Educação Multicultural, Ensino Médio e Formação Docente: intervenções didáticas para a valorização e ressignificação indígena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Pedro Henrique Felix da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Daxenberger, Ana Cristina Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/13359
Resumo: Este artigo apresenta as atividades desenvolvidas no Programa de Apoio às Licenciaturas (Prolicen), com intervenções educativas como foco à Educação para as Relações Étnico-Raciais, de modo que fossem trabalhados aspectos que contribuíssem para a valorização e ressignificação das culturas indígenas brasileiras, superando o prisma colonizador. Dentre as ações, destaca-se o processo de avaliação inicial sobre os conhecimentos prévios dos estudantes, para posteriormente desenvolver atividades como palestras, representação gráfica (desenho), estudos e debates sobre a temática, de maneira a contextualizá-las às questões atuais sobre as culturas originárias brasileiras. Como base teórica, utilizamos dos princípios de uma educação multicultural e antirracista, além de documentos oficiais nacionais. Os dados nos permitiram ressaltar a importância do Prolicen na formação inicial docente, assim como apresentar resultados significativos obtidos através da percepção dos estudantes do Ensino Médio no tocante à desmitificação de elementos vinculados a esses povos.
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spelling Educação Multicultural, Ensino Médio e Formação Docente: intervenções didáticas para a valorização e ressignificação indígenaMulticultural Education, High School and Teacher Training: didactic interventions for indigenous valorization and re-significationFormação docenteLei 11.645/2005Currículo escolarTeacher trainingLaw 11.645/2005School curriculumEste artigo apresenta as atividades desenvolvidas no Programa de Apoio às Licenciaturas (Prolicen), com intervenções educativas como foco à Educação para as Relações Étnico-Raciais, de modo que fossem trabalhados aspectos que contribuíssem para a valorização e ressignificação das culturas indígenas brasileiras, superando o prisma colonizador. Dentre as ações, destaca-se o processo de avaliação inicial sobre os conhecimentos prévios dos estudantes, para posteriormente desenvolver atividades como palestras, representação gráfica (desenho), estudos e debates sobre a temática, de maneira a contextualizá-las às questões atuais sobre as culturas originárias brasileiras. Como base teórica, utilizamos dos princípios de uma educação multicultural e antirracista, além de documentos oficiais nacionais. Os dados nos permitiram ressaltar a importância do Prolicen na formação inicial docente, assim como apresentar resultados significativos obtidos através da percepção dos estudantes do Ensino Médio no tocante à desmitificação de elementos vinculados a esses povos.This article presents the activities carried out in the Degree Support Program (Prolicen), with educational interventions focused on Education for Ethnic-Racial Relations, so that aspects that, in some way, contributed to the appreciation and re-signification of Brazilian indigenous people cultures overcoming the colonizing prism. Among the actions, the initial evaluation process on the students' prior knowledge stands out, to subsequently develop actions such as lectures, graphic representation (drawing), studies and debates on the subject, in order to contextualize them to current issues on the subject. Brazilian indigenous culture. As a theoretical basis, the principles of a decolonial and anti-racist education were used, in addition to official national documents. The data allows us to identify the importance of Prolicen in the training of those involved, as well as it presented significant results with participating high school students regarding the demystification of elements about indigenous culture.Edições UESB2023-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1335910.22481/riduesb.v8i1.13359Revista de Iniciação à Docência; v. 8 n. 1 (2023): V. 8 n. 1: (jan. - dez., 2023); e13359, 1-202525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/13359/8123Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Pedro Henrique Felix daDaxenberger, Ana Cristina Silva2023-10-17T09:20:20Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/13359Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2023-10-17T09:20:20Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
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