Residência pedagógica: a prática das observações realizadas de forma remota e sua importância na formação de professores de Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso , Jarline dos Santos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Soares, Andressa da Cunha, Rodrigues, Erika Wilma de Paiva, Santos, Rodolfo André dos, Carneiro, Kalline de Almeida Alves, Santos, Maria Betania Hermenegildo dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/12346
Resumo: Due to the covid-19 pandemic, the second edition of the Pedagogical Residency Program (PRP) occurred remotely. Aware of this scenario, this paper aimed to report remotely made observations from the PRP subproject of Chemistry at the Centro de Ciências Agrárias at the Universidade Federal da Paraíba (UFPB). The school linked to this subproject is located in the city of Areia – PB and the observations were developed in high school classes. From this experience, it can be inferred that technology kept education alive during this pandemic period. This was due to the link between teachers and students, and the entire educational team, making remote teaching possible. Despite several obstacles, adaptation and reinvention of education prevailed. Unfortunately, however, this moment further highlighted the social and economic inequalities in our region, since many students could not participate in synchronous activities due to the lack of resources such as the internet, cell phones and computers. Furthermore, we can say that this moment was extremely important for our teacher training, especially with regard to the use of technologies, considering that we learned about many different applications and platforms, which will be further used in our regencies.
id UESB-8_2d12d685574505b30f11f78a2d929638
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/12346
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling Residência pedagógica: a prática das observações realizadas de forma remota e sua importância na formação de professores de Química Pedagogical residency: the practice of observations carried out remotely and its importance in the training of chemistry teachersresidentesobservaçõesconteúdos químicosensino remotoTIC’sResidentsCommentsChemical ContentsRemote TeachingICT'sDue to the covid-19 pandemic, the second edition of the Pedagogical Residency Program (PRP) occurred remotely. Aware of this scenario, this paper aimed to report remotely made observations from the PRP subproject of Chemistry at the Centro de Ciências Agrárias at the Universidade Federal da Paraíba (UFPB). The school linked to this subproject is located in the city of Areia – PB and the observations were developed in high school classes. From this experience, it can be inferred that technology kept education alive during this pandemic period. This was due to the link between teachers and students, and the entire educational team, making remote teaching possible. Despite several obstacles, adaptation and reinvention of education prevailed. Unfortunately, however, this moment further highlighted the social and economic inequalities in our region, since many students could not participate in synchronous activities due to the lack of resources such as the internet, cell phones and computers. Furthermore, we can say that this moment was extremely important for our teacher training, especially with regard to the use of technologies, considering that we learned about many different applications and platforms, which will be further used in our regencies.Devido à pandemia da covid-19, as atividades da segunda edição do Programa de Residência Pedagógica (PRP) ocorreram de forma remota. Atentos a esse cenário, objetivamos neste artigo relatar as observações realizadas de forma remota do PRP subprojeto da Química do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A escola vinculada a esse subprojeto está localizada na cidade de Areia – PB e as observações foram desenvolvidas nas turmas do Ensino Médio. A partir dessa experiência, pode-se afirmar que a tecnologia manteve a educação viva durante o período de pandemia, sendo o elo entre docentes e discentes, e todo o corpo educacional, tornando possível o ensino remoto. Assim, embora tenham ocorrido diversos empecilhos, prevaleceram a adaptação e a reinvenção da educação. Entretanto, infelizmente, esse momento evidenciou ainda mais as desigualdades sociais e econômicas em nossa região, visto que muitos alunos não podiam participar das atividades síncronas, devido à falta de recursos como internet, celulares e computadores. Ademais, podemos afirmar que esse momento foi extremamente importante para nossa formação docente, principalmente no que diz respeito ao uso de tecnologias, tendo em vista que passamos a conhecer diversos aplicativos e plataformas, os