Leitura e Biblioteca: caminhos para a libertação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lins, Ivana Aparecida Borges
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Novo, Hildenise Ferreira, Santos, José Carlos Sales dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8552
Resumo: O artigo apresenta uma abordagem compreensiva sobre leitura e biblioteca que parte da leitura de mundo mediante o contexto libertário da linguagem humana, que visa a comunicação e, principalmente, a ampliação das visões de mundo, que a princípio são individuais, mas ganham outras perspectivas quando encontram na leitura possibilidades infinitas de ampliação de conteúdos através de mundos possíveis ou visões diferentes sobre um referente (objeto) no mundo, que se amolda na medida da pessoa humana perceber e entender tal objeto através do contexto de quem fala, de quem lê e de quem escreve. No caminho da libertação pela leitura existe um texto que carrega consigo um lugar de fala, o interpretante e o interpretado se encontram nas leituras possíveis e se adequam ao contexto, ou interpretações circunstanciais. Os caminhos para esses encontros interpretativos são facilitados pelos Sistemas de Recuperação de Informação, construídos em bibliotecas para dar acesso aos itens documentais, a exemplo do livro. Esses sistemas necessitam atender a questões de acesso, mas devem levar em conta aspectos cognitivos da pessoa humana. Conclui-se que a população brasileira ainda possui dificuldade de acesso a informação que facilitará a sua vida cidadã, nesse sentido a biblioteca pública tem em sua função social a missão de ir além da preservação de acervos, ou seja, promover a difusão de informações úteis que promova sentido para uma libertação cidadã
id UESB-7_fd7869f82b481f7748b1aba31513b797
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/8552
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Leitura e Biblioteca: caminhos para a libertaçãoLectura y biblioteca: caminos hacia la liberación Reading and library: paths to liberation Leitura - Biblioteca PúblicaRepresentação da InformaçãoLeitura como Prática LibertadoraLectura - Biblioteca PúblicaRepresentación de InformaciónLa lectura como práctica liberadoraReading - Public LibraryRepresentation of the InformationReading as Emancipatory PathO artigo apresenta uma abordagem compreensiva sobre leitura e biblioteca que parte da leitura de mundo mediante o contexto libertário da linguagem humana, que visa a comunicação e, principalmente, a ampliação das visões de mundo, que a princípio são individuais, mas ganham outras perspectivas quando encontram na leitura possibilidades infinitas de ampliação de conteúdos através de mundos possíveis ou visões diferentes sobre um referente (objeto) no mundo, que se amolda na medida da pessoa humana perceber e entender tal objeto através do contexto de quem fala, de quem lê e de quem escreve. No caminho da libertação pela leitura existe um texto que carrega consigo um lugar de fala, o interpretante e o interpretado se encontram nas leituras possíveis e se adequam ao contexto, ou interpretações circunstanciais. Os caminhos para esses encontros interpretativos são facilitados pelos Sistemas de Recuperação de Informação, construídos em bibliotecas para dar acesso aos itens documentais, a exemplo do livro. Esses sistemas necessitam atender a questões de acesso, mas devem levar em conta aspectos cognitivos da pessoa humana. Conclui-se que a população brasileira ainda possui dificuldade de acesso a informação que facilitará a sua vida cidadã, nesse sentido a biblioteca pública tem em sua função social a missão de ir além da preservação de acervos, ou seja, promover a difusão de informações úteis que promova sentido para uma libertação cidadãEl artículo presenta un enfoque integral de la lectura y la biblioteca que parte de la lectura del mundo a través del contexto libertario del lenguaje humano, que tiene como objetivo la comunicación y, principalmente, la expansión de las visiones del mundo, que en un principio son individuales, pero adquieren otras perspectivas cuando en la lectura, encuentran infinitas posibilidades para expandir el contenido a través de mundos posibles o diferentes visiones de un referente (objeto) en el mundo, que se configura a sí mismo en la medida en que la persona humana percibe y comprende tal objeto a través del contexto del hablante, el lector y el que escribe. En el camino de la liberación a través de la lectura hay un texto que lleva un lugar de discurso, el interpretante y lo interpretado se encuentran en las lecturas posibles y se adaptan al contexto, o interpretaciones circunstanciales. Los caminos hacia estas reuniones interpretativas son facilitados por los Sistemas de Recuperación de Información, integrados en bibliotecas para brindar acceso a elementos documentales, como el libro. Estos sistemas deben abordar problemas de acceso, pero deben tener en cuenta los aspectos cognitivos de la persona humana. Se concluye que la población brasileña aún tiene dificultades para acceder a información que facilite su ciudadanía, en este sentido la biblioteca pública tiene en su función social la misión de ir más allá de la preservación de colecciones, es decir, promover la difusión de información útil. que promueve sentido para la liberación ciudadana This article aims to present a comprehensive approach to the act of reading and the library as the core institution in terms of the reading experience. Hence it goes through the act of reading the world and its relation with the language emancipatory contexts carried out by humanity - in which the purpose of communicating is the first interest, but it gains complexity and further perspectives as it embodies the multiple possibilities of contents provided by the experience of reading. Initially, such a perspective is stricted. As they confront different visions and understandings of the same object, new means of comprehension emerge