Um estudo sobre o professor iniciante nas produções acadêmicas no contexto brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Iniciação à Docência |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6220 |
Resumo: | Neste trabalho buscamos realizar um levantamento bibliográfico da produção de dissertações e teses constantes do banco da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES), selecionando pesquisas que buscavam investigar os professores iniciantes. No levantamento foram encontrados 44 trabalhos, publicados entre os anos de 2013 e 2016, relacionados ao tema. Os resumos das pesquisas sobre o tema foram analisados, de modo a realizar a categorização por temática, ano, nível de pesquisa, região do país e nível de ensino em que atuam os professores iniciantes estudados. O levantamento mostrou que o tema é estudado em várias regiões do país e abrange professores novatos de diversos níveis de ensino. A análise temática dos trabalhos evidenciou que cerca da metade dos trabalhos analisados buscaram caracterizar as vivências relativas ao início da docência, as percepções dos professores iniciantes e as condições e contextos nos quais se desenvolve a inserção à docência. No entanto, percebemos que apesar do crescimento, ainda são poucos os trabalhos que se interessaram pela relação entre a formação inicial e o início da docência e que analisaram ações e programas de apoio ao início da docência. |
id |
UESB-8_e833caea0b5f00b5ffbdc7f64336fce4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6220 |
network_acronym_str |
UESB-8 |
network_name_str |
Revista de Iniciação à Docência |
repository_id_str |
|
spelling |
Um estudo sobre o professor iniciante nas produções acadêmicas no contexto brasileiroProfessores Iniciantes; Levantamento Bibliográfico; Teses; Dissertações.Neste trabalho buscamos realizar um levantamento bibliográfico da produção de dissertações e teses constantes do banco da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES), selecionando pesquisas que buscavam investigar os professores iniciantes. No levantamento foram encontrados 44 trabalhos, publicados entre os anos de 2013 e 2016, relacionados ao tema. Os resumos das pesquisas sobre o tema foram analisados, de modo a realizar a categorização por temática, ano, nível de pesquisa, região do país e nível de ensino em que atuam os professores iniciantes estudados. O levantamento mostrou que o tema é estudado em várias regiões do país e abrange professores novatos de diversos níveis de ensino. A análise temática dos trabalhos evidenciou que cerca da metade dos trabalhos analisados buscaram caracterizar as vivências relativas ao início da docência, as percepções dos professores iniciantes e as condições e contextos nos quais se desenvolve a inserção à docência. No entanto, percebemos que apesar do crescimento, ainda são poucos os trabalhos que se interessaram pela relação entre a formação inicial e o início da docência e que analisaram ações e programas de apoio ao início da docência.Edições UESB2020-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/622010.22481/rid-uesb.v4i2.6220Revista de Iniciação à Docência; v. 4 n. 2 (2019): v. 4, n. 2 (2019): (jul. - dez., 2019); 41-592525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6220/4649HANITA, MARÍLIA YUKARABELO, LEANDRO DE OLIVEIRAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:51:06Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6220Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-03-25T04:51:06Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo sobre o professor iniciante nas produções acadêmicas no contexto brasileiro |
title |
Um estudo sobre o professor iniciante nas produções acadêmicas no contexto brasileiro |
spellingShingle |
Um estudo sobre o professor iniciante nas produções acadêmicas no contexto brasileiro HANITA, MARÍLIA YUKA Professores Iniciantes; Levantamento Bibliográfico; Teses; Dissertações. |
title_short |
Um estudo sobre o professor iniciante nas produções acadêmicas no contexto brasileiro |
title_full |
Um estudo sobre o professor iniciante nas produções acadêmicas no contexto brasileiro |
title_fullStr |
Um estudo sobre o professor iniciante nas produções acadêmicas no contexto brasileiro |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre o professor iniciante nas produções acadêmicas no contexto brasileiro |
title_sort |
Um estudo sobre o professor iniciante nas produções acadêmicas no contexto brasileiro |
author |
HANITA, MARÍLIA YUKA |
author_facet |
HANITA, MARÍLIA YUKA RABELO, LEANDRO DE OLIVEIRA |
author_role |
author |
author2 |
RABELO, LEANDRO DE OLIVEIRA |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
HANITA, MARÍLIA YUKA RABELO, LEANDRO DE OLIVEIRA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores Iniciantes; Levantamento Bibliográfico; Teses; Dissertações. |
topic |
Professores Iniciantes; Levantamento Bibliográfico; Teses; Dissertações. |
description |
Neste trabalho buscamos realizar um levantamento bibliográfico da produção de dissertações e teses constantes do banco da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES), selecionando pesquisas que buscavam investigar os professores iniciantes. No levantamento foram encontrados 44 trabalhos, publicados entre os anos de 2013 e 2016, relacionados ao tema. Os resumos das pesquisas sobre o tema foram analisados, de modo a realizar a categorização por temática, ano, nível de pesquisa, região do país e nível de ensino em que atuam os professores iniciantes estudados. O levantamento mostrou que o tema é estudado em várias regiões do país e abrange professores novatos de diversos níveis de ensino. A análise temática dos trabalhos evidenciou que cerca da metade dos trabalhos analisados buscaram caracterizar as vivências relativas ao início da docência, as percepções dos professores iniciantes e as condições e contextos nos quais se desenvolve a inserção à docência. No entanto, percebemos que apesar do crescimento, ainda são poucos os trabalhos que se interessaram pela relação entre a formação inicial e o início da docência e que analisaram ações e programas de apoio ao início da docência. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6220 10.22481/rid-uesb.v4i2.6220 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6220 |
identifier_str_mv |
10.22481/rid-uesb.v4i2.6220 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6220/4649 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência; v. 4 n. 2 (2019): v. 4, n. 2 (2019): (jul. - dez., 2019); 41-59 2525-4332 reponame:Revista de Iniciação à Docência instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista de Iniciação à Docência |
collection |
Revista de Iniciação à Docência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rid.editoria@gmail.com |
_version_ |
1796798187237801984 |