Reflexões entre a prática e a teoria a partir de olhares de bolsistas do Pibid aplicados em escolas da rede pública municipal de Porto Alegre/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goulart, João Batista da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gabriel, Anie Cristine Pires, Santos, Mariele Schutz dos, Menti, Magali de Morais
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/7164
Resumo: O texto apresenta elementos constituintes de três relatos de experiência do subprojeto Letras: Língua Portuguesa - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), no período de 2018 a 2019, realizados na Escola Municipal de Ensino Fundamental Timbaúva e no Centro Municipal de Educação de Trabalhadores - Paulo Freire (Ensino de Jovens e Adultos), ambas em Porto Alegre/RS. Objetiva relatar e refletir sobre as percepções vivenciadas pelos bolsistas de iniciação à docência, desde o planejamento e elaboração dos projetos até a aplicação destes em sala de aula, por meio de oficinas e vivências que visaram a educação transformadora. Deste modo, a partir da reflexão do referencial teórico utilizado e da aplicação dele no referido subprojeto, desenvolveram-se habilidades de produção textual, leitura e oralidade que capacitaram os alunos à reflexão linguística dos gêneros, a partir da percepção inclusiva e da transformação crítica e social, portanto, ressignificando suas trilhas nas escolas. Assim, o Pibid estimula professores e alunos, por intermédio da articulação e reflexão entre teoria e prática, fazendo com que as aprendizagens e experiências sejam trocas (res)significativas.
id UESB-8_62e702ebce59edc63b57afe5a4a628ac
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/7164
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling Reflexões entre a prática e a teoria a partir de olhares de bolsistas do Pibid aplicados em escolas da rede pública municipal de Porto Alegre/RSEducação; Formação Docente; Licenciatura; PIBID.Education; Teacher Education; Bachelor's Degree.O texto apresenta elementos constituintes de três relatos de experiência do subprojeto Letras: Língua Portuguesa - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), no período de 2018 a 2019, realizados na Escola Municipal de Ensino Fundamental Timbaúva e no Centro Municipal de Educação de Trabalhadores - Paulo Freire (Ensino de Jovens e Adultos), ambas em Porto Alegre/RS. Objetiva relatar e refletir sobre as percepções vivenciadas pelos bolsistas de iniciação à docência, desde o planejamento e elaboração dos projetos até a aplicação destes em sala de aula, por meio de oficinas e vivências que visaram a educação transformadora. Deste modo, a partir da reflexão do referencial teórico utilizado e da aplicação dele no referido subprojeto, desenvolveram-se habilidades de produção textual, leitura e oralidade que capacitaram os alunos à reflexão linguística dos gêneros, a partir da percepção inclusiva e da transformação crítica e social, portanto, ressignificando suas trilhas nas escolas. Assim, o Pibid estimula professores e alunos, por intermédio da articulação e reflexão entre teoria e prática, fazendo com que as aprendizagens e experiências sejam trocas (res)significativas.The article presents the constituent elements of three experience reports of the Subproject Letters: Portuguese Language/Institutional Program of Teaching Initiation Scholarships - PIBID, of the State University of Rio Grande do Sul (Uergs), from 2018 to 2019, held at the Timbaúva/EMEF Municipal Elementary School and the Municipal Center for Worker Education - CMET - Paulo Freire (Youth and Adult Education), both in Porto Alegre/RS. It aims to report the perceptions experienced by the students of initiation to teaching, from the planning and elaboration of the projects to the methodological application of these in the classroom, through workshops and experiences aimed at transforming education. Thus, from the reflection of the theoretical framework used and its application in the subproject, skills of textual production, reading and orality were developed, which empowered students to linguistic reflection of genders, based on the perception and critical and social transformation, therefore, remaining its trails in schools. Thus, PIBID stimulates teachers and students, through the articulation and reflection between theory and practice, causing learning and experiences are significant exchanges.  Edições UESB2020-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/716410.22481/rid-uesb.v5i2.7164Revista de Iniciação à Docência; v. 5 n. 2 (2020): v. 5, n. 2 (2020): (jan. - jun., 2020); 103-1162525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/7164/5054Goulart, João Batista da SilvaGabriel, Anie Cristine PiresSantos, Mariele Schutz dosMenti, Magali de Moraisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:52:07Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/7164Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-03-25T04:52:07Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões entre a prática e a teoria a partir de olhares de bolsistas do Pibid aplicados em escolas da rede pública municipal de Porto Alegre/RS
title Reflexões entre a prática e a teoria a partir de olhares de bolsistas do Pibid aplicados em escolas da rede pública municipal de Porto Alegre/RS
spellingShingle Reflexões entre a prática e a teoria a partir de olhares de bolsistas do Pibid aplicados em escolas da rede pública municipal de Porto Alegre/RS
Goulart, João Batista da Silva
Educação; Formação Docente; Licenciatura; PIBID.
