Pedagogia da Alternância e Prática Educativa na Educação do Campo: experiência da Escola Família Agrícola Dom Fragoso no Ceará
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2827 |
Resumo: | A Pedagogia da Alternância é proposta escolar nos sertões de Crateús, Ceará, Brasil desde 2001com a criação da Escola Família Agrícola Dom Fragoso (EFA Dom Fragoso). É dessa experiência pedagógica que falamos. Iniciamos por fazer explanação sobre a História da Educação Brasileira no tocante à Educação Popular que por sua vez, produz a gênese da Educação do Campo. Os movimentos sociais em geral, e em seguida, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) alteram a realidade nos sertões cearenses no que diz respeito à luta pela terra e pelas escolas rurais, hoje escolas do Campo. A EFA Dom Fragoso é herdeira das lutas sociais organizadas por agricultores vinculados ao MST e à Comissão Pastoral da Terra (CPT). As articulações desses movimentos sociais com os sindicatos dos trabalhadores da agricultura, em meados de 1980, somam um todo orgânico e fazem florescer as primeiras ideias de Educação do Campo. Dentre várias experiências, como as escolas populares e as escolas do MST a EFA Dom Fragoso nasce nesse contexto e edifica particularidade. Apresentamos parte dos resultados de pesquisa realizada a partir de acompanhamento de educandos matriculados ou egressos com domicílios no ‘Assentamento Monte Alegre’, Ceará, Brasil, e que praticam a Pedagogia da Alternância com orientação dos monitores da EFA Dom Fragoso. |
id |
UESB-7_d10ca01e5d1a0a58dcfd130cd865227d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2827 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pedagogia da Alternância e Prática Educativa na Educação do Campo: experiência da Escola Família Agrícola Dom Fragoso no CearáEscola Família Agrícola Dom Fragoso. Pedagogia da alternância. Prática educativa.A Pedagogia da Alternância é proposta escolar nos sertões de Crateús, Ceará, Brasil desde 2001com a criação da Escola Família Agrícola Dom Fragoso (EFA Dom Fragoso). É dessa experiência pedagógica que falamos. Iniciamos por fazer explanação sobre a História da Educação Brasileira no tocante à Educação Popular que por sua vez, produz a gênese da Educação do Campo. Os movimentos sociais em geral, e em seguida, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) alteram a realidade nos sertões cearenses no que diz respeito à luta pela terra e pelas escolas rurais, hoje escolas do Campo. A EFA Dom Fragoso é herdeira das lutas sociais organizadas por agricultores vinculados ao MST e à Comissão Pastoral da Terra (CPT). As articulações desses movimentos sociais com os sindicatos dos trabalhadores da agricultura, em meados de 1980, somam um todo orgânico e fazem florescer as primeiras ideias de Educação do Campo. Dentre várias experiências, como as escolas populares e as escolas do MST a EFA Dom Fragoso nasce nesse contexto e edifica particularidade. Apresentamos parte dos resultados de pesquisa realizada a partir de acompanhamento de educandos matriculados ou egressos com domicílios no ‘Assentamento Monte Alegre’, Ceará, Brasil, e que praticam a Pedagogia da Alternância com orientação dos monitores da EFA Dom Fragoso.Edições UESB2018-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/282710.22481/praxis.v13i26.2827Práxis Educacional; v. 13 n. 26 (2017): DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação do Campo em Perspectiva Latino AmericanaPráxis Educacional; Vol. 13 Núm. 26 (2017): DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação do Campo em Perspectiva Latino AmericanaPráxis Educacional; Vol. 13 No. 26 (2017): DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação do Campo em Perspectiva Latino Americana2178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2827/3814Copyright (c) 2018 Práxis Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFraga, Regina Coele QueirozSousa, Jose Ribamar Furtado de2021-03-22T23:08:29Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2827Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:08:29Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia da Alternância e Prática Educativa na Educação do Campo: experiência da Escola Família Agrícola Dom Fragoso no Ceará |
title |
Pedagogia da Alternância e Prática Educativa na Educação do Campo: experiência da Escola Família Agrícola Dom Fragoso no Ceará |
spellingShingle |
Pedagogia da Alternância e Prática Educativa na Educação do Campo: experiência da Escola Família Agrícola Dom Fragoso no Ceará Fraga, Regina Coele Queiroz Escola Família Agrícola Dom Fragoso. Pedagogia da alternância. Prática educativa. |
title_short |
Pedagogia da Alternância e Prática Educativa na Educação do Campo: experiência da Escola Família Agrícola Dom Fragoso no Ceará |
title_full |
Pedagogia da Alternância e Prática Educativa na Educação do Campo: experiência da Escola Família Agrícola Dom Fragoso no Ceará |
title_fullStr |
Pedagogia da Alternância e Prática Educativa na Educação do Campo: experiência da Escola Família Agrícola Dom Fragoso no Ceará |
title_full_unstemmed |
Pedagogia da Alternância e Prática Educativa na Educação do Campo: experiência da Escola Família Agrícola Dom Fragoso no Ceará |
title_sort |
Pedagogia da Alternância e Prática Educativa na Educação do Campo: experiência da Escola Família Agrícola Dom Fragoso no Ceará |
author |
Fraga, Regina Coele Queiroz |
author_facet |
Fraga, Regina Coele Queiroz Sousa, Jose Ribamar Furtado de |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Jose Ribamar Furtado de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fraga, Regina Coele Queiroz Sousa, Jose Ribamar Furtado de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Família Agrícola Dom Fragoso. Pedagogia da alternância. Prática educativa. |
topic |
Escola Família Agrícola Dom Fragoso. Pedagogia da alternância. Prática educativa. |
description |
A Pedagogia da Alternância é proposta escolar nos sertões de Crateús, Ceará, Brasil desde 2001com a criação da Escola Família Agrícola Dom Fragoso (EFA Dom Fragoso). É dessa experiência pedagógica que falamos. Iniciamos por fazer explanação sobre a História da Educação Brasileira no tocante à Educação Popular que por sua vez, produz a gênese da Educação do Campo. Os movimentos sociais em geral, e em seguida, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) alteram a realidade nos sertões cearenses no que diz respeito à luta pela terra e pelas escolas rurais, hoje escolas do Campo. A EFA Dom Fragoso é herdeira das lutas sociais organizadas por agricultores vinculados ao MST e à Comissão Pastoral da Terra (CPT). As articulações desses movimentos sociais com os sindicatos dos trabalhadores da agricultura, em meados de 1980, somam um todo orgânico e fazem florescer as primeiras ideias de Educação do Campo. Dentre várias experiências, como as escolas populares e as escolas do MST a EFA Dom Fragoso nasce nesse contexto e edifica particularidade. Apresentamos parte dos resultados de pesquisa realizada a partir de acompanhamento de educandos matriculados ou egressos com domicílios no ‘Assentamento Monte Alegre’, Ceará, Brasil, e que praticam a Pedagogia da Alternância com orientação dos monitores da EFA Dom Fragoso. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2827 10.22481/praxis.v13i26.2827 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2827 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxis.v13i26.2827 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2827/3814 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Práxis Educacional info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Práxis Educacional |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 13 n. 26 (2017): DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação do Campo em Perspectiva Latino Americana Práxis Educacional; Vol. 13 Núm. 26 (2017): DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação do Campo em Perspectiva Latino Americana Práxis Educacional; Vol. 13 No. 26 (2017): DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação do Campo em Perspectiva Latino Americana 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068816552820736 |