Potencialidades da História da Matemática junto ao estudo de Equações Polinomiais do 1º Grau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Paola do
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pereira, Luiz Henrique Ferraz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11174
Resumo: O presente artigo é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso de graduação em Matemática (L), na Universidade de Passo Fundo/RS e discorre sobre a tendência em Educação Matemática:  História da Matemática (HM) e vinculações desta junto ao conteúdo de Equações de 1º Grau. Nessa perspectiva, tem como objetivo discutir potencialidades da utilização dessa tendência junto ao ensino de Álgebra, especificamente Equações de 1º grau no Ensino Fundamental. Apresenta, então, resultados de uma pesquisa realizada por um dos autores, durante seu estágio supervisionado, em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental. Na temática de Equações de 1º grau, trabalhou-se com a utilização de problemas históricos como opção de recurso didático para aliar o conteúdo a ser desenvolvido – Equações – e a HM. Encontra-se sustentação teórica em autores como Iran Abreu Mendes, Antonio Miguel, William P. Berlinghoff e Fernando Q. Gouvêa. Ao término da proposta desenvolvida, foi possível intuir que a HM é um recurso de grande valia para os estudos dos conteúdos matemáticos, no caso da Álgebra e da Equação de 1º grau, pois apresentou aos alunos uma nova visão acerca da disciplina de Matemática, com indicativos de auxílio na aprendizagem do conteúdo.
id UESB-8_02701904786a8eb88bb431acffc9c580
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/11174
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling Potencialidades da História da Matemática junto ao estudo de Equações Polinomiais do 1º Grau Potentialities of the History of Mathematics in the study of 1st Degree EquationsHistória da MatemáticaEquações Polinomiais do 1º GrauPotencialidadesÁlgebraHistory of MathematicsPotentialAlgebra1st Degree EquationsO presente artigo é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso de graduação em Matemática (L), na Universidade de Passo Fundo/RS e discorre sobre a tendência em Educação Matemática:  História da Matemática (HM) e vinculações desta junto ao conteúdo de Equações de 1º Grau. Nessa perspectiva, tem como objetivo discutir potencialidades da utilização dessa tendência junto ao ensino de Álgebra, especificamente Equações de 1º grau no Ensino Fundamental. Apresenta, então, resultados de uma pesquisa realizada por um dos autores, durante seu estágio supervisionado, em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental. Na temática de Equações de 1º grau, trabalhou-se com a utilização de problemas históricos como opção de recurso didático para aliar o conteúdo a ser desenvolvido – Equações – e a HM. Encontra-se sustentação teórica em autores como Iran Abreu Mendes, Antonio Miguel, William P. Berlinghoff e Fernando Q. Gouvêa. Ao término da proposta desenvolvida, foi possível intuir que a HM é um recurso de grande valia para os estudos dos conteúdos matemáticos, no caso da Álgebra e da Equação de 1º grau, pois apresentou aos alunos uma nova visão acerca da disciplina de Matemática, com indicativos de auxílio na aprendizagem do conteúdo.This article is the result of a Course Completion Work for the Mathematics course at Universidade de Passo Fundo-RS and it discusses the trend in Mathematics Education: History of Mathematics and its associations with the content about 1st Degree Equations. From this perspective, it aims to discuss the potential of using this trend in the teaching of Algebra, specifically 1st degree Equations, in Elementary School. Afterwards, it presents a research result carried out by one of the authors, during his supervised internship, in an 8th grade elementary school class. Specifically about 1st degree Equations, it was worked with the use of historical problems as an option of didactical resource to combine the content to be developed – Equations – and the HM. Theoretical support is found in authors such as Iran Abreu Mendes, Antonio Miguel, William Berlinghoff and Fernando Gouvêa. At the end of the developed proposal, it was possible to conclude that HM is a resource of great value for the studies of mathematical contents, in case of Algebra and 1st Degree Equations, as it presented to the students a vision about Mathematics from another aspect and with indicatives of aid in the learning process of the content.Edições UESB2022-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1117410.22481/riduesb.v7i2.11174Revista de Iniciação à Docência; v. 7 n. 2 (2022): v. 7 n. 2: (jul. - dez., 2022); 93-1132525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11174/7194Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPrado, Paola doPereira, Luiz Henrique Ferraz2022-12-27T00:35:08Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/11174Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2022-12-27T00:35:08Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Potencialidades da História da Matemática junto ao estudo de Equações Polinomiais do 1º Grau
Potentialities of the History of Mathematics in the study of 1st Degree Equations
title Potencialidades da História da Matemática junto ao estudo de Equações Polinomiais do 1º Grau
spellingShingle Potencialidades da História da Matemática junto ao estudo de Equações Polinomiais do 1º Grau
Prado, Paola do
História da Matemática
Equações Polinomiais do 1º Grau
Potencialidades
Álgebra
History of Mathematics
Potential
Algebra
1st Degree Equations
title_short Potencialidades da História da Matemática junto ao estudo de Equações Polinomiais do 1º Grau
title_full Potencialidades da História da Matemática junto ao estudo de Equações Polinomiais do 1º Grau
title_fullStr Potencialidades da História da Matemática junto ao estudo de Equações Polinomiais do 1º Grau
title_full_unstemmed Potencialidades da História da Matemática junto ao estudo de Equações Polinomiais do 1º Grau
title_sort Potencialidades da História da Matemática junto ao estudo de Equações Polinomiais do 1º Grau
author Prado, Paola do
author_facet Prado, Paola do
Pereira, Luiz Henrique Ferraz
author_role author
author2 Pereira, Luiz Henrique Ferraz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado, Paola do
Pereira, Luiz Henrique Ferraz
dc.subject.por.fl_str_mv História da Matemática
Equações Polinomiais do 1º Grau
Potencialidades
Álgebra
History of Mathematics
Potential
Algebra
1st Degree Equations
topic História da Matemática
Equações Polinomiais do 1º Grau
Potencialidades
Álgebra
History of Mathematics
Potential
Algebra
1st Degree Equations
description O presente artigo é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso de graduação em Matemática (L), na Universidade de Passo Fundo/RS e discorre sobre a tendência em Educação Matemática:  História da Matemática (HM) e vinculações desta junto ao conteúdo de Equações de 1º Grau. Nessa perspectiva, tem como objetivo discutir potencialidades da utilização dessa tendência junto ao ensino de Álgebra, especificamente Equações de 1º grau no Ensino Fundamental. Apresenta, então, resultados de uma pesquisa realizada por um dos autores, durante seu estágio supervisionado, em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental. Na temática de Equações de 1º grau, trabalhou-se com a utilização de problemas históricos como opção de recurso didático para aliar o conteúdo a ser desenvolvido – Equações – e a HM. Encontra-se sustentação teórica em autores como Iran Abreu Mendes, Antonio Miguel, William P. Berlinghoff e Fernando Q. Gouvêa. Ao término da proposta desenvolvida, foi possível intuir que a HM é um recurso de grande valia para os estudos dos conteúdos matemáticos, no caso da Álgebra e da Equação de 1º grau, pois apresentou aos alunos uma nova visão acerca da disciplina de Matemática, com indicativos de auxílio na aprendizagem do conteúdo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11174
10.22481/riduesb.v7i2.11174
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11174
identifier_str_mv 10.22481/riduesb.v7i2.11174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11174/7194
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 7 n. 2 (2022): v. 7 n. 2: (jul. - dez., 2022); 93-113
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798188161597440