PEDAGOGIA DAS CANOAS: MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DAS MULHERES NEGRAS DA VILA DO CARMO DO MACACOARI-AP

Bibliographic Details
Main Author: Almeida, Maria das Dores do Rosário
Publication Date: 2020
Other Authors: Custódio, Elivaldo Serrão
Format: Article
Language: por
Source: Práxis Educacional (Online)
Download full: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6252
Summary: Neste artigo, procurou-se compartilhar a Metodologia das Canoas, como possibilidade de (re)construir histórias e memórias esquecidas das mulheres negras da Vila do Carmo do Macacoari-AP nas historiografias e (re)contar novas histórias a partir de experiências de vida. Com base nos métodos qualitativo, descritivo (análise documental) e de pesquisa bibliográfica, tendo como referência a pesquisa-ação, abordaram-se as premissas da metodologia e descreveu-se também o caminho percorrido para estruturar as suas fases e interfases. Concluiu-se que a Metodologia das Canoas é uma ferramenta que pode ser aplicada em estudos científicos para desvelar sujeitos anônimos que vivenciaram histórias de suas comunidades, assim como contribuir para a preservação da memória de grupos, povos e comunidades tradicionais excluídos das historiografias.
id UESB-7_d2c337f09fa42aec3b2edfa92c5759da
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6252
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling PEDAGOGIA DAS CANOAS: MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DAS MULHERES NEGRAS DA VILA DO CARMO DO MACACOARI-APPEDAGOGY OF CANOE: MEMORIES AND STORIES OF BLACK WOMEN FROM VILA DO CARMO DO MACACOARI-APPEDAGOGÍA DE LA CANOA: MEMORIAS Y HISTORIAS DE MUJERES NEGRAS DE VILA DO CARMO DO MACACOARI-APMemória e história Mulheres negras amazônicasPedagogia das canoasMemoria e historiaMujeres negras amazónicasPedagogía de canoasMemory and history.Amazonian black womenCanoes pedagogyNeste artigo, procurou-se compartilhar a Metodologia das Canoas, como possibilidade de (re)construir histórias e memórias esquecidas das mulheres negras da Vila do Carmo do Macacoari-AP nas historiografias e (re)contar novas histórias a partir de experiências de vida. Com base nos métodos qualitativo, descritivo (análise documental) e de pesquisa bibliográfica, tendo como referência a pesquisa-ação, abordaram-se as premissas da metodologia e descreveu-se também o caminho percorrido para estruturar as suas fases e interfases. Concluiu-se que a Metodologia das Canoas é uma ferramenta que pode ser aplicada em estudos científicos para desvelar sujeitos anônimos que vivenciaram histórias de suas comunidades, assim como contribuir para a preservação da memória de grupos, povos e comunidades tradicionais excluídos das historiografias.En este artículo, tratamos de compartir la Metodología de Canoas, como una posibilidad de (re) construir historias y recuerdos olvidados de mujeres negras de Vila do Carmo do Macacoari-AP en historiografías y (re) contar historias nuevas de experiencias de la vida. Con base en los métodos cualitativos, descriptivos (análisis documental) y de investigación bibliográfica, con referencia a la investigación en acción, se abordaron las premisas de la metodología y también se describió el camino seguido para estructurar sus fases e interfaces. Se concluyó que la Metodología de Canoas es una herramienta que puede aplicarse en estudios científicos para revelar sujetos anónimos que han experimentado historias de sus comunidades, además de contribuir a la preservación de la memoria de grupos, pueblos y comunidades tradicionales excluidos de las historiografías.In this article, we tried to share the Canoas Methodology, as a possibility to (re) build forgotten histories and memories of black women from Vila do Carmo do Macacoari-AP in historiographies and (re) telling new stories from life experiences. Based on the qualitative, descriptive (documentary analysis) and bibliographic research methods, with reference to action research, the premises of the methodology were addressed and the path followed to structure its phases and interfaces was also described. It was concluded that the Canoas Methodology is a tool that can be applied in scientific studies to unveil anonymous subjects who have experienced stories from their communities, as well as contributing to the preservation of the memory of groups, peoples and traditional communities excluded from historiographies.Edições UESB2020-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/625210.22481/praxisedu.v16i42.6252Práxis Educacional; v. 16 n. 42 (2020): Educação, currículo e juventudes: dilemas e desafios atuais (out/dez); 362-381Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 42 (2020): Educação, currículo e juventudes: dilemas e desafios atuais (out/dez); 362-381Práxis Educacional; Vol. 16 No. 42 (2020): Educação, currículo e juventudes: dilemas e desafios atuais (out/dez); 362-3812178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6252/5141Copyright (c) 2020 Práxis Educacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Maria das Dores do RosárioCustódio, Elivaldo Serrão2021-03-25T04:28:02Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6252Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-25T04:28:02Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv PEDAGOGIA DAS CANOAS: MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DAS MULHERES NEGRAS DA VILA DO CARMO DO MACACOARI-AP
PEDAGOGY OF CANOE: MEMORIES AND STORIES OF BLACK WOMEN FROM VILA DO CARMO DO MACACOARI-AP
PEDAGOGÍA DE LA CANOA: MEMORIAS Y HISTORIAS DE MUJERES NEGRAS DE VILA DO CARMO DO MACACOARI-AP
title PEDAGOGIA DAS CANOAS: MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DAS MULHERES NEGRAS DA VILA DO CARMO DO MACACOARI-AP
spellingShingle PEDAGOGIA DAS CANOAS: MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DAS MULHERES NEGRAS DA VILA DO CARMO DO MACACOARI-AP
Almeida, Maria das Dores do Rosário
Memória e história
Mulheres negras amazônicas
Pedagogia das canoas
Memoria e historia
Mujeres negras amazónicas
Pedagogía de canoas
Memory and history.
Amazonian black women
Canoes pedagogy
title_short PEDAGOGIA DAS CANOAS: MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DAS MULHERES NEGRAS DA VILA DO CARMO DO MACACOARI-AP
title_full PEDAGOGIA DAS CANOAS: MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DAS MULHERES NEGRAS DA VILA DO CARMO DO MACACOARI-AP
title_fullStr PEDAGOGIA DAS CANOAS: MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DAS MULHERES NEGRAS DA VILA DO CARMO DO MACACOARI-AP
title_full_unstemmed PEDAGOGIA DAS CANOAS: MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DAS MULHERES NEGRAS DA VILA DO CARMO DO MACACOARI-AP
title_sort PEDAGOGIA DAS CANOAS: MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DAS MULHERES NEGRAS DA VILA DO CARMO DO MACACOARI-AP
author Almeida, Maria das Dores do Rosário
author_facet Almeida, Maria das Dores do Rosário
Custódio, Elivaldo Serrão
author_role author
author2 Custódio, Elivaldo Serrão
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Maria das Dores do Rosário
Custódio, Elivaldo Serrão
dc.subject.por.fl_str_mv Memória e história
Mulheres negras amazônicas
Pedagogia das canoas
Memoria e historia
Mujeres negras amazónicas
Pedagogía de canoas
Memory and history.
Amazonian black women
Canoes pedagogy
topic Memória e história
Mulheres negras amazônicas
Pedagogia das canoas
Memoria e historia
Mujeres negras amazónicas
Pedagogía de canoas
Memory and history.
Amazonian black women
Canoes pedagogy
description Neste artigo, procurou-se compartilhar a Metodologia das Canoas, como possibilidade de (re)construir histórias e memórias esquecidas das mulheres negras da Vila do Carmo do Macacoari-AP nas historiografias e (re)contar novas histórias a partir de experiências de vida. Com base nos métodos qualitativo, descritivo (análise documental) e de pesquisa bibliográfica, tendo como referência a pesquisa-ação, abordaram-se as premissas da metodologia e descreveu-se também o caminho percorrido para estruturar as suas fases e interfases. Concluiu-se que a Metodologia das Canoas é uma ferramenta que pode ser aplicada em estudos científicos para desvelar sujeitos anônimos que vivenciaram histórias de suas comunidades, assim como contribuir para a preservação da memória de grupos, povos e comunidades tradicionais excluídos das historiografias.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6252
10.22481/praxisedu.v16i42.6252
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6252
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v16i42.6252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6252/5141
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 16 n. 42 (2020): Educação, currículo e juventudes: dilemas e desafios atuais (out/dez); 362-381
Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 42 (2020): Educação, currículo e juventudes: dilemas e desafios atuais (out/dez); 362-381
Práxis Educacional; Vol. 16 No. 42 (2020): Educação, currículo e juventudes: dilemas e desafios atuais (out/dez); 362-381
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068818806210560