Matemática na Prova Brasil: Refletindo sobre a Formação Docente para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Iniciação à Docência |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/8934 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é analisar o desempenho de acadêmicos de um curso de Licenciatura em Pedagogia, que já atuam como professores nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir de um simulado da Prova Brasil na área de Matemática. Para esse estudo, foram envolvidos setenta e cinco acadêmicos do Curso de Licenciatura em Pedagogia, que faz parte do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), de uma Universidade Pública Estadual na cidade de Macapá - AP. As ideias discutidas versam sobre a referida avaliação e, sobretudo, acerca do desenvolvimento dos docentes, na realização do simulados da Prova Brasil de Matemática. Metodologicamente a pesquisa foi um estudo de caso de cunho quantitativo, com análise de dados descritivos. As informações foram obtidas por meio das respostas apresentadas em um simulado de Matemática da Prova Brasil, que consiste em questões de múltipla escolha. Os resultados da investigação apontaram que os participantes da pesquisa podem não ter o aprofundamento matemático necessário para a resolução de problemas relacionados aos eixos e descritores abordados na Prova Brasil, a qual se aplica aos aprendizes do 5º ano do Ensino Fundamental. Nas considerações finais, sugere-se que a formação continuada pode ser uma via para ampliação conceitual e metodológicas nos temas de Espaço e Forma, Grandezas e Medidas, Números e Operações e Tratamento da Informação, que são abordados na referida avaliação. |
id |
UESB-8_5e4dbe43fc698954714b8c34c9db17f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/8934 |
network_acronym_str |
UESB-8 |
network_name_str |
Revista de Iniciação à Docência |
repository_id_str |
|
spelling |
Matemática na Prova Brasil: Refletindo sobre a Formação Docente para os Anos Iniciais do Ensino FundamentalMathematics in Prova Brasil: Reflecting on Teacher Education for the Early Years of Elementary SchoolProva BrasilAvaliaçãoParforConhecimentoDocenteO objetivo deste artigo é analisar o desempenho de acadêmicos de um curso de Licenciatura em Pedagogia, que já atuam como professores nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir de um simulado da Prova Brasil na área de Matemática. Para esse estudo, foram envolvidos setenta e cinco acadêmicos do Curso de Licenciatura em Pedagogia, que faz parte do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), de uma Universidade Pública Estadual na cidade de Macapá - AP. As ideias discutidas versam sobre a referida avaliação e, sobretudo, acerca do desenvolvimento dos docentes, na realização do simulados da Prova Brasil de Matemática. Metodologicamente a pesquisa foi um estudo de caso de cunho quantitativo, com análise de dados descritivos. As informações foram obtidas por meio das respostas apresentadas em um simulado de Matemática da Prova Brasil, que consiste em questões de múltipla escolha. Os resultados da investigação apontaram que os participantes da pesquisa podem não ter o aprofundamento matemático necessário para a resolução de problemas relacionados aos eixos e descritores abordados na Prova Brasil, a qual se aplica aos aprendizes do 5º ano do Ensino Fundamental. Nas considerações finais, sugere-se que a formação continuada pode ser uma via para ampliação conceitual e metodológicas nos temas de Espaço e Forma, Grandezas e Medidas, Números e Operações e Tratamento da Informação, que são abordados na referida avaliação.The aim of this article is to analyze the performance of undergraduate students from a Teaching Degree in Pedagogy, who already work as teachers in the Early Years of Elementary School, based on a simulation of Prova Brasil (Brazil Exam) in the Mathematics area. For this study, seventy-five students from the Teaching Degree in Pedagogy, which is part of the National Training Program for Basic Education Teachers (Parfor), of a State Public University in the city of Macapá - AP, were involved. The ideas discussed are about this evaluation and, above all, about the development of teachers in the performance of the Prova Brasil Mathematics simulations. Methodologically, the research was a case study of quantitative nature, with descriptive data analysis. The information was obtained through the answers presented in a mathematics mock test of Prova Brasil, which consists of multiple choice questions. The results of the investigation indicated that the participants of the research may not have the necessary mathematical depth to solve problems related to the axes and descriptors addressed in Prova Brasil, which is applied to learners in the 5th grade of elementary school. In the final considerations, it is suggested that continuing