Celebrando Florestan Fernandes e a questão da educação brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Amone Inacia
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/639
Resumo: O presente artigo discute a questão educacional brasileira, inserida em um contexto maior do capitalismo dependente e periférico, utilizando como enfoque básico o pensamento de Florestan Fernandes. O centro de análise foi pensar a educação em termos de formação da classe trabalhadora, com qualidade e acessibilidade, visando a possibilitar a construção de uma sociedade democrática e livre. Explica porque a educação de jovens e adultos, pensada em termos de autonomia, é incompatível com a sociedade capitalista.
id UESB-7_ced40e65fdbf0e07962eefc3d9773c73
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/639
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Celebrando Florestan Fernandes e a questão da educação brasileiraCapitalismo dependenteEnsino brasileiroEducaçãoRevolução burguesa brasileiraO presente artigo discute a questão educacional brasileira, inserida em um contexto maior do capitalismo dependente e periférico, utilizando como enfoque básico o pensamento de Florestan Fernandes. O centro de análise foi pensar a educação em termos de formação da classe trabalhadora, com qualidade e acessibilidade, visando a possibilitar a construção de uma sociedade democrática e livre. Explica porque a educação de jovens e adultos, pensada em termos de autonomia, é incompatível com a sociedade capitalista.Edições UESB2010-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/639Práxis Educacional; v. 6 n. 9 (2010): Escola Pública; 169-186Práxis Educacional; Vol. 6 Núm. 9 (2010): Escola Pública; 169-186Práxis Educacional; Vol. 6 No. 9 (2010): Escola Pública; 169-1862178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/639/529Alves, Amone Inaciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:00:34Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/639Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:00:34Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Celebrando Florestan Fernandes e a questão da educação brasileira
title Celebrando Florestan Fernandes e a questão da educação brasileira
spellingShingle Celebrando Florestan Fernandes e a questão da educação brasileira
Alves, Amone Inacia
Capitalismo dependente
Ensino brasileiro
Educação
Revolução burguesa brasileira
title_short Celebrando Florestan Fernandes e a questão da educação brasileira
title_full Celebrando Florestan Fernandes e a questão da educação brasileira
title_fullStr Celebrando Florestan Fernandes e a questão da educação brasileira
title_full_unstemmed Celebrando Florestan Fernandes e a questão da educação brasileira
title_sort Celebrando Florestan Fernandes e a questão da educação brasileira
author Alves, Amone Inacia
author_facet Alves, Amone Inacia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Amone Inacia
dc.subject.por.fl_str_mv Capitalismo dependente
Ensino brasileiro
Educação
Revolução burguesa brasileira
topic Capitalismo dependente
Ensino brasileiro
Educação
Revolução burguesa brasileira
description O presente artigo discute a questão educacional brasileira, inserida em um contexto maior do capitalismo dependente e periférico, utilizando como enfoque básico o pensamento de Florestan Fernandes. O centro de análise foi pensar a educação em termos de formação da classe trabalhadora, com qualidade e acessibilidade, visando a possibilitar a construção de uma sociedade democrática e livre. Explica porque a educação de jovens e adultos, pensada em termos de autonomia, é incompatível com a sociedade capitalista.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/639
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/639
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/639/529
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 6 n. 9 (2010): Escola Pública; 169-186
Práxis Educacional; Vol. 6 Núm. 9 (2010): Escola Pública; 169-186
Práxis Educacional; Vol. 6 No. 9 (2010): Escola Pública; 169-186
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068815411970048