Contribuições do Pibid Uesb para a formação do professor de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Leia Barbosa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Freire, Inês Angélica Andrade, Gonçalves, Maria de Cássia Passos Brandão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10355
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa realizada com professores iniciantes de matemática, ex-bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), campus de Jequié, que teve como objetivo compreender as ações do Pibid Uesb e suas contribuições para a formação inicial de professores de matemática, em efetivo exercício da docência, a partir das seguintes questões de pesquisa: Quais as contribuições do subprojeto de matemática Pibid Uesb para a formação de professores de matemática? Como os professores de matemática, ex-bolsistas de iniciação à docência, avaliam as oportunidades de aprendizagem no contexto do subprojeto de matemática para o exercício de sua profissão? A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, utilizando como dispositivos de pesquisa a análise documental e a entrevista semiestruturada. O tratamento dos dados foi realizado com base na análise de conteúdos. Os resultados revelam que as ações desenvolvidas na Microrrede Ensino-Aprendizagem-Formação juntamente com o subprojeto de matemática contribuíram para a (re)significação de crenças, concepções e práticas dos professores iniciantes de matemática, ao oportunizarem a vivência no ambiente escolar, integrando ensino e pesquisa, e desenvolvendo um trabalho conjunto entre todos os integrantes do Pibid Uesb.
id UESB-8_a82dadc147d97c75f62207fd5f49095e
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10355
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling Contribuições do Pibid Uesb para a formação do professor de matemáticaPibid Uesb contributions to mathematics teachers' training Pibidformação de professoresProfessores iniciantes de matemáticaPibidTeacher trainingBeginning mathematics teachersEste trabalho apresenta os resultados da pesquisa realizada com professores iniciantes de matemática, ex-bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), campus de Jequié, que teve como objetivo compreender as ações do Pibid Uesb e suas contribuições para a formação inicial de professores de matemática, em efetivo exercício da docência, a partir das seguintes questões de pesquisa: Quais as contribuições do subprojeto de matemática Pibid Uesb para a formação de professores de matemática? Como os professores de matemática, ex-bolsistas de iniciação à docência, avaliam as oportunidades de aprendizagem no contexto do subprojeto de matemática para o exercício de sua profissão? A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, utilizando como dispositivos de pesquisa a análise documental e a entrevista semiestruturada. O tratamento dos dados foi realizado com base na análise de conteúdos. Os resultados revelam que as ações desenvolvidas na Microrrede Ensino-Aprendizagem-Formação juntamente com o subprojeto de matemática contribuíram para a (re)significação de crenças, concepções e práticas dos professores iniciantes de matemática, ao oportunizarem a vivência no ambiente escolar, integrando ensino e pesquisa, e desenvolvendo um trabalho conjunto entre todos os integrantes do Pibid Uesb.This paper presents the results of the research carried out with beginning mathematics teachers, ex-scholarship holders of the Institutional Scholarship Program for Initiation to Teaching (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid), at the State University of Southwest Bahia (Uesb), Jequié campus, which aimed to understand the actions of the Pibid Uesb and its contributions to the initial training of mathematics teachers, in effective teaching practice, based on the following research questions: What are the contributions of the Pibid Uesb mathematics subproject for the training of mathematics teachers? How do mathematics teachers, former teaching initiation scholarship holders, evaluate the learning opportunities in the context of the mathematics subproject for the exercise of their profession? The adopted methodology was qualitative in nature, using document analysis and semi-structured interviews as research devices. Data processing was performed based on content analysis. The results reveal that the actions developed in the Teaching-Learning-Training Micro-network, conjointly with the mathematics subproject, contributed to the (re)signification of beliefs, conceptions, and practices of the beginning mathematics teachers, by providing them opportunities for experiencing the school environment, integrating teaching and research, and developing a cooperative work with all the members of the Pibid Uesb.Edições UESB2022-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1035510.22481/riduesb.v7i1.10355Revista de Iniciação à Docência; v. 7 n. 1 (2022): V. 7 n. 1: (jan. - jun., 2022); 115-1342525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10355/6941Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Leia BarbosaFreire, Inês Angélica AndradeGonçalves, Maria de Cássia Passos Brandão2022-07-10T23:15:39Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10355Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2022-07-10T23:15:39Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições do Pibid Uesb para a formação do professor de matemática
Pibid Uesb contributions to mathematics teachers' training
title Contribuições do Pibid Uesb para a formação do professor de matemática
spellingShingle Contribuições do Pibid Uesb para a formação do professor de matemática
Costa, Leia Barbosa
Pibid
formação de professores
Professores iniciantes de matemática
Pibid
Teacher training
Beginning mathematics teachers
title_short Contribuições do Pibid Uesb para a formação do professor de matemática
title_full Contribuições do Pibid Uesb para a formação do professor de matemática
title_fullStr Contribuições do Pibid Uesb para a formação do professor de matemática
title_full_unstemmed Contribuições do Pibid Uesb para a formação do professor de matemática
title_sort Contribuições do Pibid Uesb para a formação do professor de matemática
author Costa, Leia Barbosa
author_facet Costa, Leia Barbosa
Freire, Inês Angélica Andrade
Gonçalves, Maria de Cássia Passos Brandão
author_role author
author2 Freire, Inês Angélica Andrade
Gonçalves, Maria de Cássia Passos Brandão
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Leia Barbosa
Freire, Inês Angélica Andrade
Gonçalves, Maria de Cássia Passos Brandão
dc.subject.por.fl_str_mv Pibid
formação de professores
Professores iniciantes de matemática
Pibid
Teacher training
Beginning mathematics teachers
topic Pibid
formação de professores
Professores iniciantes de matemática
Pibid
Teacher training
Beginning mathematics teachers
description Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa realizada com professores iniciantes de matemática, ex-bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), campus de Jequié, que teve como objetivo compreender as ações do Pibid Uesb e suas contribuições para a formação inicial de professores de matemática, em efetivo exercício da docência, a partir das seguintes questões de pesquisa: Quais as contribuições do subprojeto de matemática Pibid Uesb para a formação de professores de matemática? Como os professores de matemática, ex-bolsistas de iniciação à docência, avaliam as oportunidades de aprendizagem no contexto do subprojeto de matemática para o exercício de sua profissão? A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, utilizando como dispositivos de pesquisa a análise documental e a entrevista semiestruturada. O tratamento dos dados foi realizado com base na análise de conteúdos. Os resultados revelam que as ações desenvolvidas na Microrrede Ensino-Aprendizagem-Formação juntamente com o subprojeto de matemática contribuíram para a (re)significação de crenças, concepções e práticas dos professores iniciantes de matemática, ao oportunizarem a vivência no ambiente escolar, integrando ensino e pesquisa, e desenvolvendo um trabalho conjunto entre todos os integrantes do Pibid Uesb.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10355
10.22481/riduesb.v7i1.10355
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10355
identifier_str_mv 10.22481/riduesb.v7i1.10355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10355/6941
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 7 n. 1 (2022): V. 7 n. 1: (jan. - jun., 2022); 115-134
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798188116508672