A Literatura Afro-Brasileira e a experiência em oficinas do Pibid
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Iniciação à Docência |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/7165 |
Resumo: | A Literatura Afro-Brasileira é riquíssima e dispõe de diversas obras. O objetivo deste trabalho é relatar e analisar a experiência desenvolvida em oficinas do Núcleo de Iniciação à Docência (ID) “Literatura Afro-Brasileira e Baiana” do PIBID, ministradas para estudantes da 1ª série do ensino médio em Seabra-BA. Para tanto, foi constituído um corpus com poemas, imagens e slides utilizados para a apresentação da Literatura Afro-Brasileira. A análise é baseada em Duarte (2011) Guattari; Deleuze (2003), Brandão (2006) e Araujo (2018) e em textos literários de Conceição Evaristo (2008), Henrique Cunha Jr (1978) e Cristiane Sobral (2011). Os resultados obtidos evidenciam que os discentes, que pouco possuíam contato com o tema e autores, conseguiram assimilar o conceito e as características da Literatura Afro-Brasileira. |
id |
UESB-8_23686c02d5523bf3052da468e2e672df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/7165 |
network_acronym_str |
UESB-8 |
network_name_str |
Revista de Iniciação à Docência |
repository_id_str |
|
spelling |
A Literatura Afro-Brasileira e a experiência em oficinas do PibidLiteratura Afro-Brasileira; PIBID; Oficinas.Afro-Brazilian Literature; Teaching Initiation; Workshops.A Literatura Afro-Brasileira é riquíssima e dispõe de diversas obras. O objetivo deste trabalho é relatar e analisar a experiência desenvolvida em oficinas do Núcleo de Iniciação à Docência (ID) “Literatura Afro-Brasileira e Baiana” do PIBID, ministradas para estudantes da 1ª série do ensino médio em Seabra-BA. Para tanto, foi constituído um corpus com poemas, imagens e slides utilizados para a apresentação da Literatura Afro-Brasileira. A análise é baseada em Duarte (2011) Guattari; Deleuze (2003), Brandão (2006) e Araujo (2018) e em textos literários de Conceição Evaristo (2008), Henrique Cunha Jr (1978) e Cristiane Sobral (2011). Os resultados obtidos evidenciam que os discentes, que pouco possuíam contato com o tema e autores, conseguiram assimilar o conceito e as características da Literatura Afro-Brasileira.Afro-Brazilian Literature is very rich and has several works. The objective of this work is to report and analyze the experience developed in workshops of the Nucleus of Initiation to Teaching (ID) “Afro-Brazilian and Bahian Literature” of PIBID, given to students of the 1st grade of high school in Seabra-BA.Edições UESB2020-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/716510.22481/rid-uesb.v5i2.7165Revista de Iniciação à Docência; v. 5 n. 2 (2020): v. 5, n. 2 (2020): (jan. - jun., 2020); 117-1242525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/7165/5055Araujo, Reginaldo SilvaNascimento, Roseli Xavier doSaraiva, Filismina FernandesLeite, Gildeci de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:52:07Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/7165Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-03-25T04:52:07Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Literatura Afro-Brasileira e a experiência em oficinas do Pibid |
title |
A Literatura Afro-Brasileira e a experiência em oficinas do Pibid |
spellingShingle |
A Literatura Afro-Brasileira e a experiência em oficinas do Pibid Araujo, Reginaldo Silva Literatura Afro-Brasileira; PIBID; Oficinas. Afro-Brazilian Literature; Teaching Initiation; Workshops. |
title_short |
A Literatura Afro-Brasileira e a experiência em oficinas do Pibid |
title_full |
A Literatura Afro-Brasileira e a experiência em oficinas do Pibid |
title_fullStr |
A Literatura Afro-Brasileira e a experiência em oficinas do Pibid |
title_full_unstemmed |
A Literatura Afro-Brasileira e a experiência em oficinas do Pibid |
title_sort |
A Literatura Afro-Brasileira e a experiência em oficinas do Pibid |
author |
Araujo, Reginaldo Silva |
author_facet |
Araujo, Reginaldo Silva Nascimento, Roseli Xavier do Saraiva, Filismina Fernandes Leite, Gildeci de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Roseli Xavier do Saraiva, Filismina Fernandes Leite, Gildeci de Oliveira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Reginaldo Silva Nascimento, Roseli Xavier do Saraiva, Filismina Fernandes Leite, Gildeci de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Afro-Brasileira; PIBID; Oficinas. Afro-Brazilian Literature; Teaching Initiation; Workshops. |
topic |
Literatura Afro-Brasileira; PIBID; Oficinas. Afro-Brazilian Literature; Teaching Initiation; Workshops. |
description |
A Literatura Afro-Brasileira é riquíssima e dispõe de diversas obras. O objetivo deste trabalho é relatar e analisar a experiência desenvolvida em oficinas do Núcleo de Iniciação à Docência (ID) “Literatura Afro-Brasileira e Baiana” do PIBID, ministradas para estudantes da 1ª série do ensino médio em Seabra-BA. Para tanto, foi constituído um corpus com poemas, imagens e slides utilizados para a apresentação da Literatura Afro-Brasileira. A análise é baseada em Duarte (2011) Guattari; Deleuze (2003), Brandão (2006) e Araujo (2018) e em textos literários de Conceição Evaristo (2008), Henrique Cunha Jr (1978) e Cristiane Sobral (2011). Os resultados obtidos evidenciam que os discentes, que pouco possuíam contato com o tema e autores, conseguiram assimilar o conceito e as características da Literatura Afro-Brasileira. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/7165 10.22481/rid-uesb.v5i2.7165 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/7165 |
identifier_str_mv |
10.22481/rid-uesb.v5i2.7165 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/7165/5055 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência; v. 5 n. 2 (2020): v. 5, n. 2 (2020): (jan. - jun., 2020); 117-124 2525-4332 reponame:Revista de Iniciação à Docência instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista de Iniciação à Docência |
collection |
Revista de Iniciação à Docência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rid.editoria@gmail.com |
_version_ |
1796798187316445184 |