TRAVESTILIDADES E TRANSEXUALIDADES NO CANDOMBLÉ E NA EDUCAÇÃO: UM ENSAIO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Erisvaldo Pereira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dallapicula, Catarina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6364
Resumo: A presença de pessoas trans no Candomblé e na sala de aula tem reivindicado que as comunidades de culto e da formação docente reconheçam o corpo material dos sujeitos da experiência religiosa e da relação de ensino-aprendizagem para além dos essencialismos naturalizados como tradições. Da mesma maneira que na comunidade de culto, o corpo material importa para as relações que nela se estabelecem; na educação o corpo que aprende também importa para se pensar como ele aprende e o que ele ensina nas relações de alteridade. Nosso objetivo é refletir como as tradições podem ser ressignificadas a partir de uma discussão sobre as nossas vivências, com base em narrativas da história do candomblé e também da experiência educativa com travestilidades e transexualidades. A ancoragem teórica dialoga com as obras de Ruth Landes (2002), Judith Butler (2015) e Emmanuel Lévinas (2010). O ensaio se caracteriza como uma reflexão sobre as vivências dos autores com os sujeitos mencionados em tela. O resultado da discussão constitui-se como um aporte para o debate público e educativo com travestis, transexuais e pessoas transmasculinas no Candomblé e na sala de aula, em prol da vida e da felicidade dessas pessoas.
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Da mesma maneira que na comunidade de culto, o corpo material importa para as relações que nela se estabelecem; na educação o corpo que aprende também importa para se pensar como ele aprende e o que ele ensina nas relações de alteridade. Nosso objetivo é refletir como as tradições podem ser ressignificadas a partir de uma discussão sobre as nossas vivências, com base em narrativas da história do candomblé e também da experiência educativa com travestilidades e transexualidades. A ancoragem teórica dialoga com as obras de Ruth Landes (2002), Judith Butler (2015) e Emmanuel Lévinas (2010). O ensaio se caracteriza como uma reflexão sobre as vivências dos autores com os sujeitos mencionados em tela. O resultado da discussão constitui-se como um aporte para o debate público e educativo com travestis, transexuais e pessoas transmasculinas no Candomblé e na sala de aula, em prol da vida e da felicidade dessas pessoas.Transexual people’s presence within Candomblé and classrooms have been demanding that both the worship and teachers’ training communities recognize the material body of the subjects of the religious experience and the teaching-learning, beyond the essentialisms treated as natural traditions. As well as the material body matters for the relationships within the worship community, on education the body that learns is also important to think of how it learns and what it teaches within otherness relations. We aim at reflecting on how the traditions may receive new meanings by discussing our experiences, narratives form Candomblé’s history and also the educational experience with transvestites and transexuals. It receives theoretical contribution from the works by Ruth Landes (2002), Judith Butler (2015) and Emmanuel Lévinas (2010), among others. The essay develops as a reflection on the experiences of the authors with its subjects. Its results are thought of as basis for educational public debate with transvestites, transexuals ans female-to-male people within Candomblé and classrooms, advocating for their lives and happiness.La presencia de personas transexuales en el Candomblé y en la escuela ha afirmado que las comunidades de culto y la educación docente necesitan reconocer el cuerpo material de los sujetos de la experiencia religiosa y la relación de enseñanza-aprendizaje más allá de los esencialismos naturalizados como tradiciones. Al igual que en la comunidad de culto, el cuerpo material es importante para las relaciones establecidas en la educación, el cuerpo que aprende también es importante para pensar cómo aprende y qué enseña en las relaciones de alteridad. Nuestro objetivo es refletir sobre cómo las tradiciones pueden ser re-significadas a partir de una discusión de nuestras experiencias, basadas en narraciones de la historia con el candomblé y también de la experiencia educativa con travestis y transexuales. Dialogamos con el contenido teórico de las obras de Ruth Landes (2002), Judith Butler (2015) y Emmanuel Lévinas (2010). El ensayo se caracteriza como una reflexión acerca de las experiencias de los autores con los temas mencionados. El resultado de la discusión constituye una contribución al debate público y educativo con travestis, transexuales y personas transmasculinas en Candomblé y en el aula, a favor de su vida y felicidad.Edições UESB2020-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/636410.22481/praxisedu.v16i39.6364Práxis Educacional; v. 16 n. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 161-179Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 161-179Práxis Educacional; Vol. 16 No. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 161-1792178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6364/4697Santos, Erisvaldo PereiraDallapicula, Catarinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:21:41Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6364Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:21:41Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
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