POR QUE, PARA MANIPULAR A REALIDADE, PRECISAMOS REDUZI-LA?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6909 |
Resumo: | É difícil exagerar a importância deste “pressuposto ontológico e epistemológico”, que está na alma da ciência eurocêntrica positivista, agressivamente reducionista (ao “lógico-experimental” e materialista), frontalmente seletiva (“ditadura do método” – só é real o que cabe no método). No entanto, também é difícil exagerar a importância desta visão modernista da ciência, uma das responsáveis mais contundentes do êxito tecnológico ocidental, um êxito que torna o questionamento do positivismo empreitada desafiadora. Levemos em conta que a tecnologia digital reedita, com contundência sem precedentes, o etos linear, sequencial, formal da ciência modernista, em contexto de eficiência superlativa: computador é máquina formidável (“superinteligente”), a ponto de poder, segundo muitos, suplantar em inteligência a inteligência humana. |
id |
UESB-7_ff1245a60d23d71e3fbd741409f6ada4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6909 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
POR QUE, PARA MANIPULAR A REALIDADE, PRECISAMOS REDUZI-LA?¿POR QUÉ, PARA MANIPULAR LA REALIDAD, NECESITAMOS REDUCIRLA?WHY, TO MANIPULATE REALITY, DO WE NEED TO REDUCE IT?ManipulaçãoHumanidadeRealidadeManipulaciónHumanidadRealidadManipulationHumanityRealityÉ difícil exagerar a importância deste “pressuposto ontológico e epistemológico”, que está na alma da ciência eurocêntrica positivista, agressivamente reducionista (ao “lógico-experimental” e materialista), frontalmente seletiva (“ditadura do método” – só é real o que cabe no método). No entanto, também é difícil exagerar a importância desta visão modernista da ciência, uma das responsáveis mais contundentes do êxito tecnológico ocidental, um êxito que torna o questionamento do positivismo empreitada desafiadora. Levemos em conta que a tecnologia digital reedita, com contundência sem precedentes, o etos linear, sequencial, formal da ciência modernista, em contexto de eficiência superlativa: computador é máquina formidável (“superinteligente”), a ponto de poder, segundo muitos, suplantar em inteligência a inteligência humana.It is difficult to exaggerate the importance of this “ontological and epistemological assumption”, which is at the heart of positively focused, aggressively reductionist (to the “logical- experimental” and materialistic) Eurocentric science (“method dictatorship” - only what is appropriate is real) Full name). However, it is also difficult to overstate the importance of this modernist view of science, one of the most striking responsible for Western technological success, a success that makes challenging the positivism of the enterprise challenging. Let us take into account that digital technology reissues, with unprecedented forcefulness, the linear, sequential, formal ethos of modernist science, in a context of superlative efficiency: computer is a formidable machine (“superintelligent”), to the point of being able, according to many, to supplant in intelligence the human intelligence.Es difícil exagerar la importancia de esta "suposición ontológica y epistemológica", que está en el corazón de la ciencia eurocéntrica ("dictadura del método") positivamente negativa, agresivamente reduccionista (a la "lógica-experimental" y materialista). que se ajusta al método). Sin embargo, también es difícil exagerar la importancia de esta visión modernista de la ciencia, uno de los responsables más llamativos del éxito tecnológico occidental, un éxito que hace desafiar el positivismo de la empresa. Tengamos en cuenta que la tecnología digital reedita, con una contundencia sin precedentes, el ethos lineal, secuencial y formal de la ciencia modernista, en un contexto de eficiencia superlativa: la computadora es una máquina formidable ("superinteligente"), hasta el punto de poder, según muchos, suplantar en inteligencia la inteligencia humana.Edições UESB2020-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/690910.22481/praxisedu.v16i40.6909Práxis Educacional; v. 16 n. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 457-474Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 457-474Práxis Educacional; Vol. 16 No. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 457-4742178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6909/4815Demo, Pedroda Silva, Renan Antônioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:22:11Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6909Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:22:11Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POR QUE, PARA MANIPULAR A REALIDADE, PRECISAMOS REDUZI-LA? ¿POR QUÉ, PARA MANIPULAR LA REALIDAD, NECESITAMOS REDUCIRLA? WHY, TO MANIPULATE REALITY, DO WE NEED TO REDUCE IT? |
title |
POR QUE, PARA MANIPULAR A REALIDADE, PRECISAMOS REDUZI-LA? |
spellingShingle |
POR QUE, PARA MANIPULAR A REALIDADE, PRECISAMOS REDUZI-LA? Demo, Pedro Manipulação Humanidade Realidade Manipulación Humanidad Realidad Manipulation Humanity Reality |
title_short |
POR QUE, PARA MANIPULAR A REALIDADE, PRECISAMOS REDUZI-LA? |
title_full |
POR QUE, PARA MANIPULAR A REALIDADE, PRECISAMOS REDUZI-LA? |
title_fullStr |
POR QUE, PARA MANIPULAR A REALIDADE, PRECISAMOS REDUZI-LA? |
title_full_unstemmed |
POR QUE, PARA MANIPULAR A REALIDADE, PRECISAMOS REDUZI-LA? |
title_sort |
POR QUE, PARA MANIPULAR A REALIDADE, PRECISAMOS REDUZI-LA? |
author |
Demo, Pedro |
author_facet |
Demo, Pedro da Silva, Renan Antônio |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Renan Antônio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Demo, Pedro da Silva, Renan Antônio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Manipulação Humanidade Realidade Manipulación Humanidad Realidad Manipulation Humanity Reality |
topic |
Manipulação Humanidade Realidade Manipulación Humanidad Realidad Manipulation Humanity Reality |
description |
É difícil exagerar a importância deste “pressuposto ontológico e epistemológico”, que está na alma da ciência eurocêntrica positivista, agressivamente reducionista (ao “lógico-experimental” e materialista), frontalmente seletiva (“ditadura do método” – só é real o que cabe no método). No entanto, também é difícil exagerar a importância desta visão modernista da ciência, uma das responsáveis mais contundentes do êxito tecnológico ocidental, um êxito que torna o questionamento do positivismo empreitada desafiadora. Levemos em conta que a tecnologia digital reedita, com contundência sem precedentes, o etos linear, sequencial, formal da ciência modernista, em contexto de eficiência superlativa: computador é máquina formidável (“superinteligente”), a ponto de poder, segundo muitos, suplantar em inteligência a inteligência humana. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6909 10.22481/praxisedu.v16i40.6909 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6909 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxisedu.v16i40.6909 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6909/4815 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 16 n. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 457-474 Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 457-474 Práxis Educacional; Vol. 16 No. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 457-474 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068819675480064 |