 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068816878927872 |