EDUCAÇÃO INTEGRAL EM ESCOLA PÚBLICA DE TEMPO INTEGRAL: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar Colares, Anselmo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Nayra Carvalho Oliveira, Gabriele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4376
Resumo: O objetivo deste artigo é ampliar as reflexões sobre educação integral de forma a contribuir para a compreensão – partindo do ponto de vista dos estudantes – das políticas educacionais voltadas para a ampliação da jornada escolar nas escolas públicas, analisando se estas têm corroborado para a efetivação da educação integral e emancipatória. Aqui estão sendo apresentados os resultados de uma pesquisa de iniciação científica desenvolvida no município de Santarém, estado do Pará, no ano de 2017. A metodologia compreendeu as seguintes fases: revisão de literatura; levantamento documental; observação na escola; aplicação de questionários aos estudantes. A escola pesquisada apresenta limitações em seus espaços, mesmo tendo sido planejada para o funcionamento em tempo integral. Buscou-se identificar e compreender pela percepção dos estudantes, o tempo mais prolongado que ficam na escola, as atividades/oficinas a eles ofertadas incluindo visitas externas. Fez-se uma pergunta mais abrangente sobre a escola propiciar-lhes educação integral. Os resultados revelam a importância de ouvir os estudantes, para que se sintam parte do processo, tornem-se comprometidos, participativos, curiosos, críticos. Concluímos que a proposta pedagógica da escola pesquisada pode ser enriquecida com a ampliação dos sujeitos da comunidade escolar na elaboração/revisão do projeto pedagógico uma vez que os problemas apontados são factíveis de solução e se trabalhados adequadamente, podem gerar importantes aprendizados tanto para os membros da escola quanto para as reflexões mais amplas em torno da educação integral.
id UESB-7_e266ec76c45ed001c539fa8bd3475f0d
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4376
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO INTEGRAL EM ESCOLA PÚBLICA DE TEMPO INTEGRAL: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTESEducação Integral; Educação em tempo integral; percepção de estudantes.O objetivo deste artigo é ampliar as reflexões sobre educação integral de forma a contribuir para a compreensão – partindo do ponto de vista dos estudantes – das políticas educacionais voltadas para a ampliação da jornada escolar nas escolas públicas, analisando se estas têm corroborado para a efetivação da educação integral e emancipatória. Aqui estão sendo apresentados os resultados de uma pesquisa de iniciação científica desenvolvida no município de Santarém, estado do Pará, no ano de 2017. A metodologia compreendeu as seguintes fases: revisão de literatura; levantamento documental; observação na escola; aplicação de questionários aos estudantes. A escola pesquisada apresenta limitações em seus espaços, mesmo tendo sido planejada para o funcionamento em tempo integral. Buscou-se identificar e compreender pela percepção dos estudantes, o tempo mais prolongado que ficam na escola, as atividades/oficinas a eles ofertadas incluindo visitas externas. Fez-se uma pergunta mais abrangente sobre a escola propiciar-lhes educação integral. Os resultados revelam a importância de ouvir os estudantes, para que se sintam parte do processo, tornem-se comprometidos, participativos, curiosos, críticos. Concluímos que a proposta pedagógica da escola pesquisada pode ser enriquecida com a ampliação dos sujeitos da comunidade escolar na elaboração/revisão do projeto pedagógico uma vez que os problemas apontados são factíveis de solução e se trabalhados adequadamente, podem gerar importantes aprendizados tanto para os membros da escola quanto para as reflexões mais amplas em torno da educação integral.Edições UESB2018-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/437610.22481/praxis.v14i30.4376Práxis Educacional; v. 14 n. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 312-329Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 312-329Práxis Educacional; Vol. 14 No. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 312-3292178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4376/3504http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlencar Colares, AnselmoNayra Carvalho Oliveira, Gabriele2021-03-22T23:16:40Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4376Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:16:40Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO INTEGRAL EM ESCOLA PÚBLICA DE TEMPO INTEGRAL: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES
title EDUCAÇÃO INTEGRAL EM ESCOLA PÚBLICA DE TEMPO INTEGRAL: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES
spellingShingle EDUCAÇÃO INTEGRAL EM ESCOLA PÚBLICA DE TEMPO INTEGRAL: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES
Alencar Colares, Anselmo
Educação Integral; Educação em tempo integral; percepção de estudantes.
title_short EDUCAÇÃO INTEGRAL EM ESCOLA PÚBLICA DE TEMPO INTEGRAL: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES
title_full EDUCAÇÃO INTEGRAL EM ESCOLA PÚBLICA DE TEMPO INTEGRAL: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES
title_fullStr EDUCAÇÃO INTEGRAL EM ESCOLA PÚBLICA DE TEMPO INTEGRAL: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO INTEGRAL EM ESCOLA PÚBLICA DE TEMPO INTEGRAL: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES
title_sort EDUCAÇÃO INTEGRAL EM ESCOLA PÚBLICA DE TEMPO INTEGRAL: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES
author Alencar Colares, Anselmo
author_facet Alencar Colares, Anselmo
Nayra Carvalho Oliveira, Gabriele
author_role author
author2 Nayra Carvalho Oliveira, Gabriele
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alencar Colares, Anselmo
Nayra Carvalho Oliveira, Gabriele
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Integral; Educação em tempo integral; percepção de estudantes.
topic Educação Integral; Educação em tempo integral; percepção de estudantes.
description O objetivo deste artigo é ampliar as reflexões sobre educação integral de forma a contribuir para a compreensão – partindo do ponto de vista dos estudantes – das políticas educacionais voltadas para a ampliação da jornada escolar nas escolas públicas, analisando se estas têm corroborado para a efetivação da educação integral e emancipatória. Aqui estão sendo apresentados os resultados de uma pesquisa de iniciação científica desenvolvida no município de Santarém, estado do Pará, no ano de 2017. A metodologia compreendeu as seguintes fases: revisão de literatura; levantamento documental; observação na escola; aplicação de questionários aos estudantes. A escola pesquisada apresenta limitações em seus espaços, mesmo tendo sido planejada para o funcionamento em tempo integral. Buscou-se identificar e compreender pela percepção dos estudantes, o tempo mais prolongado que ficam na escola, as atividades/oficinas a eles ofertadas incluindo visitas externas. Fez-se uma pergunta mais abrangente sobre a escola propiciar-lhes educação integral. Os resultados revelam a importância de ouvir os estudantes, para que se sintam parte do processo, tornem-se comprometidos, participativos, curiosos, críticos. Concluímos que a proposta pedagógica da escola pesquisada pode ser enriquecida com a ampliação dos sujeitos da comunidade escolar na elaboração/revisão do projeto pedagógico uma vez que os problemas apontados são factíveis de solução e se trabalhados adequadamente, podem gerar importantes aprendizados tanto para os membros da escola quanto para as reflexões mais amplas em torno da educação integral.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4376
10.22481/praxis.v14i30.4376
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4376
identifier_str_mv 10.22481/praxis.v14i30.4376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4376/3504
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 14 n. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 312-329
Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 312-329
Práxis Educacional; Vol. 14 No. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 312-329
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068816984834048