Significados da educação integral: a experiência dos professores diante da implantação do programa mais educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figuerêdo, Lívia Almeida
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: de Souza Ribeiro, Marcelo Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/745
Resumo: O presente artigo reflete sobre os significados atribuídos pelos professores à educação integral diante do contexto de implantação do Programa Mais Educação (PME). Considera-se que a experiência dos professores em contato diário com o PME é um importante constituidor dos significados atribuídos por eles à educação integral. Tais significados, por sua vez, norteiam em um movimento cíclico e dialógico os comprometimentos dos professores etnográfica, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e observação participante com professores-colaboradores pertencentes ao quadro efetivo de um colégio estadual do município de Juazeiro-BA. De modo geral, percebeuse na fala dos professores-colaboradores um conhecimento incipiente sobre a educação integral. Além disso, observou-se desarticulação e estranhamento entre os professores da escola e os monitores do PME. Sugere-se então que seja dada maior atenção às experiências que têm se desenrolado cotidianamente nos contextos escolares a partir da implantação do PME, incentivando o comprometimento dos professores com o programa e com a adoção do modelo integral de educação. Salienta-se ainda a urgência de serem mobilizadas estratégias formativas em educação integral para profissionais da educação básica.
id UESB-7_f4977da09ac42f41a4279915297a9bd3
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/745
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Significados da educação integral: a experiência dos professores diante da implantação do programa mais educaçãoEducação integralExperiênciaPolíticas públicasPrática pedagógicaSignificadosO presente artigo reflete sobre os significados atribuídos pelos professores à educação integral diante do contexto de implantação do Programa Mais Educação (PME). Considera-se que a experiência dos professores em contato diário com o PME é um importante constituidor dos significados atribuídos por eles à educação integral. Tais significados, por sua vez, norteiam em um movimento cíclico e dialógico os comprometimentos dos professores etnográfica, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e observação participante com professores-colaboradores pertencentes ao quadro efetivo de um colégio estadual do município de Juazeiro-BA. De modo geral, percebeuse na fala dos professores-colaboradores um conhecimento incipiente sobre a educação integral. Além disso, observou-se desarticulação e estranhamento entre os professores da escola e os monitores do PME. Sugere-se então que seja dada maior atenção às experiências que têm se desenrolado cotidianamente nos contextos escolares a partir da implantação do PME, incentivando o comprometimento dos professores com o programa e com a adoção do modelo integral de educação. Salienta-se ainda a urgência de serem mobilizadas estratégias formativas em educação integral para profissionais da educação básica.Edições UESB2013-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/745Práxis Educacional; v. 9 n. 15 (2013): Política e Gestão da Educação; 57-77Práxis Educacional; Vol. 9 Núm. 15 (2013): Política e Gestão da Educação; 57-77Práxis Educacional; Vol. 9 No. 15 (2013): Política e Gestão da Educação; 57-772178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/745/628Figuerêdo, Lívia Almeidade Souza Ribeiro, Marcelo Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:02:59Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/745Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:02:59Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Significados da educação integral: a experiência dos professores diante da implantação do programa mais educação
title Significados da educação integral: a experiência dos professores diante da implantação do programa mais educação
spellingShingle Significados da educação integral: a experiência dos professores diante da implantação do programa mais educação
Figuerêdo, Lívia Almeida
Educação integral
Experiência
Políticas públicas
Prática pedagógica
Significados
title_short Significados da educação integral: a experiência dos professores diante da implantação do programa mais educação
title_full Significados da educação integral: a experiência dos professores diante da implantação do programa mais educação
title_fullStr Significados da educação integral: a experiência dos professores diante da implantação do programa mais educação
title_full_unstemmed Significados da educação integral: a experiência dos professores diante da implantação do programa mais educação
title_sort Significados da educação integral: a experiência dos professores diante da implantação do programa mais educação
author Figuerêdo, Lívia Almeida
author_facet Figuerêdo, Lívia Almeida
de Souza Ribeiro, Marcelo Silva
author_role author
author2 de Souza Ribeiro, Marcelo Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figuerêdo, Lívia Almeida
de Souza Ribeiro, Marcelo Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação integral
Experiência
Políticas públicas
Prática pedagógica
Significados
topic Educação integral
Experiência
Políticas públicas
Prática pedagógica
Significados
description O presente artigo reflete sobre os significados atribuídos pelos professores à educação integral diante do contexto de implantação do Programa Mais Educação (PME). Considera-se que a experiência dos professores em contato diário com o PME é um importante constituidor dos significados atribuídos por eles à educação integral. Tais significados, por sua vez, norteiam em um movimento cíclico e dialógico os comprometimentos dos professores etnográfica, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e observação participante com professores-colaboradores pertencentes ao quadro efetivo de um colégio estadual do município de Juazeiro-BA. De modo geral, percebeuse na fala dos professores-colaboradores um conhecimento incipiente sobre a educação integral. Além disso, observou-se desarticulação e estranhamento entre os professores da escola e os monitores do PME. Sugere-se então que seja dada maior atenção às experiências que têm se desenrolado cotidianamente nos contextos escolares a partir da implantação do PME, incentivando o comprometimento dos professores com o programa e com a adoção do modelo integral de educação. Salienta-se ainda a urgência de serem mobilizadas estratégias formativas em educação integral para profissionais da educação básica.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/745
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/745
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/745/628
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 9 n. 15 (2013): Política e Gestão da Educação; 57-77
Práxis Educacional; Vol. 9 Núm. 15 (2013): Política e Gestão da Educação; 57-77
Práxis Educacional; Vol. 9 No. 15 (2013): Política e Gestão da Educação; 57-77
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068815842934784