Reflexões entre a prática e a teoria a partir de olhares de bolsistas do Pibid aplicados em escolas da rede pública municipal de Porto Alegre/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Iniciação à Docência |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/7164 |
Resumo: | O texto apresenta elementos constituintes de três relatos de experiência do subprojeto Letras: Língua Portuguesa - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), no período de 2018 a 2019, realizados na Escola Municipal de Ensino Fundamental Timbaúva e no Centro Municipal de Educação de Trabalhadores - Paulo Freire (Ensino de Jovens e Adultos), ambas em Porto Alegre/RS. Objetiva relatar e refletir sobre as percepções vivenciadas pelos bolsistas de iniciação à docência, desde o planejamento e elaboração dos projetos até a aplicação destes em sala de aula, por meio de oficinas e vivências que visaram a educação transformadora. Deste modo, a partir da reflexão do referencial teórico utilizado e da aplicação dele no referido subprojeto, desenvolveram-se habilidades de produção textual, leitura e oralidade que capacitaram os alunos à reflexão linguística dos gêneros, a partir da percepção inclusiva e da transformação crítica e social, portanto, ressignificando suas trilhas nas escolas. Assim, o Pibid estimula professores e alunos, por intermédio da articulação e reflexão entre teoria e prática, fazendo com que as aprendizagens e experiências sejam trocas (res)significativas. |
id |
UESB-8_62e702ebce59edc63b57afe5a4a628ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/7164 |
network_acronym_str |
UESB-8 |
network_name_str |
Revista de Iniciação à Docência |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões entre a prática e a teoria a partir de olhares de bolsistas do Pibid aplicados em escolas da rede pública municipal de Porto Alegre/RSEducação; Formação Docente; Licenciatura; PIBID.Education; Teacher Education; Bachelor's Degree.O texto apresenta elementos constituintes de três relatos de experiência do subprojeto Letras: Língua Portuguesa - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), no período de 2018 a 2019, realizados na Escola Municipal de Ensino Fundamental Timbaúva e no Centro Municipal de Educação de Trabalhadores - Paulo Freire (Ensino de Jovens e Adultos), ambas em Porto Alegre/RS. Objetiva relatar e refletir sobre as percepções vivenciadas pelos bolsistas de iniciação à docência, desde o planejamento e elaboração dos projetos até a aplicação destes em sala de aula, por meio de oficinas e vivências que visaram a educação transformadora. Deste modo, a partir da reflexão do referencial teórico utilizado e da aplicação dele no referido subprojeto, desenvolveram-se habilidades de produção textual, leitura e oralidade que capacitaram os alunos à reflexão linguística dos gêneros, a partir da percepção inclusiva e da transformação crítica e social, portanto, ressignificando suas trilhas nas escolas. Assim, o Pibid estimula professores e alunos, por intermédio da articulação e reflexão entre teoria e prática, fazendo com que as aprendizagens e experiências sejam trocas (res)significativas.The article presents the constituent elements of three experience reports of the Subproject Letters: Portuguese Language/Institutional Program of Teaching Initiation Scholarships - PIBID, of the State University of Rio Grande do Sul (Uergs), from 2018 to 2019, held at the Timbaúva/EMEF Municipal Elementary School and the Municipal Center for Worker Education - CMET - Paulo Freire (Youth and Adult Education), both in Porto Alegre/RS. It aims to report the perceptions experienced by the students of initiation to teaching, from the planning and elaboration of the projects to the methodological application of these in the classroom, through workshops and experiences aimed at transforming education. Thus, from the reflection of the theoretical framework used and its application in the subproject, skills of textual production, reading and orality were developed, which empowered students to linguistic reflection of genders, based on the perception and critical and social transformation, therefore, remaining its trails in schools. Thus, PIBID stimulates teachers and students, through the articulation and reflection between theory and practice, causing learning and experiences are significant exchanges. Edições UESB2020-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/716410.22481/rid-uesb.v5i2.7164Revista de Iniciação à Docência; v. 5 n. 2 (2020): v. 5, n. 2 (2020): (jan. - jun., 2020); 103-1162525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/7164/5054Goulart, João Batista da SilvaGabriel, Anie Cristine PiresSantos, Mariele Schutz dosMenti, Magali de Moraisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:52:07Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/7164Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-03-25T04:52:07Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões entre a prática e a teoria a partir de olhares de bolsistas do Pibid aplicados em escolas da rede pública municipal de Porto Alegre/RS |
