HISTÓRIAS DE VIDA E FORMAÇÃO DE CUIDADORAS DE IDOSOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Mónica
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sarmento, Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8025
Resumo: Este artigo tem como objetivo refletir sobre histórias de vida de cuidadoras de idosos, enquanto método de investigação em si mesmo e como modalidade (auto)formativa em contexto profissional. Num processo de construção de histórias de vida partilhamos do rememorar de pedaços de vida individuais, que se tornam formativamente significativos para narradores, bem como para o investigador que assim pode questionar modalidades novas de concretização epistemológica. O artigo baseia-se num processo investigativo com cuidadoras de pessoas da terceira idade. O escutar as suas vozes constitui, à partida, o reconhecimento pelo valor da sua vida, o que releva a pertinência política das histórias de vida no campo pessoal, bem como da investigação enquanto manifestação do entendimento de cada sujeito como participante no processo de construção de conhecimento social. A produção oral, realizada durante a entrevista dos atores sociais que se narram, permite uma entrega do sujeito à sua própria história, enaltecendo aquela que é a sua identidade e transmitindo-a, aos poucos, ao investigador. A vida individual é uma expressão criadora que, quando tornada conhecida aos ouvidos e análise do investigador, tende a criar interpretações polissémicas e questionamentos, potenciando novas possibilidades formativas e epistemológicas. Os resultados do estudo mostraram que as histórias de vida serviram três importantes dimensões: 1) a auto consciencialização e autoformação das participantes, 2) o nosso acesso, enquanto formadoras-investigadoras, ao conhecimento das mesmas e 3) o valor epistémico das histórias de vida no campo de conhecimento de profissionais do humano.
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O escutar as suas vozes constitui, à partida, o reconhecimento pelo valor da sua vida, o que releva a pertinência política das histórias de vida no campo pessoal, bem como da investigação enquanto manifestação do entendimento de cada sujeito como participante no processo de construção de conhecimento social. A produção oral, realizada durante a entrevista dos atores sociais que se narram, permite uma entrega do sujeito à sua própria história, enaltecendo aquela que é a sua identidade e transmitindo-a, aos poucos, ao investigador. A vida individual é uma expressão criadora que, quando tornada conhecida aos ouvidos e análise do investigador, tende a criar interpretações polissémicas e questionamentos, potenciando novas possibilidades formativas e epistemológicas. Os resultados do estudo mostraram que as histórias de vida serviram três importantes dimensões: 1) a auto consciencialização e autoformação das participantes, 2) o nosso acesso, enquanto formadoras-investigadoras, ao conhecimento das mesmas e 3) o valor epistémico das histórias de vida no campo de conhecimento de profissionais do humano.This article aims to reflect on the life stories of elderly’s caregivers, as a method of investigation in itself and as a (self)training modality in a professional context. In a process of building life stories we share the memory of individual parts of life, which become formatively meaningful for narrators as well as for the researcher who can thus question new modalities of epistemological realization. The article is based on an investigative process with caregivers of elderly people. Listening to their voices constitutes, from the outset, the recognition of the value of their lives, which highlights the political relevance of life stories in the personal field, as well as of research, as a manifestation of the understanding of each subject as a participant in the process of building social knowledge. The oral production, carried out during the interview of the social actors who are narrated, allows the subject to surrender his or her own story, exalting what is his or her identity and transmitting it, little by little, to the researcher. The life of each is a creative expression that, when made known to the ears and analysis of the researcher, tends to create controversial interpretations and questionings, enhancing new formative and epistemological possibilities. The life of each is a creater expression that, when made known to the ears and analysis of the researcher, tends to create controversial interpretations and questionings, enhancing new formative and epistemological possibilities. The results of the study showed that life stories served three important dimensions: 1) the self-awareness and (self-)trainig of the participants, 2) our access, as trainer-researchers, to their knowledge and 3) the epistemic value of life stories in the field of knowledge about  professionals of human.  El presente artículo tiene por objeto reflexionar sobre las historias de vida de las cuidadoras de ancianos, como método de investigación en sí mismo y como modalidad (auto)formativa en un contexto profesional. En un proceso de construcción de historias de vida compartimos el recuerdo de trozos individuales de vida, que se vuelven formativamente significativos para los narradores así como para el investigador que puede así cuestionar nuevas modalidades de realización epistemológica. El artículo se basa en un proceso de investigación con cuidadores de personas mayores. Escuchar sus voces constituye, desde el principio, el reconocimiento del valor de su vida, lo que pone de relieve la relevancia política de las historias de vida en el ámbito personal, así como de la investigación, como manifestación de la comprensión de cada sujeto como participante en el proceso de construcción del conocimiento social. La producción oral, realizada durante la entrevista de los actores sociales que se narran, permite que el sujeto entregue su propia historia, alabando lo que es su identidad y transmitiéndolo gradualmente al investigador. La vida de cada uno es una expresión creativa que, cuando se da a conocer a los oídos y al análisis del investigador, tiende a crear interpretaciones y cuestionamientos controvertidos, potenciando nuevas posibilidades formativas y epistemológicas. Los resultados del estudio mostraron que las historias de vida servían para tres dimensiones importantes: 1) la autoconciencia y la (auto)formación de los participantes, 2) nuestro acceso, como formadores-investigadores, a su conocimiento y 3) el valor epistémico de las historias de vida en el campo del conocimiento de los profesionales humanos. .   Edições UESB2021-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/802510.22481/praxisedu.v17i44.8025Práxis Educacional; v. 17 n. 44 (2021): Dossiê: Vitalidade do sujeito e poder de formação: narrativas autobiográficas em diálogo (jan/mar); 262-281Práxis Educacional; Vol. 17 Núm. 44 (2021): Dossier: Vitalidad del sujeto y poder formativo: narrativas autobiográficas en diálogo; 262-281Práxis Educacional; Vol. 17 No. 44 (2021): Dossier: Subject vitality and training power: autobiographical narratives in dialogue; 262-2812178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8025/5522http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, MónicaSarmento, Teresa2021-03-25T04:28:43Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/8025Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-25T04:28:43Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
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