through a combination of contexts, speakers, readers, and writers. This emancipatory path tracked by the reading experience consists of the dialogical relationship between the reader and the writer, both parting from different standpoints, but joining efforts to build possible interpretations of the texts and their circumstantial contexts. In this context, Systems of Information Recovery, mainly operated by libraries, are able to provide the access to those documentary items, i.e., a book, to the users, in this case, the readers. The article reflects the character of these systems which are designed to proved and solve access needs, but often do take into consideration cognitive aspects to succeed. Finally, it concludes that Brazilian people still find it difficult to access information that will help strengthen the citizenship environment, in this regard the Public Library is identified as the institution which can enable the social and citizenship contexts. Its mission must overcome the safeguarding of collections: it must act in order to provide and diffuse useful and relevant information that will promote the means to emancipation. Edições UESB2021-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/855210.22481/praxisedu.v17i47.8552Práxis Educacional; v. 17 n. 47 (2021): Edição Especial Comemorativa: Paulo Freire 100 anos.; 86-102Práxis Educacional; Vol. 17 Núm. 47 (2021): Edición especial conmemorativa: Paulo Freire 100 años.; 86-102Práxis Educacional; Vol. 17 No. 47 (2021): Special Commemorative Edition: Paulo Freire 100 years.; 86-1022178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8552/6116Copyright (c) 2021 Práxis Educacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLins, Ivana Aparecida Borges Novo, Hildenise Ferreira Santos, José Carlos Sales dos 2021-08-31T23:06:38Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/8552Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-08-31T23:06:38Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e Biblioteca: caminhos para a libertação
Lectura y biblioteca: caminos hacia la liberación
Reading and library: paths to liberation
title Leitura e Biblioteca: caminhos para a libertação
spellingShingle Leitura e Biblioteca: caminhos para a libertação
Lins, Ivana Aparecida Borges
Leitura - Biblioteca Pública
Representação da Informação
Leitura como Prática Libertadora
Lectura - Biblioteca Pública
Representación de Información
La lectura como práctica liberadora
Reading - Public Library
Representation of the Information
Reading as Emancipatory Path
title_short Leitura e Biblioteca: caminhos para a libertação
title_full Leitura e Biblioteca: caminhos para a libertação
title_fullStr Leitura e Biblioteca: caminhos para a libertação
title_full_unstemmed Leitura e Biblioteca: caminhos para a libertação
title_sort Leitura e Biblioteca: caminhos para a libertação
author Lins, Ivana Aparecida Borges
author_facet Lins, Ivana Aparecida Borges
Novo, Hildenise Ferreira
Santos, José Carlos Sales dos
author_role author
author2 Novo, Hildenise Ferreira
Santos, José Carlos Sales dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lins, Ivana Aparecida Borges
Novo, Hildenise Ferreira
Santos, José Carlos Sales dos
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura - Biblioteca Pública
Representação da Informação
Leitura como Prática Libertadora
Lectura - Biblioteca Pública
Representación de Información
La lectura como práctica liberadora
Reading - Public Library
Representation of the Information
Reading as Emancipatory Path
topic Leitura - Biblioteca Pública
Representação da Informação
Leitura como Prática Libertadora
Lectura - Biblioteca Pública
Representación de Información
La lectura como práctica liberadora
Reading - Public Library
Representation of the Information
Reading as Emancipatory Path
description O artigo apresenta uma abordagem compreensiva sobre leitura e biblioteca que parte da leitura de mundo mediante o contexto libertário da linguagem humana, que visa a comunicação e, principalmente, a ampliação das visões de mundo, que a princípio são individuais, mas ganham outras perspectivas quando encontram na leitura possibilidades infinitas de ampliação de conteúdos através de mundos possíveis ou visões diferentes sobre um referente (objeto) no mundo, que se amolda na medida da pessoa humana perceber e entender tal objeto através do contexto de quem fala, de quem lê e de quem escreve. No caminho da libertação pela leitura existe um texto que carrega consigo um lugar de fala, o interpretante e o interpretado se encontram nas leituras possíveis e se adequam ao contexto, ou interpretações circunstanciais. Os caminhos para esses encontros interpretativos são facilitados pelos Sistemas de Recuperação de Informação, construídos em bibliotecas para dar acesso aos itens documentais, a exemplo do livro. Esses sistemas necessitam atender a questões de acesso, mas devem levar em conta aspectos cognitivos da pessoa humana. Conclui-se que a população brasileira ainda possui dificuldade de acesso a informação que facilitará a sua vida cidadã, nesse sentido a biblioteca pública tem em sua função social a missão de ir além da preservação de acervos, ou seja, promover a difusão de informações úteis que promova sentido para uma libertação cidadã
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8552
10.22481/praxisedu.v17i47.8552
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8552
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v17i47.8552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8552/6116
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 17 n. 47 (2021): Edição Especial Comemorativa: Paulo Freire 100 anos.; 86-102
Práxis Educacional; Vol. 17 Núm. 47 (2021): Edición especial conmemorativa: Paulo Freire 100 años.; 86-102
Práxis Educacional; Vol. 17 No. 47 (2021): Special Commemorative Edition: Paulo Freire 100 years.; 86-102
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068820313014272