Education; Teacher Education; Bachelor's Degree.
title_short Reflexões entre a prática e a teoria a partir de olhares de bolsistas do Pibid aplicados em escolas da rede pública municipal de Porto Alegre/RS
title_full Reflexões entre a prática e a teoria a partir de olhares de bolsistas do Pibid aplicados em escolas da rede pública municipal de Porto Alegre/RS
title_fullStr Reflexões entre a prática e a teoria a partir de olhares de bolsistas do Pibid aplicados em escolas da rede pública municipal de Porto Alegre/RS
title_full_unstemmed Reflexões entre a prática e a teoria a partir de olhares de bolsistas do Pibid aplicados em escolas da rede pública municipal de Porto Alegre/RS
title_sort Reflexões entre a prática e a teoria a partir de olhares de bolsistas do Pibid aplicados em escolas da rede pública municipal de Porto Alegre/RS
author Goulart, João Batista da Silva
author_facet Goulart, João Batista da Silva
Gabriel, Anie Cristine Pires
Santos, Mariele Schutz dos
Menti, Magali de Morais
author_role author
author2 Gabriel, Anie Cristine Pires
Santos, Mariele Schutz dos
Menti, Magali de Morais
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goulart, João Batista da Silva
Gabriel, Anie Cristine Pires
Santos, Mariele Schutz dos
Menti, Magali de Morais
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Formação Docente; Licenciatura; PIBID.
Education; Teacher Education; Bachelor's Degree.
topic Educação; Formação Docente; Licenciatura; PIBID.
Education; Teacher Education; Bachelor's Degree.
description O texto apresenta elementos constituintes de três relatos de experiência do subprojeto Letras: Língua Portuguesa - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), no período de 2018 a 2019, realizados na Escola Municipal de Ensino Fundamental Timbaúva e no Centro Municipal de Educação de Trabalhadores - Paulo Freire (Ensino de Jovens e Adultos), ambas em Porto Alegre/RS. Objetiva relatar e refletir sobre as percepções vivenciadas pelos bolsistas de iniciação à docência, desde o planejamento e elaboração dos projetos até a aplicação destes em sala de aula, por meio de oficinas e vivências que visaram a educação transformadora. Deste modo, a partir da reflexão do referencial teórico utilizado e da aplicação dele no referido subprojeto, desenvolveram-se habilidades de produção textual, leitura e oralidade que capacitaram os alunos à reflexão linguística dos gêneros, a partir da percepção inclusiva e da transformação crítica e social, portanto, ressignificando suas trilhas nas escolas. Assim, o Pibid estimula professores e alunos, por intermédio da articulação e reflexão entre teoria e prática, fazendo com que as aprendizagens e experiências sejam trocas (res)significativas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/7164
10.22481/rid-uesb.v5i2.7164
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/7164
identifier_str_mv 10.22481/rid-uesb.v5i2.7164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/7164/5054
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 5 n. 2 (2020): v. 5, n. 2 (2020): (jan. - jun., 2020); 103-116
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798187315396608