CONTROVÉRSIAS JURÍDICAS E A PERSISTENTE DIVISÃO DO TRABALHO EM CRECHES PÚBLICAS:: O CASO DE MAUÁ/SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Sanny Silva da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Andrade, Fernanda Feliciano de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/3475
Resumo: Este artigo discute a divisão do trabalho entre professoras e auxiliares de desenvolvimento infantil em creches públicas, a partir de reflexões sobre a indissociabilidade do binômio cuidar-educar colocado em relevo nos documentos oficiais desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases de 1996. O texto problematiza os conflitos existentes entre os objetivos declarados na legislação brasileira e as práticas de atendimento em creches, onde persiste a divisão hierárquica das atribuições dos profissionais que trabalham com crianças de 0 a 3 anos. Com base em dados documentais e de campo, coletados em estudo realizado em creches do município de Mauá, região do Grande ABC Paulista, coloca-se em evidência os obstáculos jurídicos e políticos que se interpõem entre os discursos das orientações curriculares e pedagógicas oficiais e as condições necessárias para a sua concretização. Argumenta-se que a definição de regras claras que de fato eliminem as ambiguidades e controvérsias jurídicas que permitem a divisão de papéis no âmbito das instituições de educação infantil é a pedra-de-toque do propósito das políticas públicas de educação infantil de superar a dicotomia cuidar-educar e a herança assistencialista das creches brasileiras.
id UESB-7_f4b07629f8506ef314ff6f955d52a639
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/3475
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling CONTROVÉRSIAS JURÍDICAS E A PERSISTENTE DIVISÃO DO TRABALHO EM CRECHES PÚBLICAS:: O CASO DE MAUÁ/SPDivisão do trabalhoCrecheControvérsias jurídicasEste artigo discute a divisão do trabalho entre professoras e auxiliares de desenvolvimento infantil em creches públicas, a partir de reflexões sobre a indissociabilidade do binômio cuidar-educar colocado em relevo nos documentos oficiais desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases de 1996. O texto problematiza os conflitos existentes entre os objetivos declarados na legislação brasileira e as práticas de atendimento em creches, onde persiste a divisão hierárquica das atribuições dos profissionais que trabalham com crianças de 0 a 3 anos. Com base em dados documentais e de campo, coletados em estudo realizado em creches do município de Mauá, região do Grande ABC Paulista, coloca-se em evidência os obstáculos jurídicos e políticos que se interpõem entre os discursos das orientações curriculares e pedagógicas oficiais e as condições necessárias para a sua concretização. Argumenta-se que a definição de regras claras que de fato eliminem as ambiguidades e controvérsias jurídicas que permitem a divisão de papéis no âmbito das instituições de educação infantil é a pedra-de-toque do propósito das políticas públicas de educação infantil de superar a dicotomia cuidar-educar e a herança assistencialista das creches brasileiras.Edições UESB2018-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/347510.22481/praxis.v14i28.3475Práxis Educacional; v. 14 n. 28 (2018): ABR/JUN. DOSSIÊ TEMÁTICO: Políticas de Formação Docente e seus Desafios na América Latina; p.354-377.Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 28 (2018): ABR/JUN. DOSSIÊ TEMÁTICO: Políticas de Formação Docente e seus Desafios na América Latina; p.354-377.Práxis Educacional; Vol. 14 No. 28 (2018): ABR/JUN. DOSSIÊ TEMÁTICO: Políticas de Formação Docente e seus Desafios na América Latina; p.354-377.2178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/3475/2884Rosa, Sanny Silva daAndrade, Fernanda Feliciano deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:15:07Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/3475Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:15:07Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTROVÉRSIAS JURÍDICAS E A PERSISTENTE DIVISÃO DO TRABALHO EM CRECHES PÚBLICAS:: O CASO DE MAUÁ/SP
title CONTROVÉRSIAS JURÍDICAS E A PERSISTENTE DIVISÃO DO TRABALHO EM CRECHES PÚBLICAS:: O CASO DE MAUÁ/SP
spellingShingle CONTROVÉRSIAS JURÍDICAS E A PERSISTENTE DIVISÃO DO TRABALHO EM CRECHES PÚBLICAS:: O CASO DE MAUÁ/SP
Rosa, Sanny Silva da
Divisão do trabalho
Creche
Controvérsias jurídicas
title_short CONTROVÉRSIAS JURÍDICAS E A PERSISTENTE DIVISÃO DO TRABALHO EM CRECHES PÚBLICAS:: O CASO DE MAUÁ/SP
title_full CONTROVÉRSIAS JURÍDICAS E A PERSISTENTE DIVISÃO DO TRABALHO EM CRECHES PÚBLICAS:: O CASO DE MAUÁ/SP
title_fullStr CONTROVÉRSIAS JURÍDICAS E A PERSISTENTE DIVISÃO DO TRABALHO EM CRECHES PÚBLICAS:: O CASO DE MAUÁ/SP
title_full_unstemmed CONTROVÉRSIAS JURÍDICAS E A PERSISTENTE DIVISÃO DO TRABALHO EM CRECHES PÚBLICAS:: O CASO DE MAUÁ/SP
title_sort CONTROVÉRSIAS JURÍDICAS E A PERSISTENTE DIVISÃO DO TRABALHO EM CRECHES PÚBLICAS:: O CASO DE MAUÁ/SP
author Rosa, Sanny Silva da
author_facet Rosa, Sanny Silva da
Andrade, Fernanda Feliciano de
author_role author
author2 Andrade, Fernanda Feliciano de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Sanny Silva da
Andrade, Fernanda Feliciano de
dc.subject.por.fl_str_mv Divisão do trabalho
Creche
Controvérsias jurídicas
topic Divisão do trabalho
Creche
Controvérsias jurídicas
description Este artigo discute a divisão do trabalho entre professoras e auxiliares de desenvolvimento infantil em creches públicas, a partir de reflexões sobre a indissociabilidade do binômio cuidar-educar colocado em relevo nos documentos oficiais desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases de 1996. O texto problematiza os conflitos existentes entre os objetivos declarados na legislação brasileira e as práticas de atendimento em creches, onde persiste a divisão hierárquica das atribuições dos profissionais que trabalham com crianças de 0 a 3 anos. Com base em dados documentais e de campo, coletados em estudo realizado em creches do município de Mauá, região do Grande ABC Paulista, coloca-se em evidência os obstáculos jurídicos e políticos que se interpõem entre os discursos das orientações curriculares e pedagógicas oficiais e as condições necessárias para a sua concretização. Argumenta-se que a definição de regras claras que de fato eliminem as ambiguidades e controvérsias jurídicas que permitem a divisão de papéis no âmbito das instituições de educação infantil é a pedra-de-toque do propósito das políticas públicas de educação infantil de superar a dicotomia cuidar-educar e a herança assistencialista das creches brasileiras.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/3475
10.22481/praxis.v14i28.3475
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/3475
identifier_str_mv 10.22481/praxis.v14i28.3475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/3475/2884
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 14 n. 28 (2018): ABR/JUN. DOSSIÊ TEMÁTICO: Políticas de Formação Docente e seus Desafios na América Latina; p.354-377.
Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 28 (2018): ABR/JUN. DOSSIÊ TEMÁTICO: Políticas de Formação Docente e seus Desafios na América Latina; p.354-377.
Práxis Educacional; Vol. 14 No. 28 (2018): ABR/JUN. DOSSIÊ TEMÁTICO: Políticas de Formação Docente e seus Desafios na América Latina; p.354-377.
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068816906190848