As concepções dos estudantes da Universidade Regional do Cariri – Urca/Unidade Descentralizada de Missão Velha - Ceará sobre Educação Ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Alan Belizário
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Maria Eudair Oliveira da, Torres, Cicero Magerbio Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10821
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar as concepções dos estudantes, da Universidade Regional do Cariri – Urca/Unidade Descentralizada de Missão Velha-Ceará sobre Educação Ambiental. A pesquisa do tipo exploratória, descritiva e de natureza quali-quantitativa foi desenvolvida com os acadêmicos do 5º e 9º semestres do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Urca. Para isso, utilizou-se de um questionário semiestruturado, contendo cinco questões subjetivas e seis objetivas. A análise dos dados evidenciou que os estudantes compreendem a Educação Ambiental como sendo uma mudança de postura do homem com a natureza, sendo assim, justificam a importância de adotar hábitos conscientes, comportamentos e valores que promovam a qualidade de vida para todos(as). Conclui-se que as discussões e os debates sobre a Educação Ambiental ocorreram de forma significativa, elucidando a importância para temática. Sendo assim, emerge a necessidade de ampliar o dialogar com a comunidade escolar, acadêmica e toda a sociedade a fim de dinamizar a perspectiva de ampliar o debate sobre as questões ambientais, tornando os estudantes mais críticos, participativos e colaborativos.
id UESB-8_ba901691e206eb4ade0187af7c4f105d
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10821
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling As concepções dos estudantes da Universidade Regional do Cariri – Urca/Unidade Descentralizada de Missão Velha - Ceará sobre Educação AmbientalThe conception of the students of the Regional University of Cariri – Urca/Unidade Descentralizada de Missão Velha - Ceará about education environmentalConcepçõesEducação AmbientalQuestões ambientaisSociedadeConceptionEnvironmental educationEnvironmental issuesSocietyO presente artigo tem como objetivo analisar as concepções dos estudantes, da Universidade Regional do Cariri – Urca/Unidade Descentralizada de Missão Velha-Ceará sobre Educação Ambiental. A pesquisa do tipo exploratória, descritiva e de natureza quali-quantitativa foi desenvolvida com os acadêmicos do 5º e 9º semestres do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Urca. Para isso, utilizou-se de um questionário semiestruturado, contendo cinco questões subjetivas e seis objetivas. A análise dos dados evidenciou que os estudantes compreendem a Educação Ambiental como sendo uma mudança de postura do homem com a natureza, sendo assim, justificam a importância de adotar hábitos conscientes, comportamentos e valores que promovam a qualidade de vida para todos(as). Conclui-se que as discussões e os debates sobre a Educação Ambiental ocorreram de forma significativa, elucidando a importância para temática. Sendo assim, emerge a necessidade de ampliar o dialogar com a comunidade escolar, acadêmica e toda a sociedade a fim de dinamizar a perspectiva de ampliar o debate sobre as questões ambientais, tornando os estudantes mais críticos, participativos e colaborativos.This article aims to analyze the conceptions of students at the Regional University of Cariri – Urca/Decentralized Unit of Missão Velha-Ceará on Environmental Education. Exploratory, descriptive and quali-quantitative research was carried out with students from the 5th and 9th semesters of the Biological Sciences degree course at Urca. For this, a semi-structured questionnaire was used, containing five subjective and six objective questions. Data analysis showed that students understand Environmental Education as a change in man's attitude towards nature, thus justifying the importance of adopting conscious habits, behaviors and values that promote quality of life for all. It is concluded that the discussions and debates on Environmental Education took place in a significant way, elucidating the importance of the theme. Therefore, there is a need to expand dialogue with the school, academic and society as a whole in order to boost the perspective of expanding the debate on environmental issues, making students more critical, participative and collaborative.Edições