Caracterizando el pensamiento metacognitivo del profesor de Física en formación

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sierra Pacheco, Laura Estefany
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Castiblanco Abril, Olga Lucía
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11186
Resumo: Formar professores de física em formação inicial para a metacognição é um exercício ainda pouco explorado. Foram planejadas e executadas atividades baseadas na epistemologia da física, caracterizando seu pensamento metacognitivo. A coleta de dados foi no curso "Epistemologia da Física para o Ensino" de uma universidade pública de Bogotá. A análise dos dados ocorreu na metodologia de pesquisa qualitativa, especificamente por meio da análise do discurso, a partir de áudios e vídeos das atividades realizadas. A sequência temática do curso tratou de aspectos como observabilidade da natureza, perfis epistemológicos de conceitos científicos, entraves epistemológicos nos discursos de quem fala sobre física e visões sobre a Natureza da ciência. Os resultados indicam que os professores em formação desenvolveram habilidades de autoavaliação, reconhecendo seu processo de aprendizagem e projetando seus discursos para a docência. Apresentaram também autorregulação para enriquecer sua linguagem, modificando suas formas de dar sentido à construção do conhecimento em física e, no ensino de física, bem como um processo de conscientização da importância de assumir a metacognição como critério norteador de sua aprendizagem em vários aspectos.
id UESB-8_f16228f4a705c019303009ceb614f157
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/11186
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling Caracterizando el pensamiento metacognitivo del profesor de Física en formaciónCharacterizing the metacognitive thought of pre-service Physics teachersCaracterizando el pensamiento metacognitivo del profesor de Física en formaciónEnsinoFilosofia da CiênciaFormação de ProfessoresTeachingPhilosophy Of ScienceTeacher TrainingEnseñanzaFilosofía de la CienciaFormación de DocenteFormar professores de física em formação inicial para a metacognição é um exercício ainda pouco explorado. Foram planejadas e executadas atividades baseadas na epistemologia da física, caracterizando seu pensamento metacognitivo. A coleta de dados foi no curso "Epistemologia da Física para o Ensino" de uma universidade pública de Bogotá. A análise dos dados ocorreu na metodologia de pesquisa qualitativa, especificamente por meio da análise do discurso, a partir de áudios e vídeos das atividades realizadas. A sequência temática do curso tratou de aspectos como observabilidade da natureza, perfis epistemológicos de conceitos científicos, entraves epistemológicos nos discursos de quem fala sobre física e visões sobre a Natureza da ciência. Os resultados indicam que os professores em formação desenvolveram habilidades de autoavaliação, reconhecendo seu processo de aprendizagem e projetando seus discursos para a docência. Apresentaram também autorregulação para enriquecer sua linguagem, modificando suas formas de dar sentido à construção do conhecimento em física e, no ensino de física, bem como um processo de conscientização da importância de assumir a metacognição como critério norteador de sua aprendizagem em vários aspectos.Educating physics teachers in initial training for metacognition is an exercise still little explored. Activities based on the epistemology of physics were planned and executed, characterizing their metacognitive thinking. Data collection was in the "Epistemology of Physics for Teaching" course at a public university in Bogotá. Data analysis occurred on qualitative research methodology, specifically through discourse analysis, from audio and videos of the activities carried out. The thematic sequence of the course dealt with aspects such as observability of nature, epistemological profiles of scientific concepts, epistemological obstacles in the discourses of those who speak about physics, and views of the Nature of science. Results indicate that teachers in training developed skills for self-assessment, recognizing their learning process, and projecting their speeches for teaching. They also showed self-regulation to enrich their language by modifying their ways of making sense of knowledge construction in physics and, in physics teaching, as well as a process to become aware of the importance of assuming metacognition as a guiding criterion for their learning in various aspects.Educar a los profesores de Física en formación inicial para la metacognición es un ejercicio aún poco explorado. Este trabajo se desarrolló mediante el diseño y ejecución de actividades basadas en la epistemología de la Física buscando caracterizar la ocurrencia del pensamiento metacognitivo del profesor. La toma de datos se realizó en un curso llamado “Epistemología de la Física para la Enseñanza” en una universidad pública de Bogotá. El análisis se basó en la investigación cualitativa, desde el análisis de discurso a partir de audios y videos. La secuencia temática del curso trató: la observabilidad de la naturaleza, los perfiles epistemológicos de conceptos científicos, los obstáculos epistemológicos en los discursos de quienes hablan de la Física, y las visiones de la Naturaleza de la ciencia.  