Ensino superior na Amazônia: cooperação interinstitucional e a formação de uma escola de pensamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colares, Anselmo Alencar
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Vidal Ferreira, Maria Antonia, Imbiriba Sousa Colares, Maria Lília
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/964
Resumo: O artigo apresenta resultados preliminares de um projeto mais abrangente que estuda o Ensino superior na Amazônia Paraense: Políticas Públicas e Impactos Sociais. Contempla registros históricos do processo de interiorização da Universidade Federal do Pará, culminando com a criação da Universidade Federal do Oeste do Pará e o fortalecimento de aprendizados de parcerias interinstitucionais. Dois aspectos emergiram de maneira acentuada nas análises, os quais foram compreendidos como legados da instituição formadora para a primeira universidade federal instalada no interior da Amazônia. O primeiro diz respeito a política de descentralização da gestão no seu processo de interiorização e, o segundo, pela parceria entre a Ufopa e a Unicamp, gerando as bases para o surgimento de uma escola de pensamento assentada no materialismo histórico dialético e na pedagogia histórico critica.
id UESB-7_e8d54cba5c0b97f4a782cb542046a3b8
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/964
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Ensino superior na Amazônia: cooperação interinstitucional e a formação de uma escola de pensamentoUniversidadeAmazônia paraensePolíticas públicasO artigo apresenta resultados preliminares de um projeto mais abrangente que estuda o Ensino superior na Amazônia Paraense: Políticas Públicas e Impactos Sociais. Contempla registros históricos do processo de interiorização da Universidade Federal do Pará, culminando com a criação da Universidade Federal do Oeste do Pará e o fortalecimento de aprendizados de parcerias interinstitucionais. Dois aspectos emergiram de maneira acentuada nas análises, os quais foram compreendidos como legados da instituição formadora para a primeira universidade federal instalada no interior da Amazônia. O primeiro diz respeito a política de descentralização da gestão no seu processo de interiorização e, o segundo, pela parceria entre a Ufopa e a Unicamp, gerando as bases para o surgimento de uma escola de pensamento assentada no materialismo histórico dialético e na pedagogia histórico critica.Edições UESB2017-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/96410.22481/praxis.v13i25.964Práxis Educacional; v. 13 n. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 273-290Práxis Educacional; Vol. 13 Núm. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 273-290Práxis Educacional; Vol. 13 No. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 273-2902178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/964/823http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessColares, Anselmo AlencarVidal Ferreira, Maria AntoniaImbiriba Sousa Colares, Maria Lília2021-03-22T23:07:40Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/964Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:07:40Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino superior na Amazônia: cooperação interinstitucional e a formação de uma escola de pensamento
title Ensino superior na Amazônia: cooperação interinstitucional e a formação de uma escola de pensamento
spellingShingle Ensino superior na Amazônia: cooperação interinstitucional e a formação de uma escola de pensamento
Colares, Anselmo Alencar
Universidade
Amazônia paraense
Políticas públicas
title_short Ensino superior na Amazônia: cooperação interinstitucional e a formação de uma escola de pensamento
title_full Ensino superior na Amazônia: cooperação interinstitucional e a formação de uma escola de pensamento
title_fullStr Ensino superior na Amazônia: cooperação interinstitucional e a formação de uma escola de pensamento
title_full_unstemmed Ensino superior na Amazônia: cooperação interinstitucional e a formação de uma escola de pensamento
title_sort Ensino superior na Amazônia: cooperação interinstitucional e a formação de uma escola de pensamento
author Colares, Anselmo Alencar
author_facet Colares, Anselmo Alencar
Vidal Ferreira, Maria Antonia
Imbiriba Sousa Colares, Maria Lília
author_role author
author2 Vidal Ferreira, Maria Antonia
Imbiriba Sousa Colares, Maria Lília
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Colares, Anselmo Alencar
Vidal Ferreira, Maria Antonia
Imbiriba Sousa Colares, Maria Lília
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade
Amazônia paraense
Políticas públicas
topic Universidade
Amazônia paraense
Políticas públicas
description O artigo apresenta resultados preliminares de um projeto mais abrangente que estuda o Ensino superior na Amazônia Paraense: Políticas Públicas e Impactos Sociais. Contempla registros históricos do processo de interiorização da Universidade Federal do Pará, culminando com a criação da Universidade Federal do Oeste do Pará e o fortalecimento de aprendizados de parcerias interinstitucionais. Dois aspectos emergiram de maneira acentuada nas análises, os quais foram compreendidos como legados da instituição formadora para a primeira universidade federal instalada no interior da Amazônia. O primeiro diz respeito a política de descentralização da gestão no seu processo de interiorização e, o segundo, pela parceria entre a Ufopa e a Unicamp, gerando as bases para o surgimento de uma escola de pensamento assentada no materialismo histórico dialético e na pedagogia histórico critica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/964
10.22481/praxis.v13i25.964
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/964
identifier_str_mv 10.22481/praxis.v13i25.964
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/964/823
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 13 n. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 273-290
Práxis Educacional; Vol. 13 Núm. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 273-290
Práxis Educacional; Vol. 13 No. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 273-290
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068816531849216