Quadrinhos da Turma da Mônica: desafios no Ensino de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boa Sorte, Ana Priscila de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Reis, Elisangela Alves dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10797
Resumo: Este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência, demonstrando os resultados alcançados através das histórias em quadrinhos da Turma da Mônica no ensino de História do Brasil, sobretudo, a história de negros e indígenas no nosso país, para alunos de 15 a 17 anos de idade pertencentes a escola estadual Paulo Alberto Tomazinho na cidade de Umuarama no noroeste do Paraná no ano de 2020. As HQs fazem parte da metodologia que utilizamos para ajudar os alunos a compreender a História do Brasil, História indígena e africana e os preconceitos que existentes contra eles. Os dados foram obtidos a partir de questionários, prova e revisão das médias através dos boletins escolares. Com estas análises conclui-se que as histórias em quadrinhos da Turma da Mônica podem contribuir para o ensino-aprendizagem na disciplina de História do Brasil.    
id UESB-8_7131d4bb887e714a6a49a12b48cb6602
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10797
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling Quadrinhos da Turma da Mônica: desafios no Ensino de HistóriaTurma da Mônica Comics: challenges in Teaching HistoryMemóriaHistóriaEnsinoQuadrinhosRacismoIndígenasMemoryHistoryTeachingComicsRacismIndigenousEste trabalho tem como objetivo relatar uma experiência, demonstrando os resultados alcançados através das histórias em quadrinhos da Turma da Mônica no ensino de História do Brasil, sobretudo, a história de negros e indígenas no nosso país, para alunos de 15 a 17 anos de idade pertencentes a escola estadual Paulo Alberto Tomazinho na cidade de Umuarama no noroeste do Paraná no ano de 2020. As HQs fazem parte da metodologia que utilizamos para ajudar os alunos a compreender a História do Brasil, História indígena e africana e os preconceitos que existentes contra eles. Os dados foram obtidos a partir de questionários, prova e revisão das médias através dos boletins escolares. Com estas análises conclui-se que as histórias em quadrinhos da Turma da Mônica podem contribuir para o ensino-aprendizagem na disciplina de História do Brasil.    This work aims to report an experience, demonstrating on the results achieved through the comics of Turma da Mônica in the teaching of Brazilian History, especially the history of blacks and indigenous people in our country, for students from 15 to 17 years old. years old belonging to the Paulo Alberto Tomazinho state school in the city of Umuarama in northwest Paraná in the year 2020. The comics are part of the methodology we use to help students understand the history of Brazil, indigenous and African history and the prejudices that existing against them. Data were obtained from questionnaires, tests and review of averages through school reports. With these analyzes it is concluded that the comics of Turma da Mônica can contribute to the teaching-learning in the discipline of History of Brazil.Edições UESB2022-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1079710.22481/riduesb.v7i2.10797Revista de Iniciação à Docência; v. 7 n. 2 (2022): v. 7 n. 2: (jul. - dez., 2022); 26-402525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10797/7198Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBoa Sorte, Ana Priscila de OliveiraReis, Elisangela Alves dos2022-12-27T00:35:08Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10797Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2022-12-27T00:35:08Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Quadrinhos da Turma da Mônica: desafios no Ensino de História
Turma da Mônica Comics: challenges in Teaching History
title Quadrinhos da Turma da Mônica: desafios no Ensino de História
spellingShingle Quadrinhos da Turma da Mônica: desafios no Ensino de História
Boa Sorte, Ana Priscila de Oliveira
Memória
História
Ensino
Quadrinhos
Racismo
Indígenas
Memory
History
Teaching
Comics
Racism
Indigenous
title_short Quadrinhos da Turma da Mônica: desafios no Ensino de História
title_full Quadrinhos da Turma da Mônica: desafios no Ensino de História
title_fullStr Quadrinhos da Turma da Mônica: desafios no Ensino de História
title_full_unstemmed Quadrinhos da Turma da Mônica: desafios no Ensino de História
title_sort Quadrinhos da Turma da Mônica: desafios no Ensino de História
author Boa Sorte, Ana Priscila de Oliveira
author_facet Boa Sorte, Ana Priscila de Oliveira
Reis, Elisangela Alves dos
author_role author
author2 Reis, Elisangela Alves dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boa Sorte, Ana Priscila de Oliveira
Reis, Elisangela Alves dos
dc.subject.por.fl_str_mv Memória
História
Ensino
Quadrinhos
Racismo
Indígenas
Memory
History
Teaching
Comics
Racism
Indigenous
topic Memória
História
Ensino
Quadrinhos
Racismo
Indígenas
Memory
History
Teaching
Comics
Racism
Indigenous
description Este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência, demonstrando os resultados alcançados através das histórias em quadrinhos da Turma da Mônica no ensino de História do Brasil, sobretudo, a história de negros e indígenas no nosso país, para alunos de 15 a 17 anos de idade pertencentes a escola estadual Paulo Alberto Tomazinho na cidade de Umuarama no noroeste do Paraná no ano de 2020. As HQs fazem parte da metodologia que utilizamos para ajudar os alunos a compreender a História do Brasil, História indígena e africana e os preconceitos que existentes contra eles. Os dados foram obtidos a partir de questionários, prova e revisão das médias através dos boletins escolares. Com estas análises conclui-se que as histórias em quadrinhos da Turma da Mônica podem contribuir para o ensino-aprendizagem na disciplina de História do Brasil.    
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10797
10.22481/riduesb.v7i2.10797
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10797
identifier_str_mv 10.22481/riduesb.v7i2.10797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10797/7198
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 7 n. 2 (2022): v. 7 n. 2: (jul. - dez., 2022); 26-40
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798188136431616