Pedagogia da Alternância e Prática Educativa na Educação do Campo: experiência da Escola Família Agrícola Dom Fragoso no Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fraga, Regina Coele Queiroz
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sousa, Jose Ribamar Furtado de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2827
Resumo: A Pedagogia da Alternância é proposta escolar nos sertões de Crateús, Ceará, Brasil desde 2001com a criação da Escola Família Agrícola Dom Fragoso (EFA Dom Fragoso). É dessa experiência pedagógica que falamos. Iniciamos por fazer explanação sobre a História da Educação Brasileira no tocante à Educação Popular que por sua vez, produz a gênese da Educação do Campo. Os movimentos sociais em geral, e em seguida, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) alteram a realidade nos sertões cearenses no que diz respeito à luta pela terra e pelas escolas rurais, hoje escolas do Campo. A EFA Dom Fragoso é herdeira das lutas sociais organizadas por agricultores vinculados ao MST e à Comissão Pastoral da Terra (CPT). As articulações desses movimentos sociais com os sindicatos dos trabalhadores da agricultura, em meados de 1980, somam um todo orgânico e fazem florescer as primeiras ideias de Educação do Campo. Dentre várias experiências, como as escolas populares e as escolas do MST a EFA Dom Fragoso nasce nesse contexto e edifica particularidade. Apresentamos parte dos resultados de pesquisa realizada a partir de acompanhamento de educandos matriculados ou egressos com domicílios no ‘Assentamento Monte Alegre’, Ceará, Brasil, e que praticam a Pedagogia da Alternância com orientação dos monitores da EFA Dom Fragoso.
id UESB-7_d10ca01e5d1a0a58dcfd130cd865227d
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2827
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Pedagogia da Alternância e Prática Educativa na Educação do Campo: experiência da Escola Família Agrícola Dom Fragoso no CearáEscola Família Agrícola Dom Fragoso. Pedagogia da alternância. Prática educativa.A Pedagogia da Alternância é proposta escolar nos sertões de Crateús, Ceará, Brasil desde 2001com a criação da Escola Família Agrícola Dom Fragoso (EFA Dom Fragoso). É dessa experiência pedagógica que falamos. Iniciamos por fazer explanação sobre a História da Educação Brasileira no tocante à Educação Popular que por sua vez, produz a gênese da Educação do Campo. Os movimentos sociais em geral, e em seguida, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) alteram a realidade nos sertões cearenses no que diz respeito à luta pela terra e pelas escolas rurais, hoje escolas do Campo. A EFA Dom Fragoso é herdeira das lutas sociais organizadas por agricultores vinculados ao MST e à Comissão Pastoral da Terra (CPT). As articulações desses movimentos sociais com os sindicatos dos trabalhadores da agricultura, em meados de 1980, somam um todo orgânico e fazem florescer as primeiras ideias de Educação do Campo. Dentre várias experiências, como as escolas populares e as escolas do MST a EFA Dom Fragoso nasce nesse contexto e edifica particularidade. Apresentamos parte dos resultados de pesquisa realizada a partir de acompanhamento de educandos matriculados ou egressos com domicílios no ‘Assentamento Monte Alegre’, Ceará, Brasil, e que praticam a Pedagogia da Alternância com orientação dos monitores da EFA Dom Fragoso.Edições UESB2018-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/282710.22481/praxis.v13i26.2827Práxis Educacional; v. 13 n. 26 (2017): DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação do Campo em Perspectiva Latino AmericanaPráxis Educacional; Vol. 13 Núm. 26 (2017): DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação do Campo em Perspectiva Latino AmericanaPráxis Educacional; Vol. 13 No. 26 (2017): DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação do Campo em Perspectiva Latino Americana2178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2827/3814Copyright (c) 2018 Práxis Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFraga, Regina Coele QueirozSousa, Jose Ribamar Furtado de2021-03-22T23:08:29Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2827Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:08:29Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia da Alternância e Prática Educativa na Educação do Campo: experiência da Escola Família Agrícola Dom Fragoso no Ceará
title Pedagogia da Alternância e Prática Educativa na Educação do Campo: experiência da Escola Família Agrícola Dom Fragoso no Ceará
spellingShingle Pedagogia da Alternância e Prática Educativa na Educação do Campo: experiência da Escola Família Agrícola Dom Fragoso no Ceará
Fraga, Regina Coele Queiroz
Escola Família Agrícola Dom Fragoso. Pedagogia da alternância. Prática educativa.
title_short Pedagogia da Alternância e Prática Educativa na Educação do Campo: experiência da Escola Família Agrícola Dom Fragoso no Ceará
title_full Pedagogia da Alternância e Prática Educativa na Educação do Campo: experiência da Escola Família Agrícola Dom Fragoso no Ceará
title_fullStr Pedagogia da Alternância e Prática Educativa na Educação do Campo: experiência da Escola Família Agrícola Dom Fragoso no Ceará
title_full_unstemmed Pedagogia da Alternância e Prática Educativa na Educação do Campo: experiência da Escola Família Agrícola Dom Fragoso no Ceará
title_sort Pedagogia da Alternância e Prática Educativa na Educação do Campo: experiência da Escola Família Agrícola Dom Fragoso no Ceará
author Fraga, Regina Coele Queiroz
author_facet Fraga, Regina Coele Queiroz
Sousa, Jose Ribamar Furtado de
author_role author
author2 Sousa, Jose Ribamar Furtado de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fraga, Regina Coele Queiroz
Sousa, Jose Ribamar Furtado de
dc.subject.por.fl_str_mv Escola Família Agrícola Dom Fragoso. Pedagogia da alternância. Prática educativa.
topic Escola Família Agrícola Dom Fragoso. Pedagogia da alternância. Prática educativa.
description A Pedagogia da Alternância é proposta escolar nos sertões de Crateús, Ceará, Brasil desde 2001com a criação da Escola Família Agrícola Dom Fragoso (EFA Dom Fragoso). É dessa experiência pedagógica que falamos. Iniciamos por fazer explanação sobre a História da Educação Brasileira no tocante à Educação Popular que por sua vez, produz a gênese da Educação do Campo. Os movimentos sociais em geral, e em seguida, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) alteram a realidade nos sertões cearenses no que diz respeito à luta pela terra e pelas escolas rurais, hoje escolas do Campo. A EFA Dom Fragoso é herdeira das lutas sociais organizadas por agricultores vinculados ao MST e à Comissão Pastoral da Terra (CPT). As articulações desses movimentos sociais com os sindicatos dos trabalhadores da agricultura, em meados de 1980, somam um todo orgânico e fazem florescer as primeiras ideias de Educação do Campo. Dentre várias experiências, como as escolas populares e as escolas do MST a EFA Dom Fragoso nasce nesse contexto e edifica particularidade. Apresentamos parte dos resultados de pesquisa realizada a partir de acompanhamento de educandos matriculados ou egressos com domicílios no ‘Assentamento Monte Alegre’, Ceará, Brasil, e que praticam a Pedagogia da Alternância com orientação dos monitores da EFA Dom Fragoso.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2827
10.22481/praxis.v13i26.2827
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2827
identifier_str_mv 10.22481/praxis.v13i26.2827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2827/3814
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Práxis Educacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Práxis Educacional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 13 n. 26 (2017): DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação do Campo em Perspectiva Latino Americana
Práxis Educacional; Vol. 13 Núm. 26 (2017): DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação do Campo em Perspectiva Latino Americana
Práxis Educacional; Vol. 13 No. 26 (2017): DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação do Campo em Perspectiva Latino Americana
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068816552820736