Prolegômenos à análise da argumentação visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roque, Georges
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
Texto Completo: http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/1327
Resumo: Com base na teoria perelmaniana da argumentação, este trabalho apresenta uma reflexão acerca das condições de uma análise da argumentação das imagens, diferentemente de uma retórica das imagens, procurando responder (1) se a imagem busca mais a persuadir do que a convencer e (2) se a possibilidade de uma argumentação visual é muito limitada, considerando que é impossível representar graficamente uma inferência lógica. Assim, essa reflexão conduz, primeiramente, à defesa da legitimidade de uma abordagem argumentativa da imagem e, posteriormente, à sugestão de uma proposta metodológica para abordagem da argumentação visual. Ao conceber a argumentação não em termos de inferências ou de silogismo, propõe-se que é possível compreender os mecanismos argumentativos dos enunciados visuais. Então, inspirando-se na Teoria da Argumentação na Língua, de Anscombre & Ducrot, indica como transpor para a imagem a estrutura argumentativa tal como a concebem Anscombre & Ducrot. Por fim, examina uma gravura de Leopoldo Mendéz, La protesta, para mostrar como é possível explorar certos topoi em vez de outros, num determinado projeto de persuasão.
id UESC-1_2c7665b155c30435cf3e1edfe9460a66
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1327
network_acronym_str UESC-1
network_name_str EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
repository_id_str
spelling Prolegômenos à análise da argumentação visualCom base na teoria perelmaniana da argumentação, este trabalho apresenta uma reflexão acerca das condições de uma análise da argumentação das imagens, diferentemente de uma retórica das imagens, procurando responder (1) se a imagem busca mais a persuadir do que a convencer e (2) se a possibilidade de uma argumentação visual é muito limitada, considerando que é impossível representar graficamente uma inferência lógica. Assim, essa reflexão conduz, primeiramente, à defesa da legitimidade de uma abordagem argumentativa da imagem e, posteriormente, à sugestão de uma proposta metodológica para abordagem da argumentação visual. Ao conceber a argumentação não em termos de inferências ou de silogismo, propõe-se que é possível compreender os mecanismos argumentativos dos enunciados visuais. Então, inspirando-se na Teoria da Argumentação na Língua, de Anscombre & Ducrot, indica como transpor para a imagem a estrutura argumentativa tal como a concebem Anscombre & Ducrot. Por fim, examina uma gravura de Leopoldo Mendéz, La protesta, para mostrar como é possível explorar certos topoi em vez de outros, num determinado projeto de persuasão.EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação2017-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/132710.17648/eidea-12-1327Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 12, jul/dez.2016; 234-254Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 12, jul/dez.2016; 234-2542237-6984reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentaçãoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/1327/1088Roque, Georgesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T14:01:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1327Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/indexPUBhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/oaiperiodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com2237-69842237-6984opendoar:2024-05-17T13:38:00.869940EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Prolegômenos à análise da argumentação visual
title Prolegômenos à análise da argumentação visual
spellingShingle Prolegômenos à análise da argumentação visual
Roque, Georges
title_short Prolegômenos à análise da argumentação visual
title_full Prolegômenos à análise da argumentação visual
title_fullStr Prolegômenos à análise da argumentação visual
title_full_unstemmed Prolegômenos à análise da argumentação visual
title_sort Prolegômenos à análise da argumentação visual
author Roque, Georges
author_facet Roque, Georges
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roque, Georges
description Com base na teoria perelmaniana da argumentação, este trabalho apresenta uma reflexão acerca das condições de uma análise da argumentação das imagens, diferentemente de uma retórica das imagens, procurando responder (1) se a imagem busca mais a persuadir do que a convencer e (2) se a possibilidade de uma argumentação visual é muito limitada, considerando que é impossível representar graficamente uma inferência lógica. Assim, essa reflexão conduz, primeiramente, à defesa da legitimidade de uma abordagem argumentativa da imagem e, posteriormente, à sugestão de uma proposta metodológica para abordagem da argumentação visual. Ao conceber a argumentação não em termos de inferências ou de silogismo, propõe-se que é possível compreender os mecanismos argumentativos dos enunciados visuais. Então, inspirando-se na Teoria da Argumentação na Língua, de Anscombre & Ducrot, indica como transpor para a imagem a estrutura argumentativa tal como a concebem Anscombre & Ducrot. Por fim, examina uma gravura de Leopoldo Mendéz, La protesta, para mostrar como é possível explorar certos topoi em vez de outros, num determinado projeto de persuasão.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/1327
10.17648/eidea-12-1327
url http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/1327
identifier_str_mv 10.17648/eidea-12-1327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/1327/1088
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
publisher.none.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 12, jul/dez.2016; 234-254
Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 12, jul/dez.2016; 234-254
2237-6984
reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron:UESC
instname_str Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron_str UESC
institution UESC
reponame_str EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
collection EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
repository.name.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
repository.mail.fl_str_mv periodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com
_version_ 1799319037059006464