Competências profissionais na formação inicial de professores de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/818 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre a seguinte questão: como conseguir que futuros professores de matemática de secundária (Ensino Médio) tenham as competências profissionais que os permita o desenvolvimento da avaliação das competências em matemática propostas no currículo? Na primeira parte, discorre-se, teoricamente, sobre a noção de competência. Na segunda, discute-se sobre os aspectos-chave para o desenvolvimento e avaliação de competências em matemática nos alunos de secundária (o papel da competência disciplinar e o papel da competência em análise em didática dos processos de instrução). Por último, na terceira parte, mostram-se algumas considerações sobre a possibilidade de um currículo por competências na formação de professores e sobre a importância da competência em análise em didática dos processos de instrução atríbuida em tal modelo curricular. |
id |
UESB-7_b9af67806dbadc6f2ffc9d82183a5b95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/818 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Competências profissionais na formação inicial de professores de matemáticaFormação de professoresCompetência em análise em didáticaEducaçãomatemáticaEste trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre a seguinte questão: como conseguir que futuros professores de matemática de secundária (Ensino Médio) tenham as competências profissionais que os permita o desenvolvimento da avaliação das competências em matemática propostas no currículo? Na primeira parte, discorre-se, teoricamente, sobre a noção de competência. Na segunda, discute-se sobre os aspectos-chave para o desenvolvimento e avaliação de competências em matemática nos alunos de secundária (o papel da competência disciplinar e o papel da competência em análise em didática dos processos de instrução). Por último, na terceira parte, mostram-se algumas considerações sobre a possibilidade de um currículo por competências na formação de professores e sobre a importância da competência em análise em didática dos processos de instrução atríbuida em tal modelo curricular.Edições UESB2015-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/818Práxis Educacional; v. 11 n. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 17-34Práxis Educacional; Vol. 11 Núm. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 17-34Práxis Educacional; Vol. 11 No. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 17-342178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/818/693Font, VicençBreda, Adrianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:04:41Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/818Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:04:41Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competências profissionais na formação inicial de professores de matemática |
title |
Competências profissionais na formação inicial de professores de matemática |
spellingShingle |
Competências profissionais na formação inicial de professores de matemática Font, Vicenç Formação de professores Competência em análise em didática Educaçãomatemática |
title_short |
Competências profissionais na formação inicial de professores de matemática |
title_full |
Competências profissionais na formação inicial de professores de matemática |
title_fullStr |
Competências profissionais na formação inicial de professores de matemática |
title_full_unstemmed |
Competências profissionais na formação inicial de professores de matemática |
title_sort |
Competências profissionais na formação inicial de professores de matemática |
author |
Font, Vicenç |
author_facet |
Font, Vicenç Breda, Adriana |
author_role |
author |
author2 |
Breda, Adriana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Font, Vicenç Breda, Adriana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Competência em análise em didática Educaçãomatemática |
topic |
Formação de professores Competência em análise em didática Educaçãomatemática |
description |
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre a seguinte questão: como conseguir que futuros professores de matemática de secundária (Ensino Médio) tenham as competências profissionais que os permita o desenvolvimento da avaliação das competências em matemática propostas no currículo? Na primeira parte, discorre-se, teoricamente, sobre a noção de competência. Na segunda, discute-se sobre os aspectos-chave para o desenvolvimento e avaliação de competências em matemática nos alunos de secundária (o papel da competência disciplinar e o papel da competência em análise em didática dos processos de instrução). Por último, na terceira parte, mostram-se algumas considerações sobre a possibilidade de um currículo por competências na formação de professores e sobre a importância da competência em análise em didática dos processos de instrução atríbuida em tal modelo curricular. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/818 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/818 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/818/693 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 11 n. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 17-34 Práxis Educacional; Vol. 11 Núm. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 17-34 Práxis Educacional; Vol. 11 No. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 17-34 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068815974006784 |