REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO CONCEITO DE TEMPO POR PROFESSORES DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Crusoé, Nilma Margarida de Castro
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sampaio, Laís dos Santos, Leão Maia, Lícia de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2923
Resumo: Esse artigo tem como objetivo apresentarresultados de pesquisa sobre as representações sociais do conceito de tempo, por professores do primeiro ano do Ensino Fundamental I, de uma cidade do interior da Bahia. Foi utilizada, como aporte teórico metodológico, a Teoria das Representações Sociais, por entendermos que a forma como as professoras representam o conceito de tempo guiam a ação delas, junto às crianças, na sala de aula. Participaram do estudo quarenta e cinco professoras do primeiro ano do ensino fundamental I. Os dados foram coletados pelo Questionário de Associação Livre (Q.A.L.). Os resultados apontaram representações próximas das dimensões religiosa e econômica, evidenciando-se a presença de um conhecimento de senso comum, próximo da realidade das professoras e a ausência de conhecimento cientifico piagetiano, acerca da construção da noção de tempo, pela criança.    
id UESB-7_f7f7f78cd8f33796d3b27d63e5541863
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2923
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO CONCEITO DE TEMPO POR PROFESSORES DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL IPalavras-chave: Conceito de tempo. Ensino Fundamental I. Representação Social.Esse artigo tem como objetivo apresentarresultados de pesquisa sobre as representações sociais do conceito de tempo, por professores do primeiro ano do Ensino Fundamental I, de uma cidade do interior da Bahia. Foi utilizada, como aporte teórico metodológico, a Teoria das Representações Sociais, por entendermos que a forma como as professoras representam o conceito de tempo guiam a ação delas, junto às crianças, na sala de aula. Participaram do estudo quarenta e cinco professoras do primeiro ano do ensino fundamental I. Os dados foram coletados pelo Questionário de Associação Livre (Q.A.L.). Os resultados apontaram representações próximas das dimensões religiosa e econômica, evidenciando-se a presença de um conhecimento de senso comum, próximo da realidade das professoras e a ausência de conhecimento cientifico piagetiano, acerca da construção da noção de tempo, pela criança.    Edições UESB2018-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/292310.22481/praxis.v14i27.2923Práxis Educacional; v. 14 n. 27 (2018): JAN/MARPráxis Educacional; Vol. 14 Núm. 27 (2018): JAN/MARPráxis Educacional; Vol. 14 No. 27 (2018): JAN/MAR2178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2923/2431Copyright (c) 2018 Práxis Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCrusoé, Nilma Margarida de CastroSampaio, Laís dos SantosLeão Maia, Lícia de Souza2021-09-28T20:48:38Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2923Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-09-28T20:48:38Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO CONCEITO DE TEMPO POR PROFESSORES DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
title REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO CONCEITO DE TEMPO POR PROFESSORES DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
spellingShingle REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO CONCEITO DE TEMPO POR PROFESSORES DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Crusoé, Nilma Margarida de Castro
Palavras-chave: Conceito de tempo. Ensino Fundamental I. Representação Social.
title_short REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO CONCEITO DE TEMPO POR PROFESSORES DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
title_full REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO CONCEITO DE TEMPO POR PROFESSORES DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
title_fullStr REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO CONCEITO DE TEMPO POR PROFESSORES DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
title_full_unstemmed REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO CONCEITO DE TEMPO POR PROFESSORES DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
title_sort REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO CONCEITO DE TEMPO POR PROFESSORES DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
author Crusoé, Nilma Margarida de Castro
author_facet Crusoé, Nilma Margarida de Castro
Sampaio, Laís dos Santos
Leão Maia, Lícia de Souza
author_role author
author2 Sampaio, Laís dos Santos
Leão Maia, Lícia de Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Crusoé, Nilma Margarida de Castro
Sampaio, Laís dos Santos
Leão Maia, Lícia de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras-chave: Conceito de tempo. Ensino Fundamental I. Representação Social.
topic Palavras-chave: Conceito de tempo. Ensino Fundamental I. Representação Social.
description Esse artigo tem como objetivo apresentarresultados de pesquisa sobre as representações sociais do conceito de tempo, por professores do primeiro ano do Ensino Fundamental I, de uma cidade do interior da Bahia. Foi utilizada, como aporte teórico metodológico, a Teoria das Representações Sociais, por entendermos que a forma como as professoras representam o conceito de tempo guiam a ação delas, junto às crianças, na sala de aula. Participaram do estudo quarenta e cinco professoras do primeiro ano do ensino fundamental I. Os dados foram coletados pelo Questionário de Associação Livre (Q.A.L.). Os resultados apontaram representações próximas das dimensões religiosa e econômica, evidenciando-se a presença de um conhecimento de senso comum, próximo da realidade das professoras e a ausência de conhecimento cientifico piagetiano, acerca da construção da noção de tempo, pela criança.    
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2923
10.22481/praxis.v14i27.2923
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2923
identifier_str_mv 10.22481/praxis.v14i27.2923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2923/2431
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Práxis Educacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Práxis Educacional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 14 n. 27 (2018): JAN/MAR
Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 27 (2018): JAN/MAR
Práxis Educacional; Vol. 14 No. 27 (2018): JAN/MAR
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068816863199232