O surgimento da educação infantil na história das políticas públicas para a criança no brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes da Silva, Carmem Virgínia
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Francischini, Rosângela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/699
Resumo: Este trabalho tem a finalidade de refletir a respeito da história da assistência para a criança no Brasil, com ênfase no surgimento das políticas públicas para a Educação Infantil. Optamos pelos métodos compreensivos e históricos, cujo objetivo consiste em colocar em evidência determinados acontecimentos e posicionamentos diante deles, considerando que o passado tem forte influência sobre os fenômenos atuais. O percurso histórico foi possível pela realização de análise de textos e análise documental, desde o século XVI, quando não havia uma atenção especial para a criança nos primeiros anos de vida, até o momento atual em que temos uma legislação considerada avançada, que norteia as práticas relacionadas à educação dessas crianças. Consideramos que, apesar do avanço nas discussões sobre a Educação Infantil, muito precisa ser feito para diminuir a distância entre a legislação e a realidade.
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