REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO CONCEITO DE TEMPO POR PROFESSORES DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2923 |
Resumo: | Esse artigo tem como objetivo apresentarresultados de pesquisa sobre as representações sociais do conceito de tempo, por professores do primeiro ano do Ensino Fundamental I, de uma cidade do interior da Bahia. Foi utilizada, como aporte teórico metodológico, a Teoria das Representações Sociais, por entendermos que a forma como as professoras representam o conceito de tempo guiam a ação delas, junto às crianças, na sala de aula. Participaram do estudo quarenta e cinco professoras do primeiro ano do ensino fundamental I. Os dados foram coletados pelo Questionário de Associação Livre (Q.A.L.). Os resultados apontaram representações próximas das dimensões religiosa e econômica, evidenciando-se a presença de um conhecimento de senso comum, próximo da realidade das professoras e a ausência de conhecimento cientifico piagetiano, acerca da construção da noção de tempo, pela criança. |
id |
UESB-7_f7f7f78cd8f33796d3b27d63e5541863 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2923 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO CONCEITO DE TEMPO POR PROFESSORES DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL IPalavras-chave: Conceito de tempo. Ensino Fundamental I. Representação Social.Esse artigo tem como objetivo apresentarresultados de pesquisa sobre as representações sociais do conceito de tempo, por professores do primeiro ano do Ensino Fundamental I, de uma cidade do interior da Bahia. Foi utilizada, como aporte teórico metodológico, a Teoria das Representações Sociais, por entendermos que a forma como as professoras representam o conceito de tempo guiam a ação delas, junto às crianças, na sala de aula. Participaram do estudo quarenta e cinco professoras do primeiro ano do ensino fundamental I. Os dados foram coletados pelo Questionário de Associação Livre (Q.A.L.). Os resultados apontaram representações próximas das dimensões religiosa e econômica, evidenciando-se a presença de um conhecimento de senso comum, próximo da realidade das professoras e a ausência de conhecimento cientifico piagetiano, acerca da construção da noção de tempo, pela criança. Edições UESB2018-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/292310.22481/praxis.v14i27.2923Práxis Educacional; v. 14 n. 27 (2018): JAN/MARPráxis Educacional; Vol. 14 Núm. 27 (2018): JAN/MARPráxis Educacional; Vol. 14 No. 27 (2018): JAN/MAR2178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2923/2431Copyright (c) 2018 Práxis Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCrusoé, Nilma Margarida de CastroSampaio, Laís dos SantosLeão Maia, Lícia de Souza2021-09-28T20:48:38Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2923Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-09-28T20:48:38Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO CONCEITO DE TEMPO POR PROFESSORES DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I |
title |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO CONCEITO DE TEMPO POR PROFESSORES DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I |
spellingShingle |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO CONCEITO DE TEMPO POR PROFESSORES DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I Crusoé, Nilma Margarida de Castro Palavras-chave: Conceito de tempo. Ensino Fundamental I. Representação Social. |
title_short |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO CONCEITO DE TEMPO POR PROFESSORES DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I |
title_full |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO CONCEITO DE TEMPO POR PROFESSORES DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I |
title_fullStr |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO CONCEITO DE TEMPO POR PROFESSORES DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I |
title_full_unstemmed |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO CONCEITO DE TEMPO POR PROFESSORES DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I |
title_sort |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO CONCEITO DE TEMPO POR PROFESSORES DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I |
author |
Crusoé, Nilma Margarida de Castro |
author_facet |
Crusoé, Nilma Margarida de Castro Sampaio, Laís dos Santos Leão Maia, Lícia de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Sampaio, Laís dos Santos Leão Maia, Lícia de Souza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Crusoé, Nilma Margarida de Castro Sampaio, Laís dos Santos Leão Maia, Lícia de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Palavras-chave: Conceito de tempo. Ensino Fundamental I. Representação Social. |
topic |
Palavras-chave: Conceito de tempo. Ensino Fundamental I. Representação Social. |
description |
Esse artigo tem como objetivo apresentarresultados de pesquisa sobre as representações sociais do conceito de tempo, por professores do primeiro ano do Ensino Fundamental I, de uma cidade do interior da Bahia. Foi utilizada, como aporte teórico metodológico, a Teoria das Representações Sociais, por entendermos que a forma como as professoras representam o conceito de tempo guiam a ação delas, junto às crianças, na sala de aula. Participaram do estudo quarenta e cinco professoras do primeiro ano do ensino fundamental I. Os dados foram coletados pelo Questionário de Associação Livre (Q.A.L.). Os resultados apontaram representações próximas das dimensões religiosa e econômica, evidenciando-se a presença de um conhecimento de senso comum, próximo da realidade das professoras e a ausência de conhecimento cientifico piagetiano, acerca da construção da noção de tempo, pela criança. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2923 10.22481/praxis.v14i27.2923 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2923 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxis.v14i27.2923 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2923/2431 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Práxis Educacional info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Práxis Educacional |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 14 n. 27 (2018): JAN/MAR Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 27 (2018): JAN/MAR Práxis Educacional; Vol. 14 No. 27 (2018): JAN/MAR 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068816863199232 |