ESTADO, POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS FRENTE ÀS DEMANDAS DO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5060 |
Resumo: | O presente artigo objetiva analisar o Estado e sua articulação na formulação das políticas educacionais voltadas a inserção das tecnologias digitais na educação. Faz-se um convite à reflexão, no sentido de promover, a compreensão de como o capital age, junto ao Estado, no processo de modelamento das políticas educacionais aos ideais econômicos e suas demandas a conjuntura educacional em face às intencionalidades de reestruturação econômico-produtiva. Adota-se uma análise crítica da tecnologia, considerada a partir do contexto histórico vivido e no conjunto da realidade social no qual é projetada, com o intuito de problematizar sua relação direta com a produção capitalista. Reflete-se sobre a trama de consolidação das TICs na educação demonstrando que a política de inclusão digital apresenta-se como um projeto capitalista de ajuste do Estado brasileiro às pressões políticas dos países hegemônicos para o qual as novas tecnologias atuam em benefício e para promoção do capital, numa busca incessante por novas formas de se solidificar economicamente. |
id |
UESB-7_df85e922cf28f2edfbf25c85e302abb3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5060 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTADO, POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS FRENTE ÀS DEMANDAS DO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEOEstadoPolíticas EducacionaisTecnologias de Informação e Comunicação.O presente artigo objetiva analisar o Estado e sua articulação na formulação das políticas educacionais voltadas a inserção das tecnologias digitais na educação. Faz-se um convite à reflexão, no sentido de promover, a compreensão de como o capital age, junto ao Estado, no processo de modelamento das políticas educacionais aos ideais econômicos e suas demandas a conjuntura educacional em face às intencionalidades de reestruturação econômico-produtiva. Adota-se uma análise crítica da tecnologia, considerada a partir do contexto histórico vivido e no conjunto da realidade social no qual é projetada, com o intuito de problematizar sua relação direta com a produção capitalista. Reflete-se sobre a trama de consolidação das TICs na educação demonstrando que a política de inclusão digital apresenta-se como um projeto capitalista de ajuste do Estado brasileiro às pressões políticas dos países hegemônicos para o qual as novas tecnologias atuam em benefício e para promoção do capital, numa busca incessante por novas formas de se solidificar economicamente.Edições UESB2019-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/506010.22481/praxis.v15i32.5060Práxis Educacional; v. 15 n. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 378-391Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 378-391Práxis Educacional; Vol. 15 No. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 378-3912178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5060/3927Corrêa dos Prazeres, Maria SueliBatista, Ilda Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:17:52Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5060Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:17:52Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTADO, POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS FRENTE ÀS DEMANDAS DO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO |
title |
ESTADO, POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS FRENTE ÀS DEMANDAS DO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO |
spellingShingle |
ESTADO, POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS FRENTE ÀS DEMANDAS DO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO Corrêa dos Prazeres, Maria Sueli Estado Políticas Educacionais Tecnologias de Informação e Comunicação. |
title_short |
ESTADO, POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS FRENTE ÀS DEMANDAS DO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO |
title_full |
ESTADO, POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS FRENTE ÀS DEMANDAS DO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO |
title_fullStr |
ESTADO, POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS FRENTE ÀS DEMANDAS DO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO |
title_full_unstemmed |
ESTADO, POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS FRENTE ÀS DEMANDAS DO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO |
title_sort |
ESTADO, POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS FRENTE ÀS DEMANDAS DO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO |
author |
Corrêa dos Prazeres, Maria Sueli |
author_facet |
Corrêa dos Prazeres, Maria Sueli Batista, Ilda Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Batista, Ilda Gonçalves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa dos Prazeres, Maria Sueli Batista, Ilda Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estado Políticas Educacionais Tecnologias de Informação e Comunicação. |
topic |
Estado Políticas Educacionais Tecnologias de Informação e Comunicação. |
description |
O presente artigo objetiva analisar o Estado e sua articulação na formulação das políticas educacionais voltadas a inserção das tecnologias digitais na educação. Faz-se um convite à reflexão, no sentido de promover, a compreensão de como o capital age, junto ao Estado, no processo de modelamento das políticas educacionais aos ideais econômicos e suas demandas a conjuntura educacional em face às intencionalidades de reestruturação econômico-produtiva. Adota-se uma análise crítica da tecnologia, considerada a partir do contexto histórico vivido e no conjunto da realidade social no qual é projetada, com o intuito de problematizar sua relação direta com a produção capitalista. Reflete-se sobre a trama de consolidação das TICs na educação demonstrando que a política de inclusão digital apresenta-se como um projeto capitalista de ajuste do Estado brasileiro às pressões políticas dos países hegemônicos para o qual as novas tecnologias atuam em benefício e para promoção do capital, numa busca incessante por novas formas de se solidificar economicamente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5060 10.22481/praxis.v15i32.5060 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5060 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxis.v15i32.5060 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5060/3927 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 15 n. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 378-391 Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 378-391 Práxis Educacional; Vol. 15 No. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 378-391 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068817487101952 |