Concepções docentes sobre as relações étnico-raciais em educação e a Lei 10.639/03

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Luiz Fernandes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/800
Resumo: O presente trabalho aborda a problemática dos conflitos étnico-raciais e a tensão entre igualdade e diferença nas subjetividades e nas concepções docentes diante da aplicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais em Educação e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no currículo do Ensino Básico. Com base nos referenciais teóricos de Boaventura de Souza Santos (1996 e 2006) sobre a pedagogia do conflito e a interculturalidade e de Candau (2001) sobre a perspectiva intercultural em educação, analisar-se-ão algumas concepções sobre relações étnico-raciais na educação e o estudo de história da África, expressas por docentes em debates e reflexões sobre a Lei 10.639/03, em diversos eventos ocorridos em escolas das redes pública sdo Rio de Janeiro entre 2004 e 2006.
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