Diagnóstico do Plano de Ações Articuladas: o perfil da gestão da educação municipal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barleta, Ilma de Andrade
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/842
Resumo: O objetivo deste texto é analisar os indicadores de gestão educacional presentes no diagnóstico do Plano de Ações Articuladas (PAR), para traçar o perfil da gestão dos municípios amapaenses. O foco central é a dimensão do PAR denominada de Gestão Educacional, área Gestão Democrática: articulação e desenvolvimento dos sistemas de ensino, que apresenta um conjunto de indicadores que sinalizam a possibilidade de construção da gestão democrática. Para tanto, foi realizada revisão da literatura e análise documental do PAR de municípios do Estado do Amapá. A partir disso, podemos dizer que a efetivação da gestão democrática nos sistemas de ensino dos municípios pesquisados ainda é um desafio. Isso porque a educação municipal apresentou no diagnóstico do PAR traços autoritários e centralizadores da gestão, como é o caso da: indicação política para o cargo de Diretor das unidades escolares, falta de atuação do Conselho de Alimentação Escolar, inexistência do Conselho Municipal de Educação, desestimulo à construção do Projeto Político Pedagógico e ausência de Plano Municipal de Educação.
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