A relação interdiscursiva do discurso capitalista no e pelo discurso de autoajuda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Lady Daiane Martins
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Stafuzza, Grenissa Bonvino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
Texto Completo: http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/491
Resumo: O presente artigo pretende identificar e analisar a relação interdiscursiva do discurso de capitalista que constitui o discurso de autoajuda em Você é insubstituível, de Augusto Cury. Tomamos por base teórica a noção de interdiscurso de Michel Pêcheux (2009) e o pensamento dialógico da linguagem do Círculo de Bakhtin (2006) para pensar discursivamente de que modo o discurso capitalista constitui o discurso de autoajuda no corpus em estudo. Em Você é insubstituível, observamos vários outros discursos que atravessam e constituem o discurso de autoajuda, como o discurso religioso, o científico e o capitalista. Neste estudo, em especial, analisaremos a relação interdiscursiva do discurso capitalista no e pelo discurso de autoajuda, considerando que a relação do discurso capitalista que emerge do corpuspesquisado é também interdiscursiva com os discursos religioso e científico, de modo que esses três são apropriados pelo enunciador da autoajuda para culpabilizar o sujeito pelo seu insucesso, revelando, no fio discursivo da autoajuda, a marca característica do discurso capitalista:o individualismo.
id UESC-1_52586172eccd5e2473f02e740627fea2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/491
network_acronym_str UESC-1
network_name_str EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
repository_id_str
spelling A relação interdiscursiva do discurso capitalista no e pelo discurso de autoajudaO presente artigo pretende identificar e analisar a relação interdiscursiva do discurso de capitalista que constitui o discurso de autoajuda em Você é insubstituível, de Augusto Cury. Tomamos por base teórica a noção de interdiscurso de Michel Pêcheux (2009) e o pensamento dialógico da linguagem do Círculo de Bakhtin (2006) para pensar discursivamente de que modo o discurso capitalista constitui o discurso de autoajuda no corpus em estudo. Em Você é insubstituível, observamos vários outros discursos que atravessam e constituem o discurso de autoajuda, como o discurso religioso, o científico e o capitalista. Neste estudo, em especial, analisaremos a relação interdiscursiva do discurso capitalista no e pelo discurso de autoajuda, considerando que a relação do discurso capitalista que emerge do corpuspesquisado é também interdiscursiva com os discursos religioso e científico, de modo que esses três são apropriados pelo enunciador da autoajuda para culpabilizar o sujeito pelo seu insucesso, revelando, no fio discursivo da autoajuda, a marca característica do discurso capitalista:o individualismo.EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação2015-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/491Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 7, jul/dez.2014; 118-136Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 7, jul/dez.2014; 118-1362237-6984reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentaçãoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/491/477Ribeiro, Lady Daiane MartinsStafuzza, Grenissa Bonvinoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T14:02:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/491Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/indexPUBhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/oaiperiodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com2237-69842237-6984opendoar:2021-10-01T14:02:37EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação interdiscursiva do discurso capitalista no e pelo discurso de autoajuda
title A relação interdiscursiva do discurso capitalista no e pelo discurso de autoajuda
spellingShingle A relação interdiscursiva do discurso capitalista no e pelo discurso de autoajuda
Ribeiro, Lady Daiane Martins
title_short A relação interdiscursiva do discurso capitalista no e pelo discurso de autoajuda
title_full A relação interdiscursiva do discurso capitalista no e pelo discurso de autoajuda
title_fullStr A relação interdiscursiva do discurso capitalista no e pelo discurso de autoajuda
title_full_unstemmed A relação interdiscursiva do discurso capitalista no e pelo discurso de autoajuda
title_sort A relação interdiscursiva do discurso capitalista no e pelo discurso de autoajuda
author Ribeiro, Lady Daiane Martins
author_facet Ribeiro, Lady Daiane Martins
Stafuzza, Grenissa Bonvino
author_role author
author2 Stafuzza, Grenissa Bonvino
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Lady Daiane Martins
Stafuzza, Grenissa Bonvino
description O presente artigo pretende identificar e analisar a relação interdiscursiva do discurso de capitalista que constitui o discurso de autoajuda em Você é insubstituível, de Augusto Cury. Tomamos por base teórica a noção de interdiscurso de Michel Pêcheux (2009) e o pensamento dialógico da linguagem do Círculo de Bakhtin (2006) para pensar discursivamente de que modo o discurso capitalista constitui o discurso de autoajuda no corpus em estudo. Em Você é insubstituível, observamos vários outros discursos que atravessam e constituem o discurso de autoajuda, como o discurso religioso, o científico e o capitalista. Neste estudo, em especial, analisaremos a relação interdiscursiva do discurso capitalista no e pelo discurso de autoajuda, considerando que a relação do discurso capitalista que emerge do corpuspesquisado é também interdiscursiva com os discursos religioso e científico, de modo que esses três são apropriados pelo enunciador da autoajuda para culpabilizar o sujeito pelo seu insucesso, revelando, no fio discursivo da autoajuda, a marca característica do discurso capitalista:o individualismo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/491
url http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/491/477
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
publisher.none.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 7, jul/dez.2014; 118-136
Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 7, jul/dez.2014; 118-136
2237-6984
reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron:UESC
instname_str Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron_str UESC
institution UESC
reponame_str EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
collection EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
repository.name.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
repository.mail.fl_str_mv periodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com
_version_ 1809284431722053632