Argumentação e ensino: a mediação da Teoria Semiolinguística do Discurso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
Texto Completo: | http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2133 |
Resumo: | À luz dos pressupostos do contrato comunicativo oferecidos pela Teoria Semiolinguística do Discurso e de um ensino organizado por uma Sequência Didática, apresentamos, neste estudo, uma abordagem teórico-metodológica que leva o alunado ao aprimoramento efetivo de sua capacidade de comunicação na modalidade escrita da língua sob o modo de organização argumentativo. Para tanto, relativamente à construção da Sequência Didática proposta no interior deste trabalho, nos pautamos não só nas contribuições de Charaudeau (2004) e Schneuwly e Dolz (2011), relativamente ao conceito de gênero discursivo, como também nas de Charaudeau (2014) e Emediato (2007) concernentes a aspectos teóricos relativos ao parâmetro consistência argumentativa. Como resultado da pesquisa empreendida em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Niterói – RJ, comprovamos os acertos de um ensino de produção textual argumentativa baseado em uma Sequência Didática fomentada por pressupostos semiolinguísticos. |
id |
UESC-1_c33ec72f5d3cb05b076649a013b623e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2133 |
network_acronym_str |
UESC-1 |
network_name_str |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
repository_id_str |
|
spelling |
Argumentação e ensino: a mediação da Teoria Semiolinguística do DiscursoÀ luz dos pressupostos do contrato comunicativo oferecidos pela Teoria Semiolinguística do Discurso e de um ensino organizado por uma Sequência Didática, apresentamos, neste estudo, uma abordagem teórico-metodológica que leva o alunado ao aprimoramento efetivo de sua capacidade de comunicação na modalidade escrita da língua sob o modo de organização argumentativo. Para tanto, relativamente à construção da Sequência Didática proposta no interior deste trabalho, nos pautamos não só nas contribuições de Charaudeau (2004) e Schneuwly e Dolz (2011), relativamente ao conceito de gênero discursivo, como também nas de Charaudeau (2014) e Emediato (2007) concernentes a aspectos teóricos relativos ao parâmetro consistência argumentativa. Como resultado da pesquisa empreendida em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Niterói – RJ, comprovamos os acertos de um ensino de produção textual argumentativa baseado em uma Sequência Didática fomentada por pressupostos semiolinguísticos.EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação2018-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/213310.17648/eidea-17-2133Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 17, jul./dez.2018; 122-140Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 17, jul./dez.2018; 122-1402237-6984reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentaçãoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2133/1618Ribeiro, Patricia Ferreira NevesSouza, Diniz Duarte de Souza Duarte deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T13:59:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2133Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/indexPUBhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/oaiperiodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com2237-69842237-6984opendoar:2021-10-01T13:59:28EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Argumentação e ensino: a mediação da Teoria Semiolinguística do Discurso |
title |
Argumentação e ensino: a mediação da Teoria Semiolinguística do Discurso |
spellingShingle |
Argumentação e ensino: a mediação da Teoria Semiolinguística do Discurso Ribeiro, Patricia Ferreira Neves |
title_short |
Argumentação e ensino: a mediação da Teoria Semiolinguística do Discurso |
title_full |
Argumentação e ensino: a mediação da Teoria Semiolinguística do Discurso |
title_fullStr |
Argumentação e ensino: a mediação da Teoria Semiolinguística do Discurso |
title_full_unstemmed |
Argumentação e ensino: a mediação da Teoria Semiolinguística do Discurso |
title_sort |
Argumentação e ensino: a mediação da Teoria Semiolinguística do Discurso |
author |
Ribeiro, Patricia Ferreira Neves |
author_facet |
Ribeiro, Patricia Ferreira Neves Souza, Diniz Duarte de Souza Duarte de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Diniz Duarte de Souza Duarte de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Patricia Ferreira Neves Souza, Diniz Duarte de Souza Duarte de |
description |
À luz dos pressupostos do contrato comunicativo oferecidos pela Teoria Semiolinguística do Discurso e de um ensino organizado por uma Sequência Didática, apresentamos, neste estudo, uma abordagem teórico-metodológica que leva o alunado ao aprimoramento efetivo de sua capacidade de comunicação na modalidade escrita da língua sob o modo de organização argumentativo. Para tanto, relativamente à construção da Sequência Didática proposta no interior deste trabalho, nos pautamos não só nas contribuições de Charaudeau (2004) e Schneuwly e Dolz (2011), relativamente ao conceito de gênero discursivo, como também nas de Charaudeau (2014) e Emediato (2007) concernentes a aspectos teóricos relativos ao parâmetro consistência argumentativa. Como resultado da pesquisa empreendida em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Niterói – RJ, comprovamos os acertos de um ensino de produção textual argumentativa baseado em uma Sequência Didática fomentada por pressupostos semiolinguísticos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2133 10.17648/eidea-17-2133 |
url |
http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2133 |
identifier_str_mv |
10.17648/eidea-17-2133 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2133/1618 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
publisher.none.fl_str_mv |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 17, jul./dez.2018; 122-140 Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 17, jul./dez.2018; 122-140 2237-6984 reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) instacron:UESC |
instname_str |
Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) |
instacron_str |
UESC |
institution |
UESC |
reponame_str |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
collection |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
repository.name.fl_str_mv |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com |
_version_ |
1809284432581885952 |