A construção metodológica da representação discursiva de nordeste em cartas pessoais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/962 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo relatar e descrever a metodologia utilizada na pesquisa realizada durante o período de 2010 a 2015, culminando na tese de doutorado, defendida em dois mil e dezesseis. O objeto de estudo da referida tese pertence ao domínio discursivo das correspondências pessoais de dois expoentes da produção artístico-cultural brasileira: Câmara Cascudo e Mário de Andrade. Das cartas trocadas entre eles, foram extraídas e selecionadas sequências temáticas para que nelas fosse realizado um estudo analítico e interpretativo acerca de como se deu a construção de uma representação discursiva de Nordeste. Para tanto, fizemos uso de categorias advindas da Análise Textual dos Discursos (ADAM, 2008, 2011), rearticuladas e redefinidas por (RODRIGUES, PASSEGGI, SILVA NETO, 2010), e da lógica natural de Grize (1996). Para desenvolver a pesquisa, utilizamos uma metodologia que se enquadra no campo da pesquisa qualitativa com um olhar que aponta para alguns procedimentos da pesquisa quantitativa. |
id |
UESB-7_b0e3fa85346c4b1555d4e3551d5887fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/962 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção metodológica da representação discursiva de nordeste em cartas pessoaisMetodologiaNordesteRepresentação discursivaEste artigo tem como objetivo relatar e descrever a metodologia utilizada na pesquisa realizada durante o período de 2010 a 2015, culminando na tese de doutorado, defendida em dois mil e dezesseis. O objeto de estudo da referida tese pertence ao domínio discursivo das correspondências pessoais de dois expoentes da produção artístico-cultural brasileira: Câmara Cascudo e Mário de Andrade. Das cartas trocadas entre eles, foram extraídas e selecionadas sequências temáticas para que nelas fosse realizado um estudo analítico e interpretativo acerca de como se deu a construção de uma representação discursiva de Nordeste. Para tanto, fizemos uso de categorias advindas da Análise Textual dos Discursos (ADAM, 2008, 2011), rearticuladas e redefinidas por (RODRIGUES, PASSEGGI, SILVA NETO, 2010), e da lógica natural de Grize (1996). Para desenvolver a pesquisa, utilizamos uma metodologia que se enquadra no campo da pesquisa qualitativa com um olhar que aponta para alguns procedimentos da pesquisa quantitativa.Edições UESB2017-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/96210.22481/praxis.v13i25.962Práxis Educacional; v. 13 n. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 235-250Práxis Educacional; Vol. 13 Núm. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 235-250Práxis Educacional; Vol. 13 No. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 235-2502178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/962/821Praxedes de Souza Nóbrega, Cristiane Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:07:40Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/962Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:07:40Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção metodológica da representação discursiva de nordeste em cartas pessoais |
title |
A construção metodológica da representação discursiva de nordeste em cartas pessoais |
spellingShingle |
A construção metodológica da representação discursiva de nordeste em cartas pessoais Praxedes de Souza Nóbrega, Cristiane Maria Metodologia Nordeste Representação discursiva |
title_short |
A construção metodológica da representação discursiva de nordeste em cartas pessoais |
title_full |
A construção metodológica da representação discursiva de nordeste em cartas pessoais |
title_fullStr |
A construção metodológica da representação discursiva de nordeste em cartas pessoais |
title_full_unstemmed |
A construção metodológica da representação discursiva de nordeste em cartas pessoais |
title_sort |
A construção metodológica da representação discursiva de nordeste em cartas pessoais |
author |
Praxedes de Souza Nóbrega, Cristiane Maria |
author_facet |
Praxedes de Souza Nóbrega, Cristiane Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Praxedes de Souza Nóbrega, Cristiane Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologia Nordeste Representação discursiva |
topic |
Metodologia Nordeste Representação discursiva |
description |
Este artigo tem como objetivo relatar e descrever a metodologia utilizada na pesquisa realizada durante o período de 2010 a 2015, culminando na tese de doutorado, defendida em dois mil e dezesseis. O objeto de estudo da referida tese pertence ao domínio discursivo das correspondências pessoais de dois expoentes da produção artístico-cultural brasileira: Câmara Cascudo e Mário de Andrade. Das cartas trocadas entre eles, foram extraídas e selecionadas sequências temáticas para que nelas fosse realizado um estudo analítico e interpretativo acerca de como se deu a construção de uma representação discursiva de Nordeste. Para tanto, fizemos uso de categorias advindas da Análise Textual dos Discursos (ADAM, 2008, 2011), rearticuladas e redefinidas por (RODRIGUES, PASSEGGI, SILVA NETO, 2010), e da lógica natural de Grize (1996). Para desenvolver a pesquisa, utilizamos uma metodologia que se enquadra no campo da pesquisa qualitativa com um olhar que aponta para alguns procedimentos da pesquisa quantitativa. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/962 10.22481/praxis.v13i25.962 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/962 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxis.v13i25.962 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/962/821 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 13 n. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 235-250 Práxis Educacional; Vol. 13 Núm. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 235-250 Práxis Educacional; Vol. 13 No. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 235-250 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068816529752064 |