Um estudo sobre o professor iniciante nas produções acadêmicas no contexto brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: HANITA, MARÍLIA YUKA
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: RABELO, LEANDRO DE OLIVEIRA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6220
Resumo: Neste trabalho buscamos realizar um levantamento bibliográfico da produção de dissertações e teses constantes do banco da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES), selecionando pesquisas que buscavam investigar os professores iniciantes. No levantamento foram encontrados 44 trabalhos, publicados entre os anos de 2013 e 2016, relacionados ao tema. Os resumos das pesquisas sobre o tema foram analisados, de modo a realizar a categorização por temática, ano, nível de pesquisa, região do país e nível de ensino em que atuam os professores iniciantes estudados. O levantamento mostrou que o tema é estudado em várias regiões do país e abrange professores novatos de diversos níveis de ensino. A análise temática dos trabalhos evidenciou que cerca da metade dos trabalhos analisados buscaram caracterizar as vivências relativas ao início da docência, as percepções dos professores iniciantes e as condições e contextos nos quais se desenvolve a inserção à docência. No entanto, percebemos que apesar do crescimento, ainda são poucos os trabalhos que se interessaram pela relação entre a formação inicial e o início da docência e que analisaram ações e programas de apoio ao início da docência.
id UESB-8_e833caea0b5f00b5ffbdc7f64336fce4
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6220
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling Um estudo sobre o professor iniciante nas produções acadêmicas no contexto brasileiroProfessores Iniciantes; Levantamento Bibliográfico; Teses; Dissertações.Neste trabalho buscamos realizar um levantamento bibliográfico da produção de dissertações e teses constantes do banco da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES), selecionando pesquisas que buscavam investigar os professores iniciantes. No levantamento foram encontrados 44 trabalhos, publicados entre os anos de 2013 e 2016, relacionados ao tema. Os resumos das pesquisas sobre o tema foram analisados, de modo a realizar a categorização por temática, ano, nível de pesquisa, região do país e nível de ensino em que atuam os professores iniciantes estudados. O levantamento mostrou que o tema é estudado em várias regiões do país e abrange professores novatos de diversos níveis de ensino. A análise temática dos trabalhos evidenciou que cerca da metade dos trabalhos analisados buscaram caracterizar as vivências relativas ao início da docência, as percepções dos professores iniciantes e as condições e contextos nos quais se desenvolve a inserção à docência. No entanto, percebemos que apesar do crescimento, ainda são poucos os trabalhos que se interessaram pela relação entre a formação inicial e o início da docência e que analisaram ações e programas de apoio ao início da docência.Edições UESB2020-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/622010.22481/rid-uesb.v4i2.6220Revista de Iniciação à Docência; v. 4 n. 2 (2019): v. 4, n. 2 (2019): (jul. - dez., 2019); 41-592525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6220/4649HANITA, MARÍLIA YUKARABELO, LEANDRO DE OLIVEIRAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:51:06Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6220Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-03-25T04:51:06Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre o professor iniciante nas produções acadêmicas no contexto brasileiro
title Um estudo sobre o professor iniciante nas produções acadêmicas no contexto brasileiro
spellingShingle Um estudo sobre o professor iniciante nas produções acadêmicas no contexto brasileiro
HANITA, MARÍLIA YUKA
Professores Iniciantes; Levantamento Bibliográfico; Teses; Dissertações.
title_short Um estudo sobre o professor iniciante nas produções acadêmicas no contexto brasileiro
title_full Um estudo sobre o professor iniciante nas produções acadêmicas no contexto brasileiro
title_fullStr Um estudo sobre o professor iniciante nas produções acadêmicas no contexto brasileiro
title_full_unstemmed Um estudo sobre o professor iniciante nas produções acadêmicas no contexto brasileiro
title_sort Um estudo sobre o professor iniciante nas produções acadêmicas no contexto brasileiro
author HANITA, MARÍLIA YUKA
author_facet HANITA, MARÍLIA YUKA
RABELO, LEANDRO DE OLIVEIRA
author_role author
author2 RABELO, LEANDRO DE OLIVEIRA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv HANITA, MARÍLIA YUKA
RABELO, LEANDRO DE OLIVEIRA
dc.subject.por.fl_str_mv Professores Iniciantes; Levantamento Bibliográfico; Teses; Dissertações.
topic Professores Iniciantes; Levantamento Bibliográfico; Teses; Dissertações.
description Neste trabalho buscamos realizar um levantamento bibliográfico da produção de dissertações e teses constantes do banco da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES), selecionando pesquisas que buscavam investigar os professores iniciantes. No levantamento foram encontrados 44 trabalhos, publicados entre os anos de 2013 e 2016, relacionados ao tema. Os resumos das pesquisas sobre o tema foram analisados, de modo a realizar a categorização por temática, ano, nível de pesquisa, região do país e nível de ensino em que atuam os professores iniciantes estudados. O levantamento mostrou que o tema é estudado em várias regiões do país e abrange professores novatos de diversos níveis de ensino. A análise temática dos trabalhos evidenciou que cerca da metade dos trabalhos analisados buscaram caracterizar as vivências relativas ao início da docência, as percepções dos professores iniciantes e as condições e contextos nos quais se desenvolve a inserção à docência. No entanto, percebemos que apesar do crescimento, ainda são poucos os trabalhos que se interessaram pela relação entre a formação inicial e o início da docência e que analisaram ações e programas de apoio ao início da docência.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6220
10.22481/rid-uesb.v4i2.6220
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6220
identifier_str_mv 10.22481/rid-uesb.v4i2.6220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6220/4649
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 4 n. 2 (2019): v. 4, n. 2 (2019): (jul. - dez., 2019); 41-59
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798187237801984