NUEVOS SENTIDOS EN LA FORMACIÓN DOCENTE EN URUGUAY: EL INCIPIENTE DESARROLLO DE LO PRIVADO Y LAS ALTERACIONES DEL ETHOS MAGISTERIAL.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bordoli, Eloísa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Domínguez, Luis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4111
Resumo: Permitir o desenvolvimento de universidades privadas no Uruguai - realizado no quadro dos decretos da última ditadura cívico-militar - permitiu a instalação da formação terciária privada. Neste contexto, o artigo pretende analisar o desenvolvimento da formação privada de professores nas últimas décadas. Em particular, busca identificar e analisar o surgimento dessas ofertas, bem como os processos de resignificação dos significados da formação de professores no zeitgeist neoliberal em que se baseia a Nova Gestão Pública. Na desvalorização do público, há uma alteração nos significados na formação de professores de ensino básico, bem como no ethos do magistério que foi criado no Uruguai moderno. O foco é estabelecido em dois momentos: inicialmente, identifica-se a matriz de significado e a produção do etos em magistério articulados em torno do modelo de significantes e do trabalho integracionista vinculado à homogeneização da igualdade. Num segundo momento, investigam-se em torno das alterações dos sentidos operados na formação de professores de ensino básico como consequência das oportunidades de formação privada. Neste contexto, identificam-se as divisões e disputas de significados que se estabelecem. O trabalho heurístico é desenvolvido a partir de uma perspectiva pedagógica crítica, se baseia em algumas noções da Análise do Discurso (LACLAU; MOUFFE, 1987). Metodologicamente, trabalhamos com documentos de naturezas varias para identificar os deslocamentos de significados na formação de professores.
id UESB-7_e663e8b1d5d44f79a80f98eb7bd9dc67
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4111
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling NUEVOS SENTIDOS EN LA FORMACIÓN DOCENTE EN URUGUAY: EL INCIPIENTE DESARROLLO DE LO PRIVADO Y LAS ALTERACIONES DEL ETHOS MAGISTERIAL.Permitir o desenvolvimento de universidades privadas no Uruguai - realizado no quadro dos decretos da última ditadura cívico-militar - permitiu a instalação da formação terciária privada. Neste contexto, o artigo pretende analisar o desenvolvimento da formação privada de professores nas últimas décadas. Em particular, busca identificar e analisar o surgimento dessas ofertas, bem como os processos de resignificação dos significados da formação de professores no zeitgeist neoliberal em que se baseia a Nova Gestão Pública. Na desvalorização do público, há uma alteração nos significados na formação de professores de ensino básico, bem como no ethos do magistério que foi criado no Uruguai moderno. O foco é estabelecido em dois momentos: inicialmente, identifica-se a matriz de significado e a produção do etos em magistério articulados em torno do modelo de significantes e do trabalho integracionista vinculado à homogeneização da igualdade. Num segundo momento, investigam-se em torno das alterações dos sentidos operados na formação de professores de ensino básico como consequência das oportunidades de formação privada. Neste contexto, identificam-se as divisões e disputas de significados que se estabelecem. O trabalho heurístico é desenvolvido a partir de uma perspectiva pedagógica crítica, se baseia em algumas noções da Análise do Discurso (LACLAU; MOUFFE, 1987). Metodologicamente, trabalhamos com documentos de naturezas varias para identificar os deslocamentos de significados na formação de professores.Edições UESB2018-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/411110.22481/praxis.v14i29.4111Práxis Educacional; v. 14 n. 29 (2018): JUL/SET. DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação de Jovens e Adultos: Formação e Prática Pedagógica em Diferentes Contextos.; 245-266Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 29 (2018): JUL/SET. DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação de Jovens e Adultos: Formação e Prática Pedagógica em Diferentes Contextos.; 245-266Práxis Educacional; Vol. 14 No. 29 (2018): JUL/SET. DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação de Jovens e Adultos: Formação e Prática Pedagógica em Diferentes Contextos.; 245-2662178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4111/3363Bordoli, EloísaDomínguez, Luisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:16:00Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4111Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:16Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv NUEVOS SENTIDOS EN LA FORMACIÓN DOCENTE EN URUGUAY: EL INCIPIENTE DESARROLLO DE LO PRIVADO Y LAS ALTERACIONES DEL ETHOS MAGISTERIAL.
