Mecânica de jogo em narrativa para apoio de alunos com dislexia: percepções de discentes e docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Jailma do Socorro Uchôa Bulhões
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Almeida, Ana Margarida Pisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8345
Resumo: Este artigo apresenta o processo de desenvolvimento e testagem de um protótipo de uma narrativa gamificada, que visa apoiar a aprendizagem de leitura de alunos com dislexia. Motivação, engajamento e aprendizagem foram os domínios medidos a partir das perspectivas dos participantes coletados por meio de escalas e entrevistas abertas. Os dados das entrevistas foram registrados em áudio após a testagem do recurso e, posteriormente, transcritos e analisados por meio da técnica análise de conteúdo. Quanto as escalas, estas foram aplicadas após a testagem. São apresentados o processo de design, destacando o framework e os princípios e estratégias de game utilizados. Os resultados principais mostram indicadores da contribuição dos elementos de jogo aplicados ao recurso para os domínios avaliados.
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spelling Mecânica de jogo em narrativa para apoio de alunos com dislexia: percepções de discentes e docentesMecánica de juego en narrativa para apoyar a estudiantes con dislexia: percepciones de alumnos y profesoresGame mechanics for storytelling to support students with dyslexia: teachers and students’ perspectivesNarrativa gamificadaMecânicas de jogoAprendentes com dislexiaNarrativa gamificadaMecánicas de juegoEstudiantes con dislexiaGamified storytellingGame mechanicsLearners with dyslexiaEste artigo apresenta o processo de desenvolvimento e testagem de um protótipo de uma narrativa gamificada, que visa apoiar a aprendizagem de leitura de alunos com dislexia. Motivação, engajamento e aprendizagem foram os domínios medidos a partir das perspectivas dos participantes coletados por meio de escalas e entrevistas abertas. Os dados das entrevistas foram registrados em áudio após a testagem do recurso e, posteriormente, transcritos e analisados por meio da técnica análise de conteúdo. Quanto as escalas, estas foram aplicadas após a testagem. São apresentados o processo de design, destacando o framework e os princípios e estratégias de game utilizados. Os resultados principais mostram indicadores da contribuição dos elementos de jogo aplicados ao recurso para os domínios avaliados.Este artículo presenta el proceso de desarrollo y prueba de un prototipo de narrativa gamificada que tiene como objetivo apoyar el aprendizaje de la lectura de estudiantes con dislexia. La motivación, el compromiso y el aprendizaje fueron los dominios medidos desde las perspectivas de los participantes recogidas a través de escalas y entrevistas abiertas. Los datos de la entrevista fueron grabados en audio después de la prueba del recurso y, posteriormente, transcritos y analizados mediante la técnica de análisis de contenido. En cuanto a las escalas, estas se aplicaron después de la prueba. Son presentados el proceso de diseño, destacando el marco, y los principios y estrategias del juego utilizados. Los principales resultados muestran indicadores de la contribución de los elementos del juego aplicados al recurso para los dominios evaluados.This paper presents the development and testing process of a gamified storytelling tool aimed to support students with dyslexia. Motivation, engagement and learning were the domains measured from the students and teachers’ perspectives, considering their feedback gathered with scales and opened interviews. Interviews were registered in audio after testing of the prototype, transcribed and analysed using the content analysis technique, and scales were also applied after testing. The design process of the gamified prototype is presented, highlighting its framework, design principles and game strategies. The main findings show that the game design elements applied to the prototype contributed to the motivation and engagement of the students and also provide indications of learning outcomes.Edições UESB2021-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/834510.22481/praxisedu.v17i45.8345Práxis Educacional; v. 17 n. 45 (2021): Dossiê: Educação e cultura digital na Covid-19 (abr/jun); 195-218Práxis Educacional; Vol. 17 Núm. 45 (2021): Dossiê: Educação e cultura digital na Covid-19 (abr/jun); 195-218Práxis Educacional; Vol. 17 No. 45 (2021): Dossiê: Educação e cultura digital na Covid-19 (abr/jun); 195-2182178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBenghttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8345/5713http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Jailma do Socorro Uchôa BulhõesAlmeida, Ana Margarida Pisco 2021-08-28T13:24:28Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/8345Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-08-28T13:24:28Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
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