UESB2022-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1082110.22481/riduesb.v7i2.10821Revista de Iniciação à Docência; v. 7 n. 2 (2022): v. 7 n. 2: (jul. - dez., 2022); 226-2402525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10821/7255Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Alan BelizárioSilva, Maria Eudair Oliveira daTorres, Cicero Magerbio Gomes2022-12-27T00:35:08Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10821Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2022-12-27T00:35:08Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv As concepções dos estudantes da Universidade Regional do Cariri – Urca/Unidade Descentralizada de Missão Velha - Ceará sobre Educação Ambiental
The conception of the students of the Regional University of Cariri – Urca/Unidade Descentralizada de Missão Velha - Ceará about education environmental
title As concepções dos estudantes da Universidade Regional do Cariri – Urca/Unidade Descentralizada de Missão Velha - Ceará sobre Educação Ambiental
spellingShingle As concepções dos estudantes da Universidade Regional do Cariri – Urca/Unidade Descentralizada de Missão Velha - Ceará sobre Educação Ambiental
Cruz, Alan Belizário
Concepções
Educação Ambiental
Questões ambientais
Sociedade
Conception
Environmental education
Environmental issues
Society
title_short As concepções dos estudantes da Universidade Regional do Cariri – Urca/Unidade Descentralizada de Missão Velha - Ceará sobre Educação Ambiental
title_full As concepções dos estudantes da Universidade Regional do Cariri – Urca/Unidade Descentralizada de Missão Velha - Ceará sobre Educação Ambiental
title_fullStr As concepções dos estudantes da Universidade Regional do Cariri – Urca/Unidade Descentralizada de Missão Velha - Ceará sobre Educação Ambiental
title_full_unstemmed As concepções dos estudantes da Universidade Regional do Cariri – Urca/Unidade Descentralizada de Missão Velha - Ceará sobre Educação Ambiental
title_sort As concepções dos estudantes da Universidade Regional do Cariri – Urca/Unidade Descentralizada de Missão Velha - Ceará sobre Educação Ambiental
author Cruz, Alan Belizário
author_facet Cruz, Alan Belizário
Silva, Maria Eudair Oliveira da
Torres, Cicero Magerbio Gomes
author_role author
author2 Silva, Maria Eudair Oliveira da
Torres, Cicero Magerbio Gomes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Alan Belizário
Silva, Maria Eudair Oliveira da
Torres, Cicero Magerbio Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Concepções
Educação Ambiental
Questões ambientais
Sociedade
Conception
Environmental education
Environmental issues
Society
topic Concepções
Educação Ambiental
Questões ambientais
Sociedade
Conception
Environmental education
Environmental issues
Society
description O presente artigo tem como objetivo analisar as concepções dos estudantes, da Universidade Regional do Cariri – Urca/Unidade Descentralizada de Missão Velha-Ceará sobre Educação Ambiental. A pesquisa do tipo exploratória, descritiva e de natureza quali-quantitativa foi desenvolvida com os acadêmicos do 5º e 9º semestres do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Urca. Para isso, utilizou-se de um questionário semiestruturado, contendo cinco questões subjetivas e seis objetivas. A análise dos dados evidenciou que os estudantes compreendem a Educação Ambiental como sendo uma mudança de postura do homem com a natureza, sendo assim, justificam a importância de adotar hábitos conscientes, comportamentos e valores que promovam a qualidade de vida para todos(as). Conclui-se que as discussões e os debates sobre a Educação Ambiental ocorreram de forma significativa, elucidando a importância para temática. Sendo assim, emerge a necessidade de ampliar o dialogar com a comunidade escolar, acadêmica e toda a sociedade a fim de dinamizar a perspectiva de ampliar o debate sobre as questões ambientais, tornando os estudantes mais críticos, participativos e colaborativos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10821
10.22481/riduesb.v7i2.10821
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10821
identifier_str_mv 10.22481/riduesb.v7i2.10821
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10821/7255
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 7 n. 2 (2022): v. 7 n. 2: (jul. - dez., 2022); 226-240
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798188140625920