Educação e imigração: oficinas interculturais como dispositivos para apoiar a participação das famílias imigrantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos Costa, Graça
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/882
Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar alguns resultados da pesquisa “Diálogo família escola em contexto de diversidade”, cujo objetivo foi analisar as formas de comunicação entre famílias imigrantes e escola, para alcançar o apoio educativo dos/as alunos/as imigrantes na Espanha. Trata-se de uma pesquisa que utiliza uma epistemologia qualitativa, por meio do estudo de caso com enfoque participativo. Utilizamos como instrumentos de coleta de informações a oficina formativa/investigativa e a entrevista semiestruturada. Apresenta-se aqui a experiência formativa e investigativa das oficinas interculturais como dispositivo para apoiar as famílias em contexto de imigração. Discute os resultados da citada experiência, ressaltando algumas pistas para fomentar a participação das famílias nas escolas em contexto de imigração. Uma pesquisa desta natureza se faz relevante dentro das políticas globais, nacional e local, para todo programa que busque a igualdade de oportunidades em contexto de diversidades/desigualdades culturais, na medida em que contribui para um projeto educativo igualitário.  
id UESB-7_aafb8ce733377d9a93124a34ff65c6e0
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/882
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Educação e imigração: oficinas interculturais como dispositivos para apoiar a participação das famílias imigrantesEducaçãoImigraçãoFamília e escolaEste artigo tem por objetivo apresentar alguns resultados da pesquisa “Diálogo família escola em contexto de diversidade”, cujo objetivo foi analisar as formas de comunicação entre famílias imigrantes e escola, para alcançar o apoio educativo dos/as alunos/as imigrantes na Espanha. Trata-se de uma pesquisa que utiliza uma epistemologia qualitativa, por meio do estudo de caso com enfoque participativo. Utilizamos como instrumentos de coleta de informações a oficina formativa/investigativa e a entrevista semiestruturada. Apresenta-se aqui a experiência formativa e investigativa das oficinas interculturais como dispositivo para apoiar as famílias em contexto de imigração. Discute os resultados da citada experiência, ressaltando algumas pistas para fomentar a participação das famílias nas escolas em contexto de imigração. Uma pesquisa desta natureza se faz relevante dentro das políticas globais, nacional e local, para todo programa que busque a igualdade de oportunidades em contexto de diversidades/desigualdades culturais, na medida em que contribui para um projeto educativo igualitário.  Edições UESB2015-11-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/882Práxis Educacional; v. 12 n. 22 (2016): A Didática como Disciplina; 39-61Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 22 (2016): A Didática como Disciplina; 39-61Práxis Educacional; Vol. 12 No. 22 (2016): A Didática como Disciplina; 39-612178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/882/750http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos Costa, Graça 2021-03-22T23:06:18Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/882Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:06:18Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e imigração: oficinas interculturais como dispositivos para apoiar a participação das famílias imigrantes
title Educação e imigração: oficinas interculturais como dispositivos para apoiar a participação das famílias imigrantes
spellingShingle Educação e imigração: oficinas interculturais como dispositivos para apoiar a participação das famílias imigrantes
dos Santos Costa, Graça
Educação
Imigração
Família e escola
title_short Educação e imigração: oficinas interculturais como dispositivos para apoiar a participação das famílias imigrantes
title_full Educação e imigração: oficinas interculturais como dispositivos para apoiar a participação das famílias imigrantes
title_fullStr Educação e imigração: oficinas interculturais como dispositivos para apoiar a participação das famílias imigrantes
title_full_unstemmed Educação e imigração: oficinas interculturais como dispositivos para apoiar a participação das famílias imigrantes
title_sort Educação e imigração: oficinas interculturais como dispositivos para apoiar a participação das famílias imigrantes
author dos Santos Costa, Graça
author_facet dos Santos Costa, Graça
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos Costa, Graça
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Imigração
Família e escola
topic Educação
Imigração
Família e escola
description Este artigo tem por objetivo apresentar alguns resultados da pesquisa “Diálogo família escola em contexto de diversidade”, cujo objetivo foi analisar as formas de comunicação entre famílias imigrantes e escola, para alcançar o apoio educativo dos/as alunos/as imigrantes na Espanha. Trata-se de uma pesquisa que utiliza uma epistemologia qualitativa, por meio do estudo de caso com enfoque participativo. Utilizamos como instrumentos de coleta de informações a oficina formativa/investigativa e a entrevista semiestruturada. Apresenta-se aqui a experiência formativa e investigativa das oficinas interculturais como dispositivo para apoiar as famílias em contexto de imigração. Discute os resultados da citada experiência, ressaltando algumas pistas para fomentar a participação das famílias nas escolas em contexto de imigração. Uma pesquisa desta natureza se faz relevante dentro das políticas globais, nacional e local, para todo programa que busque a igualdade de oportunidades em contexto de diversidades/desigualdades culturais, na medida em que contribui para um projeto educativo igualitário.  
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/882
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/882
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/882/750
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 12 n. 22 (2016): A Didática como Disciplina; 39-61
Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 22 (2016): A Didática como Disciplina; 39-61
Práxis Educacional; Vol. 12 No. 22 (2016): A Didática como Disciplina; 39-61
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068816440623104