Conversation: teacher dialogue for the monitoring of teaching and learning in the EJA of public schools in Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Adriana de Mello Amorim Novais
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Benedictis, Nereida Maria Santos Mafra de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9437
Resumo: Este artigo visa a apresentar a compreensão da importância do diálogo docente com seus pares para o acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem na modalidade EJA. Para isso, buscou-se conhecer o diálogo na teoria freiriana, os princípios teóricos e metodológicos e as orientações para o acompanhamento da aprendizagem na Política da EJA da Rede Estadual da Bahia (2011). Como referencial teórico, utilizaram-se os estudos de Freire (1980, 2013, 2001, 2011) sobre o diálogo, e a discussão sobre a importância da formação do(a) professor(a) embasou-se em Candau (2011), Nóvoa (1992) e Tardif (2006). Para a coleta dos dados, usou-se a roda de conversa com os professores(as) com questões norteadoras, envolvendo o entendimento sobre a EJA, dificuldades de aprendizagem, metodologias positivas e motivos que levaram os(as) educandos(as) a retornarem à escola na modalidade EJA. Com este trabalho, pôde-se perceber a importância dos momentos de diálogo, autêntico, de comunicação e colaboração, entre os professores(as) e seus pares.     
id UESB-8_a0462889438116e3fa8381d2fe9ea71e
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/9437
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling Conversation: teacher dialogue for the monitoring of teaching and learning in the EJA of public schools in BahiaRoda de conversa: diálogo docente para o acompanhamento do ensino aprendizagem na EJA da Rede Estadual da BahiaEJADiálogoProfessoresEJA; Dialogue; TeachersEste artigo visa a apresentar a compreensão da importância do diálogo docente com seus pares para o acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem na modalidade EJA. Para isso, buscou-se conhecer o diálogo na teoria freiriana, os princípios teóricos e metodológicos e as orientações para o acompanhamento da aprendizagem na Política da EJA da Rede Estadual da Bahia (2011). Como referencial teórico, utilizaram-se os estudos de Freire (1980, 2013, 2001, 2011) sobre o diálogo, e a discussão sobre a importância da formação do(a) professor(a) embasou-se em Candau (2011), Nóvoa (1992) e Tardif (2006). Para a coleta dos dados, usou-se a roda de conversa com os professores(as) com questões norteadoras, envolvendo o entendimento sobre a EJA, dificuldades de aprendizagem, metodologias positivas e motivos que levaram os(as) educandos(as) a retornarem à escola na modalidade EJA. Com este trabalho, pôde-se perceber a importância dos momentos de diálogo, autêntico, de comunicação e colaboração, entre os professores(as) e seus pares.     This article aims to present the understanding of the importance of teachers' dialogue with their peers for monitoring the teaching-learning process in the Youth and Adult Education. For this, we sought to understand the importance of dialogue in Freirian theory, to know the theoretical and methodological principles and guidelines for monitoring learning in the Youth and Adult Education Policy of the Bahia State (2011). As a theoretical framework, we used the studies about dialogue by Freire (1980, 2013, 2001, 2011), and the discussion about the importance of teacher education was based on Candau (2011), Nóvoa (1992) and Tardif (2006). For data collection, a conversation wheel with teachers was used, with guiding questions, evolving understanding about Youth and Adult Education, learning difficulties, positive methodologies and reasons that led students to return to school in the Youth and Adult Education modality. With this work, it was possible to notice the importance of moments of dialogue, authentic, of communication and collaboration, between teachers and their pairs.  Edições UESB2021-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/943710.22481/riduesb.v6i2.9437Revista de Iniciação à Docência; v. 6 n. 2 (2021): V. 6 n. 2: (jul. - dez., 2021); 267-2822525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9437/6401Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Adriana de Mello Amorim NovaisBenedictis, Nereida Maria Santos Mafra de2021-12-25T21:22:51Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/9437Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-12-25T21:22:51Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Conversation: teacher dialogue for the monitoring of teaching and learning in the EJA of public schools in Bahia
Roda de conversa: diálogo docente para o acompanhamento do ensino aprendizagem na EJA da Rede Estadual da Bahia
title Conversation: teacher dialogue for the monitoring of teaching and learning in the EJA of public schools in Bahia
spellingShingle Conversation: teacher dialogue for the monitoring of teaching and learning in the EJA of public schools in Bahia
Silva, Adriana de Mello Amorim Novais
EJA
Diálogo
Professores
EJA; Dialogue; Teachers
title_short Conversation: teacher dialogue for the monitoring of teaching and learning in the EJA of public schools in Bahia
title_full Conversation: teacher dialogue for the monitoring of teaching and learning in the EJA of public schools in Bahia
title_fullStr Conversation: teacher dialogue for the monitoring of teaching and learning in the EJA of public schools in Bahia
title_full_unstemmed Conversation: teacher dialogue for the monitoring of teaching and learning in the EJA of public schools in Bahia
title_sort Conversation: teacher dialogue for the monitoring of teaching and learning in the EJA of public schools in Bahia
author Silva, Adriana de Mello Amorim Novais
author_facet Silva, Adriana de Mello Amorim Novais
Benedictis, Nereida Maria Santos Mafra de
author_role author
author2 Benedictis, Nereida Maria Santos Mafra de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Adriana de Mello Amorim Novais
Benedictis, Nereida Maria Santos Mafra de
dc.subject.por.fl_str_mv EJA
Diálogo
Professores
EJA; Dialogue; Teachers
topic EJA
Diálogo
Professores
EJA; Dialogue; Teachers
description Este artigo visa a apresentar a compreensão da importância do diálogo docente com seus pares para o acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem na modalidade EJA. Para isso, buscou-se conhecer o diálogo na teoria freiriana, os princípios teóricos e metodológicos e as orientações para o acompanhamento da aprendizagem na Política da EJA da Rede Estadual da Bahia (2011). Como referencial teórico, utilizaram-se os estudos de Freire (1980, 2013, 2001, 2011) sobre o diálogo, e a discussão sobre a importância da formação do(a) professor(a) embasou-se em Candau (2011), Nóvoa (1992) e Tardif (2006). Para a coleta dos dados, usou-se a roda de conversa com os professores(as) com questões norteadoras, envolvendo o entendimento sobre a EJA, dificuldades de aprendizagem, metodologias positivas e motivos que levaram os(as) educandos(as) a retornarem à escola na modalidade EJA. Com este trabalho, pôde-se perceber a importância dos momentos de diálogo, autêntico, de comunicação e colaboração, entre os professores(as) e seus pares.     
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9437
10.22481/riduesb.v6i2.9437
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9437
identifier_str_mv 10.22481/riduesb.v6i2.9437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9437/6401
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 6 n. 2 (2021): V. 6 n. 2: (jul. - dez., 2021); 267-282
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798188087148544