Enem – equívoco desastroso oficialmente cometido e lamentavelmente reproduzido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gauche, Ricardo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1593
Resumo: Nos últimos anos, recorrentemente, divulgam-se, desastradamente, os supostos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), trazendo danos profundos e irreparáveis às escolas de todo o país. Ratificando um discurso oficial, travestido de autoridade estatisticamente fundamentada, a imprensa acaba, também recorrentemente, por reproduzi-los de modo absolutamente equivocado e igualmente desastroso. O equívoco que redunda em desastres anuais refere-se basicamente a uma incongruência estrutural do Exame, contida entre os objetivos preconizados por meio da Portaria n. 109, de 27 de maio de 2009. Trata-se do item VI, que explicita ser mais um dos objetivos do Enem o de “promover avaliação do desempenho acadêmico das escolas de ensino médio, de forma que cada unidade escolar receba o resultado global”. A questão elementar é: como um exame individual e voluntário pode ser utilizado para avaliar o “desempenho acadêmico” de uma instituição escolar? A resposta é simples: NÃO PODE, não deveria ser divulgado um “resultado global”, por ser resultado individual e voluntário! E por que é desastroso? Por que expõe escolas e professores a vexatórias “análises comparativas”, que não se sustentam, a não ser na ignorância de quem desconhece o que sejam avaliação institucional, de sistema, entre outras, e até a própria avaliação de sala de aula, quando a elas comparada. O mais lamentável é ver uma Instituição do porte do Inep, associada ao Ministério que deveria ter competência indiscutível nesse âmbito, cometer erro tão elementar e injustificável, a considerar a expertise indiscutível dela esperada.
id UESB-8_11d101bb62d8c66563e8742d204305ea
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1593
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling Enem – equívoco desastroso oficialmente cometido e lamentavelmente reproduzidoNos últimos anos, recorrentemente, divulgam-se, desastradamente, os supostos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), trazendo danos profundos e irreparáveis às escolas de todo o país. Ratificando um discurso oficial, travestido de autoridade estatisticamente fundamentada, a imprensa acaba, também recorrentemente, por reproduzi-los de modo absolutamente equivocado e igualmente desastroso. O equívoco que redunda em desastres anuais refere-se basicamente a uma incongruência estrutural do Exame, contida entre os objetivos preconizados por meio da Portaria n. 109, de 27 de maio de 2009. Trata-se do item VI, que explicita ser mais um dos objetivos do Enem o de “promover avaliação do desempenho acadêmico das escolas de ensino médio, de forma que cada unidade escolar receba o resultado global”. A questão elementar é: como um exame individual e voluntário pode ser utilizado para avaliar o “desempenho acadêmico” de uma instituição escolar? A resposta é simples: NÃO PODE, não deveria ser divulgado um “resultado global”, por ser resultado individual e voluntário! E por que é desastroso? Por que expõe escolas e professores a vexatórias “análises comparativas”, que não se sustentam, a não ser na ignorância de quem desconhece o que sejam avaliação institucional, de sistema, entre outras, e até a própria avaliação de sala de aula, quando a elas comparada. O mais lamentável é ver uma Instituição do porte do Inep, associada ao Ministério que deveria ter competência indiscutível nesse âmbito, cometer erro tão elementar e injustificável, a considerar a expertise indiscutível dela esperada.Edições UESB2016-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/159310.22481/rid-uesb.v1i1.1593Revista de Iniciação à Docência; v. 1 n. 1 (2016): v.1, n.1, jan./jun. 2016; 61-642525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1593/1374Gauche, Ricardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:48:46Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1593Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-03-25T04:48:46Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Enem – equívoco desastroso oficialmente cometido e lamentavelmente reproduzido
title Enem – equívoco desastroso oficialmente cometido e lamentavelmente reproduzido
spellingShingle Enem – equívoco desastroso oficialmente cometido e lamentavelmente reproduzido
Gauche, Ricardo
title_short Enem – equívoco desastroso oficialmente cometido e lamentavelmente reproduzido
title_full Enem – equívoco desastroso oficialmente cometido e lamentavelmente reproduzido
title_fullStr Enem – equívoco desastroso oficialmente cometido e lamentavelmente reproduzido
title_full_unstemmed Enem – equívoco desastroso oficialmente cometido e lamentavelmente reproduzido
title_sort Enem – equívoco desastroso oficialmente cometido e lamentavelmente reproduzido
author Gauche, Ricardo
author_facet Gauche, Ricardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gauche, Ricardo
description Nos últimos anos, recorrentemente, divulgam-se, desastradamente, os supostos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), trazendo danos profundos e irreparáveis às escolas de todo o país. Ratificando um discurso oficial, travestido de autoridade estatisticamente fundamentada, a imprensa acaba, também recorrentemente, por reproduzi-los de modo absolutamente equivocado e igualmente desastroso. O equívoco que redunda em desastres anuais refere-se basicamente a uma incongruência estrutural do Exame, contida entre os objetivos preconizados por meio da Portaria n. 109, de 27 de maio de 2009. Trata-se do item VI, que explicita ser mais um dos objetivos do Enem o de “promover avaliação do desempenho acadêmico das escolas de ensino médio, de forma que cada unidade escolar receba o resultado global”. A questão elementar é: como um exame individual e voluntário pode ser utilizado para avaliar o “desempenho acadêmico” de uma instituição escolar? A resposta é simples: NÃO PODE, não deveria ser divulgado um “resultado global”, por ser resultado individual e voluntário! E por que é desastroso? Por que expõe escolas e professores a vexatórias “análises comparativas”, que não se sustentam, a não ser na ignorância de quem desconhece o que sejam avaliação institucional, de sistema, entre outras, e até a própria avaliação de sala de aula, quando a elas comparada. O mais lamentável é ver uma Instituição do porte do Inep, associada ao Ministério que deveria ter competência indiscutível nesse âmbito, cometer erro tão elementar e injustificável, a considerar a expertise indiscutível dela esperada.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1593
10.22481/rid-uesb.v1i1.1593
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1593
identifier_str_mv 10.22481/rid-uesb.v1i1.1593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1593/1374
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 1 n. 1 (2016): v.1, n.1, jan./jun. 2016; 61-64
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798187169644544