A Educação Escolar Primária de Mulheres e Homens de Cor Negra (Rio Grande do Norte, 1931-1948)
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2831 |
Resumo: | Pensar na educação escolar primária de mulheres e homens de cor negra e de condição social pobre nascidos no Rio Grande do Norte nas décadas de 1920 e 1930 e que estudaram de 1931 a 1948, é, necessariamente, refletir sobre o direito à educação escolar primária de mulheres e homens de cor negra e de condição social pobre, que é indissociável do direito de aprender os conhecimentos escolares ensinados, bem como da equalização das oportunidades sociais na vida pessoal e profissional. O trabalho, metodologicamente, é orientado na análise do corpus documental (entrevista, principalmente) pelas teorizações de Magalhães (2014) e de Teixeira (1968 e 1978) quanto ao entendimento de escolarização e de alfabetização e de fins da educação (resultados) e dos meios (processos) em consonância com as teorias de educação de John Dewey. Em termos de conclusão, o direito à educação escolar primária das mulheres e homens de cor negra e condição social pobre, sujeitos de nossa pesquisa, circunscreveu-se, no estrito limite de uma alfabetização a um minimum, equivalentemente determinada por um processo de viver análoga às desigualdades sociais de uma condição social pobre ou de classe social pobre. Em última instância, o princípio do direito à educação disposto no conjunto das políticas estatais de ampliação de oportunidades socioeducacionais, assegurou, para umas mulheres e uns homens, o acesso à primeira educação escolar; para outras mulheres e uns homens, o prosseguimento dos estudos escolares nos níveis técnico e ginasial secundário. |
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A Educação Escolar Primária de Mulheres e Homens de Cor Negra (Rio Grande do Norte, 1931-1948)Direito à educação. Educação escolar primária. Mulheres e homens de cor negra. Rio Grande do Norte.Pensar na educação escolar primária de mulheres e homens de cor negra e de condição social pobre nascidos no Rio Grande do Norte nas décadas de 1920 e 1930 e que estudaram de 1931 a 1948, é, necessariamente, refletir sobre o direito à educação escolar primária de mulheres e homens de cor negra e de condição social pobre, que é indissociável do direito de aprender os conhecimentos escolares ensinados, bem como da equalização das oportunidades sociais na vida pessoal e profissional. O trabalho, metodologicamente, é orientado na análise do corpus documental (entrevista, principalmente) pelas teorizações de Magalhães (2014) e de Teixeira (1968 e 1978) quanto ao entendimento de escolarização e de alfabetização e de fins da educação (resultados) e dos meios (processos) em consonância com as teorias de educação de John Dewey. Em termos de conclusão, o direito à educação escolar primária das mulheres e homens de cor negra e condição social pobre, sujeitos de nossa pesquisa, circunscreveu-se, no estrito limite de uma alfabetização a um minimum, equivalentemente determinada por um processo de viver análoga às desigualdades sociais de uma condição social pobre ou de classe social pobre. Em última instância, o princípio do direito à educação disposto no conjunto das políticas estatais de ampliação de oportunidades socioeducacionais, assegurou, para umas mulheres e uns homens, o acesso à primeira educação escolar; para outras mulheres e uns homens, o prosseguimento dos estudos escolares nos níveis técnico e ginasial secundário.Edições UESB2018-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/283110.22481/praxis.v13i26.2831Práxis Educacional; v. 13 n. 26 (2017): DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação do Campo em Perspectiva Latino AmericanaPráxis Educacional; Vol. 13 Núm. 26 (2017): DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação do Campo em Perspectiva Latino AmericanaPráxis Educacional; Vol. 13 No. 26 (2017): DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação do Campo em Perspectiva Latino Americana2178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2831/3818Copyright (c) 2018 Práxis Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Marta Maria deCunha, Raíra Mércia daAlcântara, Paulo Basílio de2021-03-22T23:08:29Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2831Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:08:29Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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