PROJETO EQUIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM CURITIBA:: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E RESULTADOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2935 |
Resumo: | Este artigo tem como foco o Projeto Equidade na Educação do Município de Curitiba, com recorte temporal no período de 2014 a 2016, e visa analisar as possibilidades, os desafios e os resultados deste projeto. Buscamos compreender o cenário da educação básica da Rede Municipal de Ensino na capital paranaense, o contexto em que o Projeto Equidade se insere com base nos resultados do IDEB de 2009 a 2015. O estudo foi realizado através de pesquisa em documentos oficiais da Secretaria Municipal de Educação, publicações de matérias vinculadas ao projeto em jornais e sites, como também, no site oficial da Secretaria da Educação. O artigo estrutura-se em duas abordagens: a primeira configura-se em um relato sobre o cenário contemporâneo da educação básica de Curitiba, destacando a idealização e implantação do projeto Equidade na Educação, a importância das diretrizes educacionais e os resultados alcançados nas notas do IDEB. No segundo momento, analisamos os desafios enfrentados pelo projeto e a importância do espaço escolar como representação da sociedade. |
id |
UESB-7_b4303f652b7a0caa6a4702da4a4c7472 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2935 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PROJETO EQUIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM CURITIBA:: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E RESULTADOSPalavras chave: Educação. Equidade. Responsabilidade.Este artigo tem como foco o Projeto Equidade na Educação do Município de Curitiba, com recorte temporal no período de 2014 a 2016, e visa analisar as possibilidades, os desafios e os resultados deste projeto. Buscamos compreender o cenário da educação básica da Rede Municipal de Ensino na capital paranaense, o contexto em que o Projeto Equidade se insere com base nos resultados do IDEB de 2009 a 2015. O estudo foi realizado através de pesquisa em documentos oficiais da Secretaria Municipal de Educação, publicações de matérias vinculadas ao projeto em jornais e sites, como também, no site oficial da Secretaria da Educação. O artigo estrutura-se em duas abordagens: a primeira configura-se em um relato sobre o cenário contemporâneo da educação básica de Curitiba, destacando a idealização e implantação do projeto Equidade na Educação, a importância das diretrizes educacionais e os resultados alcançados nas notas do IDEB. No segundo momento, analisamos os desafios enfrentados pelo projeto e a importância do espaço escolar como representação da sociedade.Edições UESB2018-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/293510.22481/praxis.v14i27.2935Práxis Educacional; v. 14 n. 27 (2018): JAN/MARPráxis Educacional; Vol. 14 Núm. 27 (2018): JAN/MARPráxis Educacional; Vol. 14 No. 27 (2018): JAN/MAR2178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2935/2443Copyright (c) 2018 Práxis Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrindade, Raquel AparecidaCorrea, Rosa Lydia Teixeira2021-09-28T20:48:38Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2935Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-09-28T20:48:38Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROJETO EQUIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM CURITIBA:: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E RESULTADOS |
title |
PROJETO EQUIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM CURITIBA:: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E RESULTADOS |
spellingShingle |
PROJETO EQUIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM CURITIBA:: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E RESULTADOS Trindade, Raquel Aparecida Palavras chave: Educação. Equidade. Responsabilidade. |
title_short |
PROJETO EQUIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM CURITIBA:: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E RESULTADOS |
title_full |
PROJETO EQUIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM CURITIBA:: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E RESULTADOS |
title_fullStr |
PROJETO EQUIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM CURITIBA:: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E RESULTADOS |
title_full_unstemmed |
PROJETO EQUIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM CURITIBA:: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E RESULTADOS |
title_sort |
PROJETO EQUIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM CURITIBA:: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E RESULTADOS |
author |
Trindade, Raquel Aparecida |
author_facet |
Trindade, Raquel Aparecida Correa, Rosa Lydia Teixeira |
author_role |
author |
author2 |
Correa, Rosa Lydia Teixeira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trindade, Raquel Aparecida Correa, Rosa Lydia Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Palavras chave: Educação. Equidade. Responsabilidade. |
topic |
Palavras chave: Educação. Equidade. Responsabilidade. |
description |
Este artigo tem como foco o Projeto Equidade na Educação do Município de Curitiba, com recorte temporal no período de 2014 a 2016, e visa analisar as possibilidades, os desafios e os resultados deste projeto. Buscamos compreender o cenário da educação básica da Rede Municipal de Ensino na capital paranaense, o contexto em que o Projeto Equidade se insere com base nos resultados do IDEB de 2009 a 2015. O estudo foi realizado através de pesquisa em documentos oficiais da Secretaria Municipal de Educação, publicações de matérias vinculadas ao projeto em jornais e sites, como também, no site oficial da Secretaria da Educação. O artigo estrutura-se em duas abordagens: a primeira configura-se em um relato sobre o cenário contemporâneo da educação básica de Curitiba, destacando a idealização e implantação do projeto Equidade na Educação, a importância das diretrizes educacionais e os resultados alcançados nas notas do IDEB. No segundo momento, analisamos os desafios enfrentados pelo projeto e a importância do espaço escolar como representação da sociedade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2935 10.22481/praxis.v14i27.2935 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2935 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxis.v14i27.2935 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2935/2443 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Práxis Educacional info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Práxis Educacional |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 14 n. 27 (2018): JAN/MAR Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 27 (2018): JAN/MAR Práxis Educacional; Vol. 14 No. 27 (2018): JAN/MAR 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068816883122176 |