Contribuições do Pibid Uesb para a formação do professor de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Iniciação à Docência |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10355 |
Resumo: | Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa realizada com professores iniciantes de matemática, ex-bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), campus de Jequié, que teve como objetivo compreender as ações do Pibid Uesb e suas contribuições para a formação inicial de professores de matemática, em efetivo exercício da docência, a partir das seguintes questões de pesquisa: Quais as contribuições do subprojeto de matemática Pibid Uesb para a formação de professores de matemática? Como os professores de matemática, ex-bolsistas de iniciação à docência, avaliam as oportunidades de aprendizagem no contexto do subprojeto de matemática para o exercício de sua profissão? A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, utilizando como dispositivos de pesquisa a análise documental e a entrevista semiestruturada. O tratamento dos dados foi realizado com base na análise de conteúdos. Os resultados revelam que as ações desenvolvidas na Microrrede Ensino-Aprendizagem-Formação juntamente com o subprojeto de matemática contribuíram para a (re)significação de crenças, concepções e práticas dos professores iniciantes de matemática, ao oportunizarem a vivência no ambiente escolar, integrando ensino e pesquisa, e desenvolvendo um trabalho conjunto entre todos os integrantes do Pibid Uesb. |
id |
UESB-8_a82dadc147d97c75f62207fd5f49095e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10355 |
network_acronym_str |
UESB-8 |
network_name_str |
Revista de Iniciação à Docência |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições do Pibid Uesb para a formação do professor de matemáticaPibid Uesb contributions to mathematics teachers' training Pibidformação de professoresProfessores iniciantes de matemáticaPibidTeacher trainingBeginning mathematics teachersEste trabalho apresenta os resultados da pesquisa realizada com professores iniciantes de matemática, ex-bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), campus de Jequié, que teve como objetivo compreender as ações do Pibid Uesb e suas contribuições para a formação inicial de professores de matemática, em efetivo exercício da docência, a partir das seguintes questões de pesquisa: Quais as contribuições do subprojeto de matemática Pibid Uesb para a formação de professores de matemática? Como os professores de matemática, ex-bolsistas de iniciação à docência, avaliam as oportunidades de aprendizagem no contexto do subprojeto de matemática para o exercício de sua profissão? A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, utilizando como dispositivos de pesquisa a análise documental e a entrevista semiestruturada. O tratamento dos dados foi realizado com base na análise de conteúdos. Os resultados revelam que as ações desenvolvidas na Microrrede Ensino-Aprendizagem-Formação juntamente com o subprojeto de matemática contribuíram para a (re)significação de crenças, concepções e práticas dos professores iniciantes de matemática, ao oportunizarem a vivência no ambiente escolar, integrando ensino e pesquisa, e desenvolvendo um trabalho conjunto entre todos os integrantes do Pibid Uesb.This paper presents the results of the research carried out with beginning mathematics teachers, ex-scholarship holders of the Institutional Scholarship Program for Initiation to Teaching (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid), at the State University of Southwest Bahia (Uesb), Jequié campus, which aimed to understand the actions of the Pibid Uesb and its contributions to the initial training of mathematics teachers, in effective teaching practice, based on the following research questions: What are the contributions of the Pibid Uesb mathematics subproject for the training of mathematics teachers? How do mathematics teachers, former teaching initiation scholarship holders, evaluate the learning opportunities in the context of the mathematics subproject for the exercise of their profession? The adopted methodology was qualitative in nature, using document analysis and semi-structured interviews as research devices. Data processing was performed based on content analysis. The results reveal that the actions developed in the Teaching-Learning-Training Micro-network, conjointly with the mathematics subproject, contributed to the (re)signification of beliefs, conceptions, and practices of the beginning mathematics teachers, by providing them opportunities for experiencing the school environment, integrating teaching and research, and developing a cooperative work with all the members of the Pibid Uesb.Edições UESB2022-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1035510.22481/riduesb.v7i1.10355Revista de Iniciação à Docência; v. 7 n. 1 (2022): V. 7 n. 1: (jan. - jun., 2022); 115-1342525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10355/6941Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Leia BarbosaFreire, Inês Angélica AndradeGonçalves, Maria de Cássia Passos Brandão2022-07-10T23:15:39Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10355Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2022-07-10T23:15:39Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições do Pibid Uesb para a formação do professor de matemática Pibid Uesb contributions to mathematics teachers' training |
title |
Contribuições do Pibid Uesb para a formação do professor de matemática |
spellingShingle |
Contribuições do Pibid Uesb para a formação do professor de matemática Costa, Leia Barbosa Pibid formação de professores Professores iniciantes de matemática Pibid Teacher training Beginning mathematics teachers |
title_short |
Contribuições do Pibid Uesb para a formação do professor de matemática |
title_full |
Contribuições do Pibid Uesb para a formação do professor de matemática |
title_fullStr |
Contribuições do Pibid Uesb para a formação do professor de matemática |
title_full_unstemmed |
Contribuições do Pibid Uesb para a formação do professor de matemática |
title_sort |
Contribuições do Pibid Uesb para a formação do professor de matemática |
author |
Costa, Leia Barbosa |
author_facet |
Costa, Leia Barbosa Freire, Inês Angélica Andrade Gonçalves, Maria de Cássia Passos Brandão |
author_role |
author |
author2 |
Freire, Inês Angélica Andrade Gonçalves, Maria de Cássia Passos Brandão |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Leia Barbosa Freire, Inês Angélica Andrade Gonçalves, Maria de Cássia Passos Brandão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pibid formação de professores Professores iniciantes de matemática Pibid Teacher training Beginning mathematics teachers |
topic |
Pibid formação de professores Professores iniciantes de matemática Pibid Teacher training Beginning mathematics teachers |
description |
Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa realizada com professores iniciantes de matemática, ex-bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), campus de Jequié, que teve como objetivo compreender as ações do Pibid Uesb e suas contribuições para a formação inicial de professores de matemática, em efetivo exercício da docência, a partir das seguintes questões de pesquisa: Quais as contribuições do subprojeto de matemática Pibid Uesb para a formação de professores de matemática? Como os professores de matemática, ex-bolsistas de iniciação à docência, avaliam as oportunidades de aprendizagem no contexto do subprojeto de matemática para o exercício de sua profissão? A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, utilizando como dispositivos de pesquisa a análise documental e a entrevista semiestruturada. O tratamento dos dados foi realizado com base na análise de conteúdos. Os resultados revelam que as ações desenvolvidas na Microrrede Ensino-Aprendizagem-Formação juntamente com o subprojeto de matemática contribuíram para a (re)significação de crenças, concepções e práticas dos professores iniciantes de matemática, ao oportunizarem a vivência no ambiente escolar, integrando ensino e pesquisa, e desenvolvendo um trabalho conjunto entre todos os integrantes do Pibid Uesb. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10355 10.22481/riduesb.v7i1.10355 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10355 |
identifier_str_mv |
10.22481/riduesb.v7i1.10355 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10355/6941 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência; v. 7 n. 1 (2022): V. 7 n. 1: (jan. - jun., 2022); 115-134 2525-4332 reponame:Revista de Iniciação à Docência instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista de Iniciação à Docência |
collection |
Revista de Iniciação à Docência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rid.editoria@gmail.com |
_version_ |
1796798188116508672 |