A interação dos argumentos nos processos argumentativos de uma reportagem sobre bullying nas escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto de Lima, Edmar
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Franca, Marcia Pereira da Silva, da Silva Araújo, Maria José Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
Texto Completo: http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2771
Resumo: Este artigo objetiva analisar a interação dos argumentos com vistas a compreender a força da argumentação presente na construção de uma reportagem sobre bullying nas escolas. O trabalho se fundamenta nos estudos de Perelman & Olbrechts-Tyteca (2005), Cunha (2005), Bakhtin (2016), Amossy (2018), entre outros estudiosos. Os resultados apontam que a força dos argumentos está relacionada às teses principais e às escolhas dos argumentos de sustentação que, por sua vez, variam de acordo com o auditório a quem o orador se direciona e com o gênero textual utilizado na enunciação. Sendo assim, o objeto de estudos desta investigação se configura em uma temática importante para a argumentação, tendo em vista que não basta apenas identificar as teses defendidas, mas também cabe ao pesquisador analisar de que forma os argumentos e as teses interagem no texto para exercer a função de influenciar ou orientar o outro na conversação.
id UESC-1_5ffe0f289f65cf828a8c1866bf66ad76
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2771
network_acronym_str UESC-1
network_name_str EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
repository_id_str
spelling A interação dos argumentos nos processos argumentativos de uma reportagem sobre bullying nas escolasEste artigo objetiva analisar a interação dos argumentos com vistas a compreender a força da argumentação presente na construção de uma reportagem sobre bullying nas escolas. O trabalho se fundamenta nos estudos de Perelman & Olbrechts-Tyteca (2005), Cunha (2005), Bakhtin (2016), Amossy (2018), entre outros estudiosos. Os resultados apontam que a força dos argumentos está relacionada às teses principais e às escolhas dos argumentos de sustentação que, por sua vez, variam de acordo com o auditório a quem o orador se direciona e com o gênero textual utilizado na enunciação. Sendo assim, o objeto de estudos desta investigação se configura em uma temática importante para a argumentação, tendo em vista que não basta apenas identificar as teses defendidas, mas também cabe ao pesquisador analisar de que forma os argumentos e as teses interagem no texto para exercer a função de influenciar ou orientar o outro na conversação.EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação2020-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/277110.47369/eidea-20-3-2771Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 20, v. 3, set/dez.2020Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 20, v. 3, set/dez.20202237-698410.47369/eidea-20-3reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentaçãoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2771/2007Peixoto de Lima, EdmarFranca, Marcia Pereira da Silvada Silva Araújo, Maria José Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-23T18:38:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2771Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/indexPUBhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/oaiperiodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com2237-69842237-6984opendoar:2024-05-17T13:38:07.239593EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false
dc.title.none.fl_str_mv A interação dos argumentos nos processos argumentativos de uma reportagem sobre bullying nas escolas
title A interação dos argumentos nos processos argumentativos de uma reportagem sobre bullying nas escolas
spellingShingle A interação dos argumentos nos processos argumentativos de uma reportagem sobre bullying nas escolas
Peixoto de Lima, Edmar
title_short A interação dos argumentos nos processos argumentativos de uma reportagem sobre bullying nas escolas
title_full A interação dos argumentos nos processos argumentativos de uma reportagem sobre bullying nas escolas
title_fullStr A interação dos argumentos nos processos argumentativos de uma reportagem sobre bullying nas escolas
title_full_unstemmed A interação dos argumentos nos processos argumentativos de uma reportagem sobre bullying nas escolas
title_sort A interação dos argumentos nos processos argumentativos de uma reportagem sobre bullying nas escolas
author Peixoto de Lima, Edmar
author_facet Peixoto de Lima, Edmar
Franca, Marcia Pereira da Silva
da Silva Araújo, Maria José Fernandes
author_role author
author2 Franca, Marcia Pereira da Silva
da Silva Araújo, Maria José Fernandes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto de Lima, Edmar
Franca, Marcia Pereira da Silva
da Silva Araújo, Maria José Fernandes
description Este artigo objetiva analisar a interação dos argumentos com vistas a compreender a força da argumentação presente na construção de uma reportagem sobre bullying nas escolas. O trabalho se fundamenta nos estudos de Perelman & Olbrechts-Tyteca (2005), Cunha (2005), Bakhtin (2016), Amossy (2018), entre outros estudiosos. Os resultados apontam que a força dos argumentos está relacionada às teses principais e às escolhas dos argumentos de sustentação que, por sua vez, variam de acordo com o auditório a quem o orador se direciona e com o gênero textual utilizado na enunciação. Sendo assim, o objeto de estudos desta investigação se configura em uma temática importante para a argumentação, tendo em vista que não basta apenas identificar as teses defendidas, mas também cabe ao pesquisador analisar de que forma os argumentos e as teses interagem no texto para exercer a função de influenciar ou orientar o outro na conversação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2771
10.47369/eidea-20-3-2771
url http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2771
identifier_str_mv 10.47369/eidea-20-3-2771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2771/2007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
publisher.none.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 20, v. 3, set/dez.2020
Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 20, v. 3, set/dez.2020
2237-6984
10.47369/eidea-20-3
reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron:UESC
instname_str Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron_str UESC
institution UESC
reponame_str EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
collection EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
repository.name.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
repository.mail.fl_str_mv periodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com
_version_ 1799319037475291136