Competências profissionais na formação inicial de professores de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Font, Vicenç
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Breda, Adriana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/818
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre a seguinte questão: como conseguir que futuros professores de matemática de secundária (Ensino Médio) tenham as competências profissionais que os permita o desenvolvimento da avaliação das competências em matemática propostas no currículo? Na primeira parte, discorre-se, teoricamente, sobre a noção de competência. Na segunda, discute-se sobre os aspectos-chave para o desenvolvimento e avaliação de competências em matemática nos alunos de secundária (o papel da competência disciplinar e o papel da competência em análise em didática dos processos de instrução). Por último, na terceira parte, mostram-se algumas considerações sobre a possibilidade de um currículo por competências na formação de professores e sobre a importância da competência em análise em didática dos processos de instrução atríbuida em tal modelo curricular.
id UESB-7_b9af67806dbadc6f2ffc9d82183a5b95
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/818
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Competências profissionais na formação inicial de professores de matemáticaFormação de professoresCompetência em análise em didáticaEducaçãomatemáticaEste trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre a seguinte questão: como conseguir que futuros professores de matemática de secundária (Ensino Médio) tenham as competências profissionais que os permita o desenvolvimento da avaliação das competências em matemática propostas no currículo? Na primeira parte, discorre-se, teoricamente, sobre a noção de competência. Na segunda, discute-se sobre os aspectos-chave para o desenvolvimento e avaliação de competências em matemática nos alunos de secundária (o papel da competência disciplinar e o papel da competência em análise em didática dos processos de instrução). Por último, na terceira parte, mostram-se algumas considerações sobre a possibilidade de um currículo por competências na formação de professores e sobre a importância da competência em análise em didática dos processos de instrução atríbuida em tal modelo curricular.Edições UESB2015-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/818Práxis Educacional; v. 11 n. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 17-34Práxis Educacional; Vol. 11 Núm. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 17-34Práxis Educacional; Vol. 11 No. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 17-342178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/818/693Font, VicençBreda, Adrianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:04:41Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/818Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:04:41Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Competências profissionais na formação inicial de professores de matemática
title Competências profissionais na formação inicial de professores de matemática
spellingShingle Competências profissionais na formação inicial de professores de matemática
Font, Vicenç
Formação de professores
Competência em análise em didática
Educaçãomatemática
title_short Competências profissionais na formação inicial de professores de matemática
title_full Competências profissionais na formação inicial de professores de matemática
title_fullStr Competências profissionais na formação inicial de professores de matemática
title_full_unstemmed Competências profissionais na formação inicial de professores de matemática
title_sort Competências profissionais na formação inicial de professores de matemática
author Font, Vicenç
author_facet Font, Vicenç
Breda, Adriana
author_role author
author2 Breda, Adriana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Font, Vicenç
Breda, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Competência em análise em didática
Educaçãomatemática
topic Formação de professores
Competência em análise em didática
Educaçãomatemática
description Este trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre a seguinte questão: como conseguir que futuros professores de matemática de secundária (Ensino Médio) tenham as competências profissionais que os permita o desenvolvimento da avaliação das competências em matemática propostas no currículo? Na primeira parte, discorre-se, teoricamente, sobre a noção de competência. Na segunda, discute-se sobre os aspectos-chave para o desenvolvimento e avaliação de competências em matemática nos alunos de secundária (o papel da competência disciplinar e o papel da competência em análise em didática dos processos de instrução). Por último, na terceira parte, mostram-se algumas considerações sobre a possibilidade de um currículo por competências na formação de professores e sobre a importância da competência em análise em didática dos processos de instrução atríbuida em tal modelo curricular.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/818
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/818
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/818/693
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 11 n. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 17-34
Práxis Educacional; Vol. 11 Núm. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 17-34
Práxis Educacional; Vol. 11 No. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 17-34
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068815974006784