title |
Reflexões entre a prática e a teoria a partir de olhares de bolsistas do Pibid aplicados em escolas da rede pública municipal de Porto Alegre/RS |
spellingShingle |
Reflexões entre a prática e a teoria a partir de olhares de bolsistas do Pibid aplicados em escolas da rede pública municipal de Porto Alegre/RS Goulart, João Batista da Silva Educação; Formação Docente; Licenciatura; PIBID. Education; Teacher Education; Bachelor's Degree. |
title_short |
Reflexões entre a prática e a teoria a partir de olhares de bolsistas do Pibid aplicados em escolas da rede pública municipal de Porto Alegre/RS |
title_full |
Reflexões entre a prática e a teoria a partir de olhares de bolsistas do Pibid aplicados em escolas da rede pública municipal de Porto Alegre/RS |
title_fullStr |
Reflexões entre a prática e a teoria a partir de olhares de bolsistas do Pibid aplicados em escolas da rede pública municipal de Porto Alegre/RS |
title_full_unstemmed |
Reflexões entre a prática e a teoria a partir de olhares de bolsistas do Pibid aplicados em escolas da rede pública municipal de Porto Alegre/RS |
title_sort |
Reflexões entre a prática e a teoria a partir de olhares de bolsistas do Pibid aplicados em escolas da rede pública municipal de Porto Alegre/RS |
author |
Goulart, João Batista da Silva |
author_facet |
Goulart, João Batista da Silva Gabriel, Anie Cristine Pires Santos, Mariele Schutz dos Menti, Magali de Morais |
author_role |
author |
author2 |
Gabriel, Anie Cristine Pires Santos, Mariele Schutz dos Menti, Magali de Morais |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Goulart, João Batista da Silva Gabriel, Anie Cristine Pires Santos, Mariele Schutz dos Menti, Magali de Morais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Formação Docente; Licenciatura; PIBID. Education; Teacher Education; Bachelor's Degree. |
topic |
Educação; Formação Docente; Licenciatura; PIBID. Education; Teacher Education; Bachelor's Degree. |
description |
O texto apresenta elementos constituintes de três relatos de experiência do subprojeto Letras: Língua Portuguesa - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), no período de 2018 a 2019, realizados na Escola Municipal de Ensino Fundamental Timbaúva e no Centro Municipal de Educação de Trabalhadores - Paulo Freire (Ensino de Jovens e Adultos), ambas em Porto Alegre/RS. Objetiva relatar e refletir sobre as percepções vivenciadas pelos bolsistas de iniciação à docência, desde o planejamento e elaboração dos projetos até a aplicação destes em sala de aula, por meio de oficinas e vivências que visaram a educação transformadora. Deste modo, a partir da reflexão do referencial teórico utilizado e da aplicação dele no referido subprojeto, desenvolveram-se habilidades de produção textual, leitura e oralidade que capacitaram os alunos à reflexão linguística dos gêneros, a partir da percepção inclusiva e da transformação crítica e social, portanto, ressignificando suas trilhas nas escolas. Assim, o Pibid estimula professores e alunos, por intermédio da articulação e reflexão entre teoria e prática, fazendo com que as aprendizagens e experiências sejam trocas (res)significativas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/7164 10.22481/rid-uesb.v5i2.7164 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/7164 |
identifier_str_mv |
10.22481/rid-uesb.v5i2.7164 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/7164/5054 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência; v. 5 n. 2 (2020): v. 5, n. 2 (2020): (jan. - jun., 2020); 103-116 2525-4332 reponame:Revista de Iniciação à Docência instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista de Iniciação à Docência |
collection |
Revista de Iniciação à Docência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rid.editoria@gmail.com |
_version_ |
1796798187315396608 |