A Literatura Afro-Brasileira e a experiência em oficinas do Pibid

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Reginaldo Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nascimento, Roseli Xavier do, Saraiva, Filismina Fernandes, Leite, Gildeci de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/7165
Resumo: A Literatura Afro-Brasileira é riquíssima e dispõe de diversas obras. O objetivo deste trabalho é relatar e analisar a experiência desenvolvida em oficinas do Núcleo de Iniciação à Docência (ID) “Literatura Afro-Brasileira e Baiana” do PIBID, ministradas para estudantes da 1ª série do ensino médio em Seabra-BA. Para tanto, foi constituído um corpus com poemas, imagens e slides utilizados para a apresentação da Literatura Afro-Brasileira. A análise é baseada em Duarte (2011) Guattari; Deleuze (2003), Brandão (2006) e Araujo (2018) e em textos literários de Conceição Evaristo (2008), Henrique Cunha Jr (1978) e Cristiane Sobral (2011). Os resultados obtidos evidenciam que os discentes, que pouco possuíam contato com o tema e autores, conseguiram assimilar o conceito e as características da Literatura Afro-Brasileira.
id UESB-8_23686c02d5523bf3052da468e2e672df
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/7165
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling A Literatura Afro-Brasileira e a experiência em oficinas do PibidLiteratura Afro-Brasileira; PIBID; Oficinas.Afro-Brazilian Literature; Teaching Initiation; Workshops.A Literatura Afro-Brasileira é riquíssima e dispõe de diversas obras. O objetivo deste trabalho é relatar e analisar a experiência desenvolvida em oficinas do Núcleo de Iniciação à Docência (ID) “Literatura Afro-Brasileira e Baiana” do PIBID, ministradas para estudantes da 1ª série do ensino médio em Seabra-BA. Para tanto, foi constituído um corpus com poemas, imagens e slides utilizados para a apresentação da Literatura Afro-Brasileira. A análise é baseada em Duarte (2011) Guattari; Deleuze (2003), Brandão (2006) e Araujo (2018) e em textos literários de Conceição Evaristo (2008), Henrique Cunha Jr (1978) e Cristiane Sobral (2011). Os resultados obtidos evidenciam que os discentes, que pouco possuíam contato com o tema e autores, conseguiram assimilar o conceito e as características da Literatura Afro-Brasileira.Afro-Brazilian Literature is very rich and has several works. The objective of this work is to report and analyze the experience developed in workshops of the Nucleus of Initiation to Teaching (ID) “Afro-Brazilian and Bahian Literature” of PIBID, given to students of the 1st grade of high school in Seabra-BA.Edições UESB2020-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/716510.22481/rid-uesb.v5i2.7165Revista de Iniciação à Docência; v. 5 n. 2 (2020): v. 5, n. 2 (2020): (jan. - jun., 2020); 117-1242525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/7165/5055Araujo, Reginaldo SilvaNascimento, Roseli Xavier doSaraiva, Filismina FernandesLeite, Gildeci de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:52:07Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/7165Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-03-25T04:52:07Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv A Literatura Afro-Brasileira e a experiência em oficinas do Pibid
title A Literatura Afro-Brasileira e a experiência em oficinas do Pibid
spellingShingle A Literatura Afro-Brasileira e a experiência em oficinas do Pibid
Araujo, Reginaldo Silva
Literatura Afro-Brasileira; PIBID; Oficinas.
Afro-Brazilian Literature; Teaching Initiation; Workshops.
title_short A Literatura Afro-Brasileira e a experiência em oficinas do Pibid
title_full A Literatura Afro-Brasileira e a experiência em oficinas do Pibid
title_fullStr A Literatura Afro-Brasileira e a experiência em oficinas do Pibid
title_full_unstemmed A Literatura Afro-Brasileira e a experiência em oficinas do Pibid
title_sort A Literatura Afro-Brasileira e a experiência em oficinas do Pibid
author Araujo, Reginaldo Silva
author_facet Araujo, Reginaldo Silva
Nascimento, Roseli Xavier do
Saraiva, Filismina Fernandes
Leite, Gildeci de Oliveira
author_role author
author2 Nascimento, Roseli Xavier do
Saraiva, Filismina Fernandes
Leite, Gildeci de Oliveira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Reginaldo Silva
Nascimento, Roseli Xavier do
Saraiva, Filismina Fernandes
Leite, Gildeci de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura Afro-Brasileira; PIBID; Oficinas.
Afro-Brazilian Literature; Teaching Initiation; Workshops.
topic Literatura Afro-Brasileira; PIBID; Oficinas.
Afro-Brazilian Literature; Teaching Initiation; Workshops.
description A Literatura Afro-Brasileira é riquíssima e dispõe de diversas obras. O objetivo deste trabalho é relatar e analisar a experiência desenvolvida em oficinas do Núcleo de Iniciação à Docência (ID) “Literatura Afro-Brasileira e Baiana” do PIBID, ministradas para estudantes da 1ª série do ensino médio em Seabra-BA. Para tanto, foi constituído um corpus com poemas, imagens e slides utilizados para a apresentação da Literatura Afro-Brasileira. A análise é baseada em Duarte (2011) Guattari; Deleuze (2003), Brandão (2006) e Araujo (2018) e em textos literários de Conceição Evaristo (2008), Henrique Cunha Jr (1978) e Cristiane Sobral (2011). Os resultados obtidos evidenciam que os discentes, que pouco possuíam contato com o tema e autores, conseguiram assimilar o conceito e as características da Literatura Afro-Brasileira.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/7165
10.22481/rid-uesb.v5i2.7165
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/7165
identifier_str_mv 10.22481/rid-uesb.v5i2.7165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/7165/5055
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 5 n. 2 (2020): v. 5, n. 2 (2020): (jan. - jun., 2020); 117-124
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798187316445184