Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: Avaliação de Resultados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Iniciação à Docência |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/4434 |
Resumo: | O objetivo desse artigo é trazer os resultados da análise do projeto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, relativo ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), a partir da perspectiva de seus egressos. Os dados foram constituídos pelas respostas de 53 ex-bolsistas de iniciação à docência a um questionário online, as quais foram submetidas à análise de conteúdo. Os resultados positivos apontados estão coadunados com os objetivos centrais do Programa. No entanto, o projeto necessita de aprimoramentos e de um acompanhamento mais preciso para que os bolsistas possam aproveitar todo seu potencial formativo. Em conexão com os resultados de outros estudos, nossa pesquisa mostra a importância do PIBID para a melhoria da formação docente e para fomentar o interesse pelo magistério. Sugere-se que os resultados das pesquisas sobre o PIBID deveriam ser levados em conta na avaliação do Programa. |
id |
UESB-8_aed42d9c886ae7c61facbba9b672090e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4434 |
network_acronym_str |
UESB-8 |
network_name_str |
Revista de Iniciação à Docência |
repository_id_str |
|
spelling |
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: Avaliação de ResultadosAvaliação; Políticas Educacionais; Formação Docente; Valorização do Magistério.O objetivo desse artigo é trazer os resultados da análise do projeto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, relativo ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), a partir da perspectiva de seus egressos. Os dados foram constituídos pelas respostas de 53 ex-bolsistas de iniciação à docência a um questionário online, as quais foram submetidas à análise de conteúdo. Os resultados positivos apontados estão coadunados com os objetivos centrais do Programa. No entanto, o projeto necessita de aprimoramentos e de um acompanhamento mais preciso para que os bolsistas possam aproveitar todo seu potencial formativo. Em conexão com os resultados de outros estudos, nossa pesquisa mostra a importância do PIBID para a melhoria da formação docente e para fomentar o interesse pelo magistério. Sugere-se que os resultados das pesquisas sobre o PIBID deveriam ser levados em conta na avaliação do Programa.Edições UESB2018-11-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/443410.22481/rid-uesb.v3i1.4434Revista de Iniciação à Docência; v. 3 n. 1 (2018): v. 3, n. 1, (2018): (jan./jun., 2018)2525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/4434/3522Chapani, Daisi TeresinhaLuz, Carla Patrícia N.info:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:50:08Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4434Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-03-25T04:50:08Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: Avaliação de Resultados |
title |
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: Avaliação de Resultados |
spellingShingle |
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: Avaliação de Resultados Chapani, Daisi Teresinha Avaliação; Políticas Educacionais; Formação Docente; Valorização do Magistério. |
title_short |
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: Avaliação de Resultados |
title_full |
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: Avaliação de Resultados |
title_fullStr |
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: Avaliação de Resultados |
title_full_unstemmed |
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: Avaliação de Resultados |
title_sort |
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: Avaliação de Resultados |
author |
Chapani, Daisi Teresinha |
author_facet |
Chapani, Daisi Teresinha Luz, Carla Patrícia N. |
author_role |
author |
author2 |
Luz, Carla Patrícia N. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chapani, Daisi Teresinha Luz, Carla Patrícia N. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação; Políticas Educacionais; Formação Docente; Valorização do Magistério. |
topic |
Avaliação; Políticas Educacionais; Formação Docente; Valorização do Magistério. |
description |
O objetivo desse artigo é trazer os resultados da análise do projeto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, relativo ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), a partir da perspectiva de seus egressos. Os dados foram constituídos pelas respostas de 53 ex-bolsistas de iniciação à docência a um questionário online, as quais foram submetidas à análise de conteúdo. Os resultados positivos apontados estão coadunados com os objetivos centrais do Programa. No entanto, o projeto necessita de aprimoramentos e de um acompanhamento mais preciso para que os bolsistas possam aproveitar todo seu potencial formativo. Em conexão com os resultados de outros estudos, nossa pesquisa mostra a importância do PIBID para a melhoria da formação docente e para fomentar o interesse pelo magistério. Sugere-se que os resultados das pesquisas sobre o PIBID deveriam ser levados em conta na avaliação do Programa. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/4434 10.22481/rid-uesb.v3i1.4434 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/4434 |
identifier_str_mv |
10.22481/rid-uesb.v3i1.4434 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/4434/3522 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência; v. 3 n. 1 (2018): v. 3, n. 1, (2018): (jan./jun., 2018) 2525-4332 reponame:Revista de Iniciação à Docência instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista de Iniciação à Docência |
collection |
Revista de Iniciação à Docência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rid.editoria@gmail.com |
_version_ |
1796798187205296128 |