Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: Avaliação de Resultados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chapani, Daisi Teresinha
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Luz, Carla Patrícia N.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/4434
Resumo: O objetivo desse artigo é trazer os resultados da análise do projeto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, relativo ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), a partir da perspectiva de seus egressos. Os dados foram constituídos pelas respostas de 53 ex-bolsistas de iniciação à docência a um questionário online, as quais foram submetidas à análise de conteúdo. Os resultados positivos apontados estão coadunados com os objetivos centrais do Programa. No entanto, o projeto necessita de aprimoramentos e de um acompanhamento mais preciso para que os bolsistas possam aproveitar todo seu potencial formativo. Em conexão com os resultados de outros estudos, nossa pesquisa mostra a importância do PIBID para a melhoria da formação docente e para fomentar o interesse pelo magistério. Sugere-se que os resultados das pesquisas sobre o PIBID deveriam ser levados em conta na avaliação do Programa.
id UESB-8_aed42d9c886ae7c61facbba9b672090e
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4434
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: Avaliação de ResultadosAvaliação; Políticas Educacionais; Formação Docente; Valorização do Magistério.O objetivo desse artigo é trazer os resultados da análise do projeto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, relativo ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), a partir da perspectiva de seus egressos. Os dados foram constituídos pelas respostas de 53 ex-bolsistas de iniciação à docência a um questionário online, as quais foram submetidas à análise de conteúdo. Os resultados positivos apontados estão coadunados com os objetivos centrais do Programa. No entanto, o projeto necessita de aprimoramentos e de um acompanhamento mais preciso para que os bolsistas possam aproveitar todo seu potencial formativo. Em conexão com os resultados de outros estudos, nossa pesquisa mostra a importância do PIBID para a melhoria da formação docente e para fomentar o interesse pelo magistério. Sugere-se que os resultados das pesquisas sobre o PIBID deveriam ser levados em conta na avaliação do Programa.Edições UESB2018-11-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/443410.22481/rid-uesb.v3i1.4434Revista de Iniciação à Docência; v. 3 n. 1 (2018): v. 3, n. 1, (2018): (jan./jun., 2018)2525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/4434/3522Chapani, Daisi TeresinhaLuz, Carla Patrícia N.info:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:50:08Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4434Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-03-25T04:50:08Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: Avaliação de Resultados
title Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: Avaliação de Resultados
spellingShingle Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: Avaliação de Resultados
Chapani, Daisi Teresinha
Avaliação; Políticas Educacionais; Formação Docente; Valorização do Magistério.
title_short Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: Avaliação de Resultados
title_full Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: Avaliação de Resultados
title_fullStr Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: Avaliação de Resultados
title_full_unstemmed Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: Avaliação de Resultados
title_sort Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: Avaliação de Resultados
author Chapani, Daisi Teresinha
author_facet Chapani, Daisi Teresinha
Luz, Carla Patrícia N.
author_role author
author2 Luz, Carla Patrícia N.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chapani, Daisi Teresinha
Luz, Carla Patrícia N.
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação; Políticas Educacionais; Formação Docente; Valorização do Magistério.
topic Avaliação; Políticas Educacionais; Formação Docente; Valorização do Magistério.
description O objetivo desse artigo é trazer os resultados da análise do projeto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, relativo ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), a partir da perspectiva de seus egressos. Os dados foram constituídos pelas respostas de 53 ex-bolsistas de iniciação à docência a um questionário online, as quais foram submetidas à análise de conteúdo. Os resultados positivos apontados estão coadunados com os objetivos centrais do Programa. No entanto, o projeto necessita de aprimoramentos e de um acompanhamento mais preciso para que os bolsistas possam aproveitar todo seu potencial formativo. Em conexão com os resultados de outros estudos, nossa pesquisa mostra a importância do PIBID para a melhoria da formação docente e para fomentar o interesse pelo magistério. Sugere-se que os resultados das pesquisas sobre o PIBID deveriam ser levados em conta na avaliação do Programa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/4434
10.22481/rid-uesb.v3i1.4434
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/4434
identifier_str_mv 10.22481/rid-uesb.v3i1.4434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/4434/3522
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 3 n. 1 (2018): v. 3, n. 1, (2018): (jan./jun., 2018)
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798187205296128