quais serão utilizados em nossas regências.Edições UESB2023-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1234610.22481/riduesb.v8i1.12346Revista de Iniciação à Docência; v. 8 n. 1 (2023): V. 8 n. 1: (jan. - dez., 2023); e12346, 1-172525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/12346/7744Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso , Jarline dos Santos Soares, Andressa da CunhaRodrigues, Erika Wilma de PaivaSantos, Rodolfo André dosCarneiro, Kalline de Almeida AlvesSantos, Maria Betania Hermenegildo dos2023-04-11T17:55:55Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/12346Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2023-04-11T17:55:55Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Residência pedagógica: a prática das observações realizadas de forma remota e sua importância na formação de professores de Química
Pedagogical residency: the practice of observations carried out remotely and its importance in the training of chemistry teachers
title Residência pedagógica: a prática das observações realizadas de forma remota e sua importância na formação de professores de Química
spellingShingle Residência pedagógica: a prática das observações realizadas de forma remota e sua importância na formação de professores de Química
Cardoso , Jarline dos Santos
residentes
observações
conteúdos químicos
ensino remoto
TIC’s
Residents
Comments
Chemical Contents
Remote Teaching
ICT's
title_short Residência pedagógica: a prática das observações realizadas de forma remota e sua importância na formação de professores de Química
title_full Residência pedagógica: a prática das observações realizadas de forma remota e sua importância na formação de professores de Química
title_fullStr Residência pedagógica: a prática das observações realizadas de forma remota e sua importância na formação de professores de Química
title_full_unstemmed Residência pedagógica: a prática das observações realizadas de forma remota e sua importância na formação de professores de Química
title_sort Residência pedagógica: a prática das observações realizadas de forma remota e sua importância na formação de professores de Química
author Cardoso , Jarline dos Santos
author_facet Cardoso , Jarline dos Santos
Soares, Andressa da Cunha
Rodrigues, Erika Wilma de Paiva
Santos, Rodolfo André dos
Carneiro, Kalline de Almeida Alves
Santos, Maria Betania Hermenegildo dos
author_role author
author2 Soares, Andressa da Cunha
Rodrigues, Erika Wilma de Paiva
Santos, Rodolfo André dos
Carneiro, Kalline de Almeida Alves
Santos, Maria Betania Hermenegildo dos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso , Jarline dos Santos
Soares, Andressa da Cunha
Rodrigues, Erika Wilma de Paiva
Santos, Rodolfo André dos
Carneiro, Kalline de Almeida Alves
Santos, Maria Betania Hermenegildo dos
dc.subject.por.fl_str_mv residentes
observações
conteúdos químicos
ensino remoto
TIC’s
Residents
Comments
Chemical Contents
Remote Teaching
ICT's
topic residentes
observações
conteúdos químicos
ensino remoto
TIC’s
Residents
Comments
Chemical Contents
Remote Teaching
ICT's
description Due to the covid-19 pandemic, the second edition of the Pedagogical Residency Program (PRP) occurred remotely. Aware of this scenario, this paper aimed to report remotely made observations from the PRP subproject of Chemistry at the Centro de Ciências Agrárias at the Universidade Federal da Paraíba (UFPB). The school linked to this subproject is located in the city of Areia – PB and the observations were developed in high school classes. From this experience, it can be inferred that technology kept education alive during this pandemic period. This was due to the link between teachers and students, and the entire educational team, making remote teaching possible. Despite several obstacles, adaptation and reinvention of education prevailed. Unfortunately, however, this moment further highlighted the social and economic inequalities in our region, since many students could not participate in synchronous activities due to the lack of resources such as the internet, cell phones and computers. Furthermore, we can say that this moment was extremely important for our teacher training, especially with regard to the use of technologies, considering that we learned about many different applications and platforms, which will be further used in our regencies.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/12346
10.22481/riduesb.v8i1.12346
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/12346
identifier_str_mv 10.22481/riduesb.v8i1.12346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/12346/7744
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 8 n. 1 (2023): V. 8 n. 1: (jan. - dez., 2023); e12346, 1-17
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798188351389696