Argumentação e ensino: a mediação da Teoria Semiolinguística do Discurso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Patricia Ferreira Neves
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Souza, Diniz Duarte de Souza Duarte de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
Texto Completo: http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2133
Resumo: À luz dos pressupostos do contrato comunicativo oferecidos pela Teoria Semiolinguística do Discurso e de um ensino organizado por uma Sequência Didática, apresentamos, neste estudo, uma abordagem teórico-metodológica que leva o alunado ao aprimoramento efetivo de sua capacidade de comunicação na modalidade escrita da língua sob o modo de organização argumentativo. Para tanto, relativamente à construção da Sequência Didática proposta no interior deste trabalho, nos pautamos não só nas contribuições de Charaudeau (2004) e Schneuwly e Dolz (2011), relativamente ao conceito de gênero discursivo, como também nas de Charaudeau (2014) e Emediato (2007) concernentes a aspectos teóricos relativos ao parâmetro consistência argumentativa. Como resultado da pesquisa empreendida em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Niterói – RJ, comprovamos os acertos de um ensino de produção textual argumentativa baseado em uma Sequência Didática fomentada por pressupostos semiolinguísticos.
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