education can be a way to expand the conceptual and methodological aspects in the themes of Space and Form, Quantities and Measures, Numbers and Operations, and Information Processing, which are addressed in that assessment.Edições UESB2021-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/893410.22481/riduesb.v6i2.8934Revista de Iniciação à Docência; v. 6 n. 2 (2021): V. 6 n. 2: (jul. - dez., 2021); 248-2662525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/8934/6394Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPastana, Claudionor de OliveiraReis, Erisnaldo FranciscoGonçalves, Edilene de Freitas 2021-12-25T21:22:51Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/8934Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-12-25T21:22:51Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Matemática na Prova Brasil: Refletindo sobre a Formação Docente para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental Mathematics in Prova Brasil: Reflecting on Teacher Education for the Early Years of Elementary School |
title |
Matemática na Prova Brasil: Refletindo sobre a Formação Docente para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Matemática na Prova Brasil: Refletindo sobre a Formação Docente para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental Pastana, Claudionor de Oliveira Prova Brasil Avaliação Parfor Conhecimento Docente |
title_short |
Matemática na Prova Brasil: Refletindo sobre a Formação Docente para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
title_full |
Matemática na Prova Brasil: Refletindo sobre a Formação Docente para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Matemática na Prova Brasil: Refletindo sobre a Formação Docente para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Matemática na Prova Brasil: Refletindo sobre a Formação Docente para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
title_sort |
Matemática na Prova Brasil: Refletindo sobre a Formação Docente para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
author |
Pastana, Claudionor de Oliveira |
author_facet |
Pastana, Claudionor de Oliveira Reis, Erisnaldo Francisco Gonçalves, Edilene de Freitas |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Erisnaldo Francisco Gonçalves, Edilene de Freitas |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pastana, Claudionor de Oliveira Reis, Erisnaldo Francisco Gonçalves, Edilene de Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prova Brasil Avaliação Parfor Conhecimento Docente |
topic |
Prova Brasil Avaliação Parfor Conhecimento Docente |
description |
O objetivo deste artigo é analisar o desempenho de acadêmicos de um curso de Licenciatura em Pedagogia, que já atuam como professores nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir de um simulado da Prova Brasil na área de Matemática. Para esse estudo, foram envolvidos setenta e cinco acadêmicos do Curso de Licenciatura em Pedagogia, que faz parte do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), de uma Universidade Pública Estadual na cidade de Macapá - AP. As ideias discutidas versam sobre a referida avaliação e, sobretudo, acerca do desenvolvimento dos docentes, na realização do simulados da Prova Brasil de Matemática. Metodologicamente a pesquisa foi um estudo de caso de cunho quantitativo, com análise de dados descritivos. As informações foram obtidas por meio das respostas apresentadas em um simulado de Matemática da Prova Brasil, que consiste em questões de múltipla escolha. Os resultados da investigação apontaram que os participantes da pesquisa podem não ter o aprofundamento matemático necessário para a resolução de problemas relacionados aos eixos e descritores abordados na Prova Brasil, a qual se aplica aos aprendizes do 5º ano do Ensino Fundamental. Nas considerações finais, sugere-se que a formação continuada pode ser uma via para ampliação conceitual e metodológicas nos temas de Espaço e Forma, Grandezas e Medidas, Números e Operações e Tratamento da Informação, que são abordados na referida avaliação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/8934 10.22481/riduesb.v6i2.8934 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/8934 |
identifier_str_mv |
10.22481/riduesb.v6i2.8934 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/8934/6394 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docência https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docência https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência; v. 6 n. 2 (2021): V. 6 n. 2: (jul. - dez., 2021); 248-266 2525-4332 reponame:Revista de Iniciação à Docência instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista de Iniciação à Docência |
collection |
Revista de Iniciação à Docência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rid.editoria@gmail.com |
_version_ |
1796798188027379712 |