title NUEVOS SENTIDOS EN LA FORMACIÓN DOCENTE EN URUGUAY: EL INCIPIENTE DESARROLLO DE LO PRIVADO Y LAS ALTERACIONES DEL ETHOS MAGISTERIAL.
spellingShingle NUEVOS SENTIDOS EN LA FORMACIÓN DOCENTE EN URUGUAY: EL INCIPIENTE DESARROLLO DE LO PRIVADO Y LAS ALTERACIONES DEL ETHOS MAGISTERIAL.
Bordoli, Eloísa
title_short NUEVOS SENTIDOS EN LA FORMACIÓN DOCENTE EN URUGUAY: EL INCIPIENTE DESARROLLO DE LO PRIVADO Y LAS ALTERACIONES DEL ETHOS MAGISTERIAL.
title_full NUEVOS SENTIDOS EN LA FORMACIÓN DOCENTE EN URUGUAY: EL INCIPIENTE DESARROLLO DE LO PRIVADO Y LAS ALTERACIONES DEL ETHOS MAGISTERIAL.
title_fullStr NUEVOS SENTIDOS EN LA FORMACIÓN DOCENTE EN URUGUAY: EL INCIPIENTE DESARROLLO DE LO PRIVADO Y LAS ALTERACIONES DEL ETHOS MAGISTERIAL.
title_full_unstemmed NUEVOS SENTIDOS EN LA FORMACIÓN DOCENTE EN URUGUAY: EL INCIPIENTE DESARROLLO DE LO PRIVADO Y LAS ALTERACIONES DEL ETHOS MAGISTERIAL.
title_sort NUEVOS SENTIDOS EN LA FORMACIÓN DOCENTE EN URUGUAY: EL INCIPIENTE DESARROLLO DE LO PRIVADO Y LAS ALTERACIONES DEL ETHOS MAGISTERIAL.
author Bordoli, Eloísa
author_facet Bordoli, Eloísa
Domínguez, Luis
author_role author
author2 Domínguez, Luis
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bordoli, Eloísa
Domínguez, Luis
description Permitir o desenvolvimento de universidades privadas no Uruguai - realizado no quadro dos decretos da última ditadura cívico-militar - permitiu a instalação da formação terciária privada. Neste contexto, o artigo pretende analisar o desenvolvimento da formação privada de professores nas últimas décadas. Em particular, busca identificar e analisar o surgimento dessas ofertas, bem como os processos de resignificação dos significados da formação de professores no zeitgeist neoliberal em que se baseia a Nova Gestão Pública. Na desvalorização do público, há uma alteração nos significados na formação de professores de ensino básico, bem como no ethos do magistério que foi criado no Uruguai moderno. O foco é estabelecido em dois momentos: inicialmente, identifica-se a matriz de significado e a produção do etos em magistério articulados em torno do modelo de significantes e do trabalho integracionista vinculado à homogeneização da igualdade. Num segundo momento, investigam-se em torno das alterações dos sentidos operados na formação de professores de ensino básico como consequência das oportunidades de formação privada. Neste contexto, identificam-se as divisões e disputas de significados que se estabelecem. O trabalho heurístico é desenvolvido a partir de uma perspectiva pedagógica crítica, se baseia em algumas noções da Análise do Discurso (LACLAU; MOUFFE, 1987). Metodologicamente, trabalhamos com documentos de naturezas varias para identificar os deslocamentos de significados na formação de professores.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4111
10.22481/praxis.v14i29.4111
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4111
identifier_str_mv 10.22481/praxis.v14i29.4111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4111/3363
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 14 n. 29 (2018): JUL/SET. DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação de Jovens e Adultos: Formação e Prática Pedagógica em Diferentes Contextos.; 245-266
Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 29 (2018): JUL/SET. DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação de Jovens e Adultos: Formação e Prática Pedagógica em Diferentes Contextos.; 245-266
Práxis Educacional; Vol. 14 No. 29 (2018): JUL/SET. DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação de Jovens e Adultos: Formação e Prática Pedagógica em Diferentes Contextos.; 245-266
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068816941842432