O uso avaliativo de narrativas breves na fala argumentativa dos participantes de uma audiência de conciliação no PROCON

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Müller, Alice Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Vieira, Amitza Torres
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
Texto Completo: http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2720
Resumo: Este estudo objetiva investigar o uso avaliativo de micronarrativas na fala argumentativa de participantes de uma audiência de conciliação no PROCON. A metodologia é qualitativa e interpretativa (DENZIM, LINCOLN, 2006) e os dados foram transcritos seguindo o modelo Jefferson (LODER, 2008). Para análise, recorremos ao aporte teórico sobre micronarrativas (RIESSMAN, 2001; BAMBERG; GEORGAKOPOULOU, 2008; BASTOS, BIAR, 2015), argumentação interacional (SCHIFFRIN, 1987) e avaliação (LINDE, 1997; SHI-XU, 2000). Narrativas breves são histórias curtas, com tópicos específicos, organizadas em torno de personagens, cenários e enredo (RIESSMAN, 2001). As sequências argumentativas foram identificadas conforme Schiffrin (1987), considerando as partes centrais: posição, disputa, sustentação. Para Linde (1997), a avaliação reflete valores sociais no discurso, indicando o que o locutor reproduz e assume. Nas micronarrativas apresentadas, a avaliação acontece em processo inferencial alcançado pela objetividade de fatos culturais (SHI-XU, 2000). Na fala dos participantes, elas atuam na argumentação para desacreditar a posição do outro.
id UESC-1_0765e770d33b31663940f0935ef19efb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2720
network_acronym_str UESC-1
network_name_str EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
repository_id_str
spelling O uso avaliativo de narrativas breves na fala argumentativa dos participantes de uma audiência de conciliação no PROCONEste estudo objetiva investigar o uso avaliativo de micronarrativas na fala argumentativa de participantes de uma audiência de conciliação no PROCON. A metodologia é qualitativa e interpretativa (DENZIM, LINCOLN, 2006) e os dados foram transcritos seguindo o modelo Jefferson (LODER, 2008). Para análise, recorremos ao aporte teórico sobre micronarrativas (RIESSMAN, 2001; BAMBERG; GEORGAKOPOULOU, 2008; BASTOS, BIAR, 2015), argumentação interacional (SCHIFFRIN, 1987) e avaliação (LINDE, 1997; SHI-XU, 2000). Narrativas breves são histórias curtas, com tópicos específicos, organizadas em torno de personagens, cenários e enredo (RIESSMAN, 2001). As sequências argumentativas foram identificadas conforme Schiffrin (1987), considerando as partes centrais: posição, disputa, sustentação. Para Linde (1997), a avaliação reflete valores sociais no discurso, indicando o que o locutor reproduz e assume. Nas micronarrativas apresentadas, a avaliação acontece em processo inferencial alcançado pela objetividade de fatos culturais (SHI-XU, 2000). Na fala dos participantes, elas atuam na argumentação para desacreditar a posição do outro.EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação2020-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/272010.47369/eidea-20-2-2720Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 20, v.2, mai/ago.2020Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 20, v.2, mai/ago.20202237-698410.47369/eidea-20-2reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentaçãoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2720/1961Müller, Alice SilvaVieira, Amitza Torresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-18T18:55:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2720Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/indexPUBhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/oaiperiodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com2237-69842237-6984opendoar:2020-09-18T18:55:48EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso avaliativo de narrativas breves na fala argumentativa dos participantes de uma audiência de conciliação no PROCON
title O uso avaliativo de narrativas breves na fala argumentativa dos participantes de uma audiência de conciliação no PROCON
spellingShingle O uso avaliativo de narrativas breves na fala argumentativa dos participantes de uma audiência de conciliação no PROCON
Müller, Alice Silva
title_short O uso avaliativo de narrativas breves na fala argumentativa dos participantes de uma audiência de conciliação no PROCON
title_full O uso avaliativo de narrativas breves na fala argumentativa dos participantes de uma audiência de conciliação no PROCON
title_fullStr O uso avaliativo de narrativas breves na fala argumentativa dos participantes de uma audiência de conciliação no PROCON
title_full_unstemmed O uso avaliativo de narrativas breves na fala argumentativa dos participantes de uma audiência de conciliação no PROCON
title_sort O uso avaliativo de narrativas breves na fala argumentativa dos participantes de uma audiência de conciliação no PROCON
author Müller, Alice Silva
author_facet Müller, Alice Silva
Vieira, Amitza Torres
author_role author
author2 Vieira, Amitza Torres
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Müller, Alice Silva
Vieira, Amitza Torres
description Este estudo objetiva investigar o uso avaliativo de micronarrativas na fala argumentativa de participantes de uma audiência de conciliação no PROCON. A metodologia é qualitativa e interpretativa (DENZIM, LINCOLN, 2006) e os dados foram transcritos seguindo o modelo Jefferson (LODER, 2008). Para análise, recorremos ao aporte teórico sobre micronarrativas (RIESSMAN, 2001; BAMBERG; GEORGAKOPOULOU, 2008; BASTOS, BIAR, 2015), argumentação interacional (SCHIFFRIN, 1987) e avaliação (LINDE, 1997; SHI-XU, 2000). Narrativas breves são histórias curtas, com tópicos específicos, organizadas em torno de personagens, cenários e enredo (RIESSMAN, 2001). As sequências argumentativas foram identificadas conforme Schiffrin (1987), considerando as partes centrais: posição, disputa, sustentação. Para Linde (1997), a avaliação reflete valores sociais no discurso, indicando o que o locutor reproduz e assume. Nas micronarrativas apresentadas, a avaliação acontece em processo inferencial alcançado pela objetividade de fatos culturais (SHI-XU, 2000). Na fala dos participantes, elas atuam na argumentação para desacreditar a posição do outro.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2720
10.47369/eidea-20-2-2720
url http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2720
identifier_str_mv 10.47369/eidea-20-2-2720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2720/1961
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
publisher.none.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 20, v.2, mai/ago.2020
Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 20, v.2, mai/ago.2020
2237-6984
10.47369/eidea-20-2
reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron:UESC
instname_str Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron_str UESC
institution UESC
reponame_str EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
collection EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
repository.name.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
repository.mail.fl_str_mv periodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com
_version_ 1809284432680452096