Discursos em torno da gestão educacional sobre qualidade da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos Pereira, Sandra Márcia
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Freire Viana, Vanusa Ruas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/808
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar discursos construídos em torno da gestão educacional para construção de uma educação de qualidade. Cabe destacar que esse texto está inserido na pesquisa intitulada “eleição para diretor de escola: democratização da gestão educacional no estado da Bahia”. A metodologia utilizada neste texto é de cunho qualitativo em que realizamos análise bibliográfica e documental. Para analisar os dados recorreremos à análise do discurso de linha francesa derivada de Michel Pêcheux, pincelada pelas ideias de Michel Foucault. Como resultados parciais podemos apontar: a) o discurso em torno da qualidade da educação perpassa vários lugares ocupados por sujeitos/instituições, porém o direcionado para a gestão como meio para alcançar a qualidade ganha destaque a partir da década de 1990; b) o sentido atribuído à gestão educacional, sobretudo a gestão democrática da educação, muda de acordo com sujeitos/instituições que o enunciam; c) a eleição para diretor de escola, apesar de ser instrumento importante na construção e consolidação da gestão democrática da educação, não se efetiva por decreto.
id UESB-7_bbfffd852fa7585c3de96d9b805a13a8
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/808
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Discursos em torno da gestão educacional sobre qualidade da educaçãoGestão democráticaEleição para diretor de escolaQualidade da educaçãoEste artigo tem por objetivo analisar discursos construídos em torno da gestão educacional para construção de uma educação de qualidade. Cabe destacar que esse texto está inserido na pesquisa intitulada “eleição para diretor de escola: democratização da gestão educacional no estado da Bahia”. A metodologia utilizada neste texto é de cunho qualitativo em que realizamos análise bibliográfica e documental. Para analisar os dados recorreremos à análise do discurso de linha francesa derivada de Michel Pêcheux, pincelada pelas ideias de Michel Foucault. Como resultados parciais podemos apontar: a) o discurso em torno da qualidade da educação perpassa vários lugares ocupados por sujeitos/instituições, porém o direcionado para a gestão como meio para alcançar a qualidade ganha destaque a partir da década de 1990; b) o sentido atribuído à gestão educacional, sobretudo a gestão democrática da educação, muda de acordo com sujeitos/instituições que o enunciam; c) a eleição para diretor de escola, apesar de ser instrumento importante na construção e consolidação da gestão democrática da educação, não se efetiva por decreto.Edições UESB2014-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/808Práxis Educacional; v. 11 n. 18 (2015): Currículo e Diversidade; 199-218Práxis Educacional; Vol. 11 Núm. 18 (2015): Currículo e Diversidade; 199-218Práxis Educacional; Vol. 11 No. 18 (2015): Currículo e Diversidade; 199-2182178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/808/684Campos Pereira, Sandra MárciaFreire Viana, Vanusa Ruasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:03:50Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/808Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:03:50Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Discursos em torno da gestão educacional sobre qualidade da educação
title Discursos em torno da gestão educacional sobre qualidade da educação
spellingShingle Discursos em torno da gestão educacional sobre qualidade da educação
Campos Pereira, Sandra Márcia
Gestão democrática
Eleição para diretor de escola
Qualidade da educação
title_short Discursos em torno da gestão educacional sobre qualidade da educação
title_full Discursos em torno da gestão educacional sobre qualidade da educação
title_fullStr Discursos em torno da gestão educacional sobre qualidade da educação
title_full_unstemmed Discursos em torno da gestão educacional sobre qualidade da educação
title_sort Discursos em torno da gestão educacional sobre qualidade da educação
author Campos Pereira, Sandra Márcia
author_facet Campos Pereira, Sandra Márcia
Freire Viana, Vanusa Ruas
author_role author
author2 Freire Viana, Vanusa Ruas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos Pereira, Sandra Márcia
Freire Viana, Vanusa Ruas
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Eleição para diretor de escola
Qualidade da educação
topic Gestão democrática
Eleição para diretor de escola
Qualidade da educação
description Este artigo tem por objetivo analisar discursos construídos em torno da gestão educacional para construção de uma educação de qualidade. Cabe destacar que esse texto está inserido na pesquisa intitulada “eleição para diretor de escola: democratização da gestão educacional no estado da Bahia”. A metodologia utilizada neste texto é de cunho qualitativo em que realizamos análise bibliográfica e documental. Para analisar os dados recorreremos à análise do discurso de linha francesa derivada de Michel Pêcheux, pincelada pelas ideias de Michel Foucault. Como resultados parciais podemos apontar: a) o discurso em torno da qualidade da educação perpassa vários lugares ocupados por sujeitos/instituições, porém o direcionado para a gestão como meio para alcançar a qualidade ganha destaque a partir da década de 1990; b) o sentido atribuído à gestão educacional, sobretudo a gestão democrática da educação, muda de acordo com sujeitos/instituições que o enunciam; c) a eleição para diretor de escola, apesar de ser instrumento importante na construção e consolidação da gestão democrática da educação, não se efetiva por decreto.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/808
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/808/684
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 11 n. 18 (2015): Currículo e Diversidade; 199-218
Práxis Educacional; Vol. 11 Núm. 18 (2015): Currículo e Diversidade; 199-218
Práxis Educacional; Vol. 11 No. 18 (2015): Currículo e Diversidade; 199-218
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068815959326720