PROJETO EQUIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM CURITIBA:: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E RESULTADOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Raquel Aparecida
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Correa, Rosa Lydia Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2935
Resumo: Este artigo tem como foco o Projeto Equidade na Educação do Município de Curitiba, com recorte temporal no período de 2014 a 2016, e visa analisar as possibilidades, os desafios e os resultados deste projeto. Buscamos compreender o cenário da educação básica da Rede Municipal de Ensino na capital paranaense, o contexto em que o Projeto Equidade se insere com base nos resultados do IDEB de 2009 a 2015. O estudo foi realizado através de pesquisa em documentos oficiais da Secretaria Municipal de Educação, publicações de matérias vinculadas ao projeto em jornais e sites, como também, no site oficial da Secretaria da Educação. O artigo estrutura-se em duas abordagens: a primeira configura-se em um relato sobre o cenário contemporâneo da educação básica de Curitiba, destacando a idealização e implantação do projeto Equidade na Educação, a importância das diretrizes educacionais e os resultados alcançados nas notas do IDEB. No segundo momento, analisamos os desafios enfrentados pelo projeto e a importância do espaço escolar como representação da sociedade.
id UESB-7_b4303f652b7a0caa6a4702da4a4c7472
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2935
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling PROJETO EQUIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM CURITIBA:: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E RESULTADOSPalavras chave: Educação. Equidade. Responsabilidade.Este artigo tem como foco o Projeto Equidade na Educação do Município de Curitiba, com recorte temporal no período de 2014 a 2016, e visa analisar as possibilidades, os desafios e os resultados deste projeto. Buscamos compreender o cenário da educação básica da Rede Municipal de Ensino na capital paranaense, o contexto em que o Projeto Equidade se insere com base nos resultados do IDEB de 2009 a 2015. O estudo foi realizado através de pesquisa em documentos oficiais da Secretaria Municipal de Educação, publicações de matérias vinculadas ao projeto em jornais e sites, como também, no site oficial da Secretaria da Educação. O artigo estrutura-se em duas abordagens: a primeira configura-se em um relato sobre o cenário contemporâneo da educação básica de Curitiba, destacando a idealização e implantação do projeto Equidade na Educação, a importância das diretrizes educacionais e os resultados alcançados nas notas do IDEB. No segundo momento, analisamos os desafios enfrentados pelo projeto e a importância do espaço escolar como representação da sociedade.Edições UESB2018-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/293510.22481/praxis.v14i27.2935Práxis Educacional; v. 14 n. 27 (2018): JAN/MARPráxis Educacional; Vol. 14 Núm. 27 (2018): JAN/MARPráxis Educacional; Vol. 14 No. 27 (2018): JAN/MAR2178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2935/2443Copyright (c) 2018 Práxis Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrindade, Raquel AparecidaCorrea, Rosa Lydia Teixeira2021-09-28T20:48:38Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2935Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-09-28T20:48:38Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv PROJETO EQUIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM CURITIBA:: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E RESULTADOS
title PROJETO EQUIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM CURITIBA:: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E RESULTADOS
spellingShingle PROJETO EQUIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM CURITIBA:: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E RESULTADOS
Trindade, Raquel Aparecida
Palavras chave: Educação. Equidade. Responsabilidade.
title_short PROJETO EQUIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM CURITIBA:: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E RESULTADOS
title_full PROJETO EQUIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM CURITIBA:: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E RESULTADOS
title_fullStr PROJETO EQUIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM CURITIBA:: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E RESULTADOS
title_full_unstemmed PROJETO EQUIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM CURITIBA:: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E RESULTADOS
title_sort PROJETO EQUIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM CURITIBA:: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E RESULTADOS
author Trindade, Raquel Aparecida
author_facet Trindade, Raquel Aparecida
Correa, Rosa Lydia Teixeira
author_role author
author2 Correa, Rosa Lydia Teixeira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, Raquel Aparecida
Correa, Rosa Lydia Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras chave: Educação. Equidade. Responsabilidade.
topic Palavras chave: Educação. Equidade. Responsabilidade.
description Este artigo tem como foco o Projeto Equidade na Educação do Município de Curitiba, com recorte temporal no período de 2014 a 2016, e visa analisar as possibilidades, os desafios e os resultados deste projeto. Buscamos compreender o cenário da educação básica da Rede Municipal de Ensino na capital paranaense, o contexto em que o Projeto Equidade se insere com base nos resultados do IDEB de 2009 a 2015. O estudo foi realizado através de pesquisa em documentos oficiais da Secretaria Municipal de Educação, publicações de matérias vinculadas ao projeto em jornais e sites, como também, no site oficial da Secretaria da Educação. O artigo estrutura-se em duas abordagens: a primeira configura-se em um relato sobre o cenário contemporâneo da educação básica de Curitiba, destacando a idealização e implantação do projeto Equidade na Educação, a importância das diretrizes educacionais e os resultados alcançados nas notas do IDEB. No segundo momento, analisamos os desafios enfrentados pelo projeto e a importância do espaço escolar como representação da sociedade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2935
10.22481/praxis.v14i27.2935
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2935
identifier_str_mv 10.22481/praxis.v14i27.2935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2935/2443
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Práxis Educacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Práxis Educacional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 14 n. 27 (2018): JAN/MAR
Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 27 (2018): JAN/MAR
Práxis Educacional; Vol. 14 No. 27 (2018): JAN/MAR
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068816883122176