Discursos em torno da gestão educacional sobre qualidade da educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/808 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo analisar discursos construídos em torno da gestão educacional para construção de uma educação de qualidade. Cabe destacar que esse texto está inserido na pesquisa intitulada “eleição para diretor de escola: democratização da gestão educacional no estado da Bahia”. A metodologia utilizada neste texto é de cunho qualitativo em que realizamos análise bibliográfica e documental. Para analisar os dados recorreremos à análise do discurso de linha francesa derivada de Michel Pêcheux, pincelada pelas ideias de Michel Foucault. Como resultados parciais podemos apontar: a) o discurso em torno da qualidade da educação perpassa vários lugares ocupados por sujeitos/instituições, porém o direcionado para a gestão como meio para alcançar a qualidade ganha destaque a partir da década de 1990; b) o sentido atribuído à gestão educacional, sobretudo a gestão democrática da educação, muda de acordo com sujeitos/instituições que o enunciam; c) a eleição para diretor de escola, apesar de ser instrumento importante na construção e consolidação da gestão democrática da educação, não se efetiva por decreto. |
id |
UESB-7_bbfffd852fa7585c3de96d9b805a13a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/808 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Discursos em torno da gestão educacional sobre qualidade da educaçãoGestão democráticaEleição para diretor de escolaQualidade da educaçãoEste artigo tem por objetivo analisar discursos construídos em torno da gestão educacional para construção de uma educação de qualidade. Cabe destacar que esse texto está inserido na pesquisa intitulada “eleição para diretor de escola: democratização da gestão educacional no estado da Bahia”. A metodologia utilizada neste texto é de cunho qualitativo em que realizamos análise bibliográfica e documental. Para analisar os dados recorreremos à análise do discurso de linha francesa derivada de Michel Pêcheux, pincelada pelas ideias de Michel Foucault. Como resultados parciais podemos apontar: a) o discurso em torno da qualidade da educação perpassa vários lugares ocupados por sujeitos/instituições, porém o direcionado para a gestão como meio para alcançar a qualidade ganha destaque a partir da década de 1990; b) o sentido atribuído à gestão educacional, sobretudo a gestão democrática da educação, muda de acordo com sujeitos/instituições que o enunciam; c) a eleição para diretor de escola, apesar de ser instrumento importante na construção e consolidação da gestão democrática da educação, não se efetiva por decreto.Edições UESB2014-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/808Práxis Educacional; v. 11 n. 18 (2015): Currículo e Diversidade; 199-218Práxis Educacional; Vol. 11 Núm. 18 (2015): Currículo e Diversidade; 199-218Práxis Educacional; Vol. 11 No. 18 (2015): Currículo e Diversidade; 199-2182178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/808/684Campos Pereira, Sandra MárciaFreire Viana, Vanusa Ruasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:03:50Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/808Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:03:50Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discursos em torno da gestão educacional sobre qualidade da educação |
title |
Discursos em torno da gestão educacional sobre qualidade da educação |
spellingShingle |
Discursos em torno da gestão educacional sobre qualidade da educação Campos Pereira, Sandra Márcia Gestão democrática Eleição para diretor de escola Qualidade da educação |
title_short |
Discursos em torno da gestão educacional sobre qualidade da educação |
title_full |
Discursos em torno da gestão educacional sobre qualidade da educação |
title_fullStr |
Discursos em torno da gestão educacional sobre qualidade da educação |
title_full_unstemmed |
Discursos em torno da gestão educacional sobre qualidade da educação |
title_sort |
Discursos em torno da gestão educacional sobre qualidade da educação |
author |
Campos Pereira, Sandra Márcia |
author_facet |
Campos Pereira, Sandra Márcia Freire Viana, Vanusa Ruas |
author_role |
author |
author2 |
Freire Viana, Vanusa Ruas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos Pereira, Sandra Márcia Freire Viana, Vanusa Ruas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão democrática Eleição para diretor de escola Qualidade da educação |
topic |
Gestão democrática Eleição para diretor de escola Qualidade da educação |
description |
Este artigo tem por objetivo analisar discursos construídos em torno da gestão educacional para construção de uma educação de qualidade. Cabe destacar que esse texto está inserido na pesquisa intitulada “eleição para diretor de escola: democratização da gestão educacional no estado da Bahia”. A metodologia utilizada neste texto é de cunho qualitativo em que realizamos análise bibliográfica e documental. Para analisar os dados recorreremos à análise do discurso de linha francesa derivada de Michel Pêcheux, pincelada pelas ideias de Michel Foucault. Como resultados parciais podemos apontar: a) o discurso em torno da qualidade da educação perpassa vários lugares ocupados por sujeitos/instituições, porém o direcionado para a gestão como meio para alcançar a qualidade ganha destaque a partir da década de 1990; b) o sentido atribuído à gestão educacional, sobretudo a gestão democrática da educação, muda de acordo com sujeitos/instituições que o enunciam; c) a eleição para diretor de escola, apesar de ser instrumento importante na construção e consolidação da gestão democrática da educação, não se efetiva por decreto. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/808 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/808 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/808/684 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 11 n. 18 (2015): Currículo e Diversidade; 199-218 Práxis Educacional; Vol. 11 Núm. 18 (2015): Currículo e Diversidade; 199-218 Práxis Educacional; Vol. 11 No. 18 (2015): Currículo e Diversidade; 199-218 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068815959326720 |