TERMOQUIZ: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO POR MEIO DO JOGO DIDÁTICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AFONSO, ANDRÉIA FRANCISCO
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: DELFINO, CAMILA OLIVEIRA, PIRES, HEBER SILAS
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/5537
Resumo: Os jogos didáticos têm se constituído como ferramentas auxiliares no processo de ensino e de aprendizagem, especialmente no contexto das aulas de Química, uma disciplina que encontra explicação para seus fenômenos no nível submicroscópico. Assim, de modo a facilitar a aprendizagem de Termoquímica, além de proporcionar um momento de descontração e cooperação, três bolsistas de iniciação à docência do subprojeto de Química planejaram e aplicaram um jogo de cartas que foi denominado de TermoQuiz. Esse recurso didático foi aplicado em três turmas do ensino médio de uma escola estadual parceira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Durante o desenvolvimento do jogo, o professor supervisor e as bolsistas perceberam que os alunos se empenharam na atividade, não só por perceberem que essa era uma oportunidade para rever os conteúdos estudados, os quais demonstraram dificuldades de compreensão, como também para conseguirem os pontos avaliativos que os ajudariam na média do 4º bimestre, o que para muitos, resultou na aprovação para um nível escolar mais avançado.
id UESB-8_a0a870a2a222ec7babe5bf3d3a1f77bf
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5537
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling TERMOQUIZ: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO POR MEIO DO JOGO DIDÁTICOJogo Didático; Química; Termoquímica.Os jogos didáticos têm se constituído como ferramentas auxiliares no processo de ensino e de aprendizagem, especialmente no contexto das aulas de Química, uma disciplina que encontra explicação para seus fenômenos no nível submicroscópico. Assim, de modo a facilitar a aprendizagem de Termoquímica, além de proporcionar um momento de descontração e cooperação, três bolsistas de iniciação à docência do subprojeto de Química planejaram e aplicaram um jogo de cartas que foi denominado de TermoQuiz. Esse recurso didático foi aplicado em três turmas do ensino médio de uma escola estadual parceira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Durante o desenvolvimento do jogo, o professor supervisor e as bolsistas perceberam que os alunos se empenharam na atividade, não só por perceberem que essa era uma oportunidade para rever os conteúdos estudados, os quais demonstraram dificuldades de compreensão, como também para conseguirem os pontos avaliativos que os ajudariam na média do 4º bimestre, o que para muitos, resultou na aprovação para um nível escolar mais avançado.Edições UESB2019-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/553710.22481/rid-uesb.v3i2.5537Revista de Iniciação à Docência; v. 3 n. 2 (2018): v. 3, n. 2 (2018): jul. - dez., 2018; 32 - 412525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/5537/4197AFONSO, ANDRÉIA FRANCISCODELFINO, CAMILA OLIVEIRAPIRES, HEBER SILASinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:50:27Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5537Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-03-25T04:50:27Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv TERMOQUIZ: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO POR MEIO DO JOGO DIDÁTICO
title TERMOQUIZ: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO POR MEIO DO JOGO DIDÁTICO
spellingShingle TERMOQUIZ: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO POR MEIO DO JOGO DIDÁTICO
AFONSO, ANDRÉIA FRANCISCO
Jogo Didático; Química; Termoquímica.
title_short TERMOQUIZ: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO POR MEIO DO JOGO DIDÁTICO
title_full TERMOQUIZ: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO POR MEIO DO JOGO DIDÁTICO
title_fullStr TERMOQUIZ: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO POR MEIO DO JOGO DIDÁTICO
title_full_unstemmed TERMOQUIZ: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO POR MEIO DO JOGO DIDÁTICO
title_sort TERMOQUIZ: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO POR MEIO DO JOGO DIDÁTICO
author AFONSO, ANDRÉIA FRANCISCO
author_facet AFONSO, ANDRÉIA FRANCISCO
DELFINO, CAMILA OLIVEIRA
PIRES, HEBER SILAS
author_role author
author2 DELFINO, CAMILA OLIVEIRA
PIRES, HEBER SILAS
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv AFONSO, ANDRÉIA FRANCISCO
DELFINO, CAMILA OLIVEIRA
PIRES, HEBER SILAS
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo Didático; Química; Termoquímica.
topic Jogo Didático; Química; Termoquímica.
description Os jogos didáticos têm se constituído como ferramentas auxiliares no processo de ensino e de aprendizagem, especialmente no contexto das aulas de Química, uma disciplina que encontra explicação para seus fenômenos no nível submicroscópico. Assim, de modo a facilitar a aprendizagem de Termoquímica, além de proporcionar um momento de descontração e cooperação, três bolsistas de iniciação à docência do subprojeto de Química planejaram e aplicaram um jogo de cartas que foi denominado de TermoQuiz. Esse recurso didático foi aplicado em três turmas do ensino médio de uma escola estadual parceira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Durante o desenvolvimento do jogo, o professor supervisor e as bolsistas perceberam que os alunos se empenharam na atividade, não só por perceberem que essa era uma oportunidade para rever os conteúdos estudados, os quais demonstraram dificuldades de compreensão, como também para conseguirem os pontos avaliativos que os ajudariam na média do 4º bimestre, o que para muitos, resultou na aprovação para um nível escolar mais avançado.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/5537
10.22481/rid-uesb.v3i2.5537
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/5537
identifier_str_mv 10.22481/rid-uesb.v3i2.5537
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/5537/4197
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 3 n. 2 (2018): v. 3, n. 2 (2018): jul. - dez., 2018; 32 - 41
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798187217879040