A "globalização" da política na televisão: ficção ou realidade?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wodak, Ruth
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
Texto Completo: http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/390
Resumo:  Este artigo investiga a “glocalização” da série popular dramática de televisão norte americana Nos Bastidores do Poder (The West Wing), enfatizando (em alguns aspectos) um episódio em particular. Porque a política está inerentemente unida à linguagem, ao discurso e à comunicação, farei uma abordagem a partir da perspectiva da Análise Crítica do Discurso (abordagem histórico-discursiva), com destaque especial aos elementos da Teoria da Argumentação e da Retórica, e unirei esses estudos aos da mídia. Mais especificamente, tento elucidar de que maneira o conhecimento aprofundado dos topoi, que operam dentro de diálogos complexos e de interações, ajuda a revelar os objetivos políticos e didáticos da série (manifesta e latente), incorporados a uma longa tradição de transmissão de valores liberais americanos por meio de filmes e televisão. O episódio analisado neste artigo, Isaque e Ismael (que foi ao ar logo após o 11 de Setembro), é especial porque relata, de maneira explícita, os principais eventos da vida real; o tópico que tem em foco a “guerra ao terror” desloca a atenção da política interna dos EUA para um assunto que, de acordo com a política retórica americana, diz respeito ao mundo inteiro. Dessa forma, esse episódio une debates que acontecem em uma das instituições mais famosas do mundo, A Casa Branca, com aqueles que acontecem nos locais de trabalho ao redor do mundo: um verdadeiro momento “g/local”iii. A análise interdisciplinar permite uma visão para a construção discursiva intrincada e complexa de novas narrativas glocais, em especial, no período de crise política, revelando quais normas são projetadas e recontextualizadas local e globalmente, dadas as muitas traduções da série pelo mundo.
id UESC-1_4ea2e582df984657d7d45157d4c6c683
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/390
network_acronym_str UESC-1
network_name_str EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
repository_id_str
spelling A "globalização" da política na televisão: ficção ou realidade? Este artigo investiga a “glocalização” da série popular dramática de televisão norte americana Nos Bastidores do Poder (The West Wing), enfatizando (em alguns aspectos) um episódio em particular. Porque a política está inerentemente unida à linguagem, ao discurso e à comunicação, farei uma abordagem a partir da perspectiva da Análise Crítica do Discurso (abordagem histórico-discursiva), com destaque especial aos elementos da Teoria da Argumentação e da Retórica, e unirei esses estudos aos da mídia. Mais especificamente, tento elucidar de que maneira o conhecimento aprofundado dos topoi, que operam dentro de diálogos complexos e de interações, ajuda a revelar os objetivos políticos e didáticos da série (manifesta e latente), incorporados a uma longa tradição de transmissão de valores liberais americanos por meio de filmes e televisão. O episódio analisado neste artigo, Isaque e Ismael (que foi ao ar logo após o 11 de Setembro), é especial porque relata, de maneira explícita, os principais eventos da vida real; o tópico que tem em foco a “guerra ao terror” desloca a atenção da política interna dos EUA para um assunto que, de acordo com a política retórica americana, diz respeito ao mundo inteiro. Dessa forma, esse episódio une debates que acontecem em uma das instituições mais famosas do mundo, A Casa Branca, com aqueles que acontecem nos locais de trabalho ao redor do mundo: um verdadeiro momento “g/local”iii. A análise interdisciplinar permite uma visão para a construção discursiva intrincada e complexa de novas narrativas glocais, em especial, no período de crise política, revelando quais normas são projetadas e recontextualizadas local e globalmente, dadas as muitas traduções da série pelo mundo.EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação2011-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/390Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 1, jun/nov.2011; 145-164Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 1, jun/nov.2011; 145-1642237-6984reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentaçãoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/390/396Wodak, Ruthinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T14:04:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/390Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/indexPUBhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/oaiperiodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com2237-69842237-6984opendoar:2024-05-17T13:37:52.252276EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false
dc.title.none.fl_str_mv A "globalização" da política na televisão: ficção ou realidade?
title A "globalização" da política na televisão: ficção ou realidade?
spellingShingle A "globalização" da política na televisão: ficção ou realidade?
Wodak, Ruth
title_short A "globalização" da política na televisão: ficção ou realidade?
title_full A "globalização" da política na televisão: ficção ou realidade?
title_fullStr A "globalização" da política na televisão: ficção ou realidade?
title_full_unstemmed A "globalização" da política na televisão: ficção ou realidade?
title_sort A "globalização" da política na televisão: ficção ou realidade?
author Wodak, Ruth
author_facet Wodak, Ruth
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wodak, Ruth
description  Este artigo investiga a “glocalização” da série popular dramática de televisão norte americana Nos Bastidores do Poder (The West Wing), enfatizando (em alguns aspectos) um episódio em particular. Porque a política está inerentemente unida à linguagem, ao discurso e à comunicação, farei uma abordagem a partir da perspectiva da Análise Crítica do Discurso (abordagem histórico-discursiva), com destaque especial aos elementos da Teoria da Argumentação e da Retórica, e unirei esses estudos aos da mídia. Mais especificamente, tento elucidar de que maneira o conhecimento aprofundado dos topoi, que operam dentro de diálogos complexos e de interações, ajuda a revelar os objetivos políticos e didáticos da série (manifesta e latente), incorporados a uma longa tradição de transmissão de valores liberais americanos por meio de filmes e televisão. O episódio analisado neste artigo, Isaque e Ismael (que foi ao ar logo após o 11 de Setembro), é especial porque relata, de maneira explícita, os principais eventos da vida real; o tópico que tem em foco a “guerra ao terror” desloca a atenção da política interna dos EUA para um assunto que, de acordo com a política retórica americana, diz respeito ao mundo inteiro. Dessa forma, esse episódio une debates que acontecem em uma das instituições mais famosas do mundo, A Casa Branca, com aqueles que acontecem nos locais de trabalho ao redor do mundo: um verdadeiro momento “g/local”iii. A análise interdisciplinar permite uma visão para a construção discursiva intrincada e complexa de novas narrativas glocais, em especial, no período de crise política, revelando quais normas são projetadas e recontextualizadas local e globalmente, dadas as muitas traduções da série pelo mundo.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/390
url http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/390/396
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
publisher.none.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 1, jun/nov.2011; 145-164
Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 1, jun/nov.2011; 145-164
2237-6984
reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron:UESC
instname_str Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron_str UESC
institution UESC
reponame_str EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
collection EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
repository.name.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
repository.mail.fl_str_mv periodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com
_version_ 1799319036535767040