Los resultados indican que los profesores en formación desarrollaron habilidades para la autoevaluación, donde reconocían su proceso de aprendizaje y proyectaban sus discursos para la Enseñanza, también mostraron autorregulación para enriquecer su lenguaje evidenciando modificaciones en sus formas de darle sentido a la construcción de conocimiento en Física y en Enseñanza de la Física, así como ocurrió toma de consciencia sobre la importancia de asumir la metacognición como un criterio orientador para su propio aprendizaje.Edições UESB2022-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1118610.22481/riduesb.v7i2.11186Revista de Iniciação à Docência; v. 7 n. 2 (2022): v. 7 n. 2: (jul. - dez., 2022); 188-2072525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11186/7189Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSierra Pacheco, Laura EstefanyCastiblanco Abril, Olga Lucía2022-12-27T00:35:08Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/11186Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2022-12-27T00:35:08Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterizando el pensamiento metacognitivo del profesor de Física en formación
Characterizing the metacognitive thought of pre-service Physics teachers
Caracterizando el pensamiento metacognitivo del profesor de Física en formación
title Caracterizando el pensamiento metacognitivo del profesor de Física en formación
spellingShingle Caracterizando el pensamiento metacognitivo del profesor de Física en formación
Sierra Pacheco, Laura Estefany
Ensino
Filosofia da Ciência
Formação de Professores
Teaching
Philosophy Of Science
Teacher Training
Enseñanza
Filosofía de la Ciencia
Formación de Docente
title_short Caracterizando el pensamiento metacognitivo del profesor de Física en formación
title_full Caracterizando el pensamiento metacognitivo del profesor de Física en formación
title_fullStr Caracterizando el pensamiento metacognitivo del profesor de Física en formación
title_full_unstemmed Caracterizando el pensamiento metacognitivo del profesor de Física en formación
title_sort Caracterizando el pensamiento metacognitivo del profesor de Física en formación
author Sierra Pacheco, Laura Estefany
author_facet Sierra Pacheco, Laura Estefany
Castiblanco Abril, Olga Lucía
author_role author
author2 Castiblanco Abril, Olga Lucía
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sierra Pacheco, Laura Estefany
Castiblanco Abril, Olga Lucía
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Filosofia da Ciência
Formação de Professores
Teaching
Philosophy Of Science
Teacher Training
Enseñanza
Filosofía de la Ciencia
Formación de Docente
topic Ensino
Filosofia da Ciência
Formação de Professores
Teaching
Philosophy Of Science
Teacher Training
Enseñanza
Filosofía de la Ciencia
Formación de Docente
description Formar professores de física em formação inicial para a metacognição é um exercício ainda pouco explorado. Foram planejadas e executadas atividades baseadas na epistemologia da física, caracterizando seu pensamento metacognitivo. A coleta de dados foi no curso "Epistemologia da Física para o Ensino" de uma universidade pública de Bogotá. A análise dos dados ocorreu na metodologia de pesquisa qualitativa, especificamente por meio da análise do discurso, a partir de áudios e vídeos das atividades realizadas. A sequência temática do curso tratou de aspectos como observabilidade da natureza, perfis epistemológicos de conceitos científicos, entraves epistemológicos nos discursos de quem fala sobre física e visões sobre a Natureza da ciência. Os resultados indicam que os professores em formação desenvolveram habilidades de autoavaliação, reconhecendo seu processo de aprendizagem e projetando seus discursos para a docência. Apresentaram também autorregulação para enriquecer sua linguagem, modificando suas formas de dar sentido à construção do conhecimento em física e, no ensino de física, bem como um processo de conscientização da importância de assumir a metacognição como critério norteador de sua aprendizagem em vários aspectos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11186
10.22481/riduesb.v7i2.11186
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11186
identifier_str_mv 10.22481/riduesb.v7i2.11186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11186/7189
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 7 n. 2 (2022): v. 7 n. 2: (jul. - dez., 2022); 188-